Microsoft Build apresenta novidades no Windows Phone e Windows para PC

Esperado por 11 entre 10 fãs do Windows Phone, começou hoje a Build da Microsoft, que vem para apresentar aos desenvolvedores o futuro da plataforma em todos os seus braços (smartphones, tablets e PCs).

Windows Phone 8.1

Como esperado e já vazado a algum tempo por mais variados meios, as novidades não eram tão novas assim e apenas vieram pra confirmar o que já se esperava.

O sistema agora será mais flexível no aspecto de personalização, tendo uma lockscreen personalizada ao gosto do usuário, a possibilidade de usar papel de parede nas live tiles, a função Swipe no teclado e a tão esperada barra de notificação (aleluia ein Micro$oft…) que, além das notificações pendentes, apresenta também o quick settings.

Outra função mostrada foi o WiFi Sense. Segundo a M$, o sistema facilitará acesso a redes publicas e facilitação no compartilhamento de WiFi com amigos e afins. Ao invés de fornecer a senha a cada pessoa que for usar a conexão, a pessoa pede o acesso e o usuário autoriza via smartphone.

O ponto alto da apresentação ficou por conta da nova assistente de voz do sistema, a já tão esperada e amada Cortana. A assistente da Microsoft veio com força de vontade e bom humor para tentar enfrentar os já consolidados Google Now, Siri (Apple) e S-Voice (Samsung). Apesar de alguns bugs (ela ainda é beta, bugs são normais e plenamente aceitáveis), ela executou boa parte do que lhe foi solicitado. Por sinal, ela foi a hoster do evento.

Uma decepção no entanto foi a ausência de data para atualização do sistema para os usuários finais, tendo apenas um “nos próximos meses” estampado no slide sobre a data.

Atualização para PCs

A Microsoft aproveitou também pra falar um pouco do Windows para PCs e apresentar suas principais novidades.

Em atualização prevista para ser liberada na próxima terça-feira (08/04), o Windows 8.1 terá implementado finalmente a possibilidade de minimizar na barra de tarefas os aplicativos Metro abertos (até hoje eles ficavam perdidos no tempo e no espaço, sendo necessário colocar o mouse no canto da tela para ver-los), botões para buscar e desligar no topo do menu e uma store repaginada.

Foi ressuscitado também o botão iniciar, velho de guerra que havia tirado férias com a vinda do Windows 8.

Aplicativos Universais

Uma inovação criada pela Microsoft e apresentada também hoje foi a utilização de aplicativos entre plataformas. O aplicativo que roda no smartphone, rodará no tablet e no computador também. Ponto para a Microsoft, que permitirá aos usuários usar o que gosta, independente do aparelho que está usando (obviamente, uma vantagem para forçar o usuário a se tornar mais fiel ao OS).

Abaixo algumas fotos do evento. Nossa cobertura com viagem ao evento foi coberta pela Nokia/Microsoft (SQN com força, foi pelo computador mesmo 😛 ).