Reviews

[Review] Tablet CCE TF74W (com Windows with Bing)

O CCE TF74W é um dos dispositivos mais curiosos e baratos do mercado chama atenção por trazer o mesmo Windows embarcado em PCs mas será que vale a pena?

Colocarei aqui minhas impressões a respeito do tablet da CCE modelo TF74W, adquirido nas Casas Bahia no início de janeiro de 2015, ao valor de R$269,00 parcelado em 8X sem juros e com frete grátis.

Primeiramente duvidei da chamada dizendo que um tablet tão pequeno viria com o Windows 8.1. Fui ver as descrições em vários sites e realmente confirmavam que era Windows 8.1 e não o Windows RT. Decidi arriscar a compra para analisar o aparelho que poderia ser uma alternativa a um PC, no sentido de editar documentos do Microsoft Office, além de poder instalar programas para Windows e usar em treinamentos. Se fosse uma furada, eu perderia apenas o equivalente a um almoço por mês durante 8 meses.

Uma coisa vale dizer: este tablet realmente não “sabe” que é um tablet. Ele “pensa” que é um computador com touchscreen e se comporta assim em todas as atividades.

De uma maneira geral ele me surpreendeu positivamente. Fora que a relação custo/benefício foi muito boa.

EMBALAGEM
O aparelho chegou alguns dias depois da compra. Achei pequena a embalagem. Ao abrir, vi que só veio o aparelho muito bem protegido com uma película e um envelope plástico. Veio também um folheto minúsculo, apenas mostrando as teclas, mas o manual completo vem em PDF dentro dele. Com ele veio o carregador e um cabo de dados USB.

APARÊNCIA
O aspecto é o de um aparelho de primeira linha e o acabamento da parte traseira é levemente emborrachado, dando uma boa sensação de segurança. Nem de longe se assemelha a aparelhos “xing-ling” de acabamento plástico frágil.

TECLAS E CONEXÕES
Ao redor existe o botão Liga/Desliga, um botão que simula a tecla Windows, botões de controle de volume, conexão micro-USB para carregador e conexões, conector para fones de ouvido ou caixas acústicas, entrada para cartão micro SD até 32 GB. Há uma câmera dianteira e uma traseira. O alto-falante fica atrás (o som pode ficar um pouco abafado se ele estiver sobre uma mesa). Apesar de não estar aparente, há um microfone em algum lugar.

PROCESSAMENTO E MEMÓRIA
O processador é Intel  Atom CPU Z373735G Quad-Core de 1,33MHz. A memória RAM é de 1GB e a memória ROM é de 16 GB. Com 1 GB acredito que não seja possível executar aplicativos muito pesados ou trabalhar com vários programas ao mesmo tempo. Rodei alguns aplicativos simultaneamente e ele se comportou bem. Mas nada de muito pesado como um Adobe Illustrator junto com uma base de dados enorme do MS-Access.

TELA
Touchscreen, 7 polegadas. A resolução informada no site oficial é 1024 x 600. Porém, nas configurações de vídeo, aparece uma resolução de 1280 x 768, não modificável. Creio que seja interpolada, porém a nitidez é bem razoável. O problema são os textos pequenos do Windows. Precisei ajustar a tela para ampliar os textos para 125%. Já melhorou um pouco. O toque na tela é dificultado por conta dos itens do Windows ficarem muito pequenos na tela de 7”. Quem tem dedos grandes, com certeza terá dificuldades.

CÂMERAS
A câmera frontal é de baixa resolução (VGA) com imagem sofrível (lembra as antigas webcams para PC) e a traseira tem 2MP (abaixo da média, mas já é razoável para alguma tarefas básicas).

SISTEMA OPERACIONAL
“Windows 8.1 com Bing”, 32 bits, em português com atualizações, da mesma forma que em um computador. Para a primeira atualização, como são muitos itens, aconselho deixar o tablet conectado à energia.

Como era de se esperar, há o disco C com o Windows instalado. Ele possui 9,45GB de capacidade (muito pouco). Creio que o restante dos 16GB seja dedicado a alguma partição de recuperação. Há possibilidade dele ser restaurado com as configurações de fábrica. Quando se conecta um cartão MicroSD, ele entra como disco D.
Como o disco C é muito pequeno para instalar programas, aconselho instalar programas no disco D (MicroSD), caso sua instalação permita. Já preveja um cartão com 32GB para ter algum conforto.

Durante o uso notei que a carcaça esquenta um pouco, mas nada de especial. Assim como tablets e telefones.

Achei interessante a criação de um “disco de reparação” direto em um pen drive e depois restaurar todo o sistema, como em um computador.

WI-FI
Normal, permite conexão com internet, como esperado. Testei a velocidade pelo navegador e ela é muito boa. Só achei que a reprodução de vídeos no YouTube deu algumas engasgadas.

BLUETOOTH
Conecta-se como qualquer notebook com Windows. Fiz um teste de transferência de arquivo PDF para meu Nokia Lumia 1020, sem problemas. Liguei o tablet a uma caixa de som externa via Bluetooth e funcionou sem problemas.

MICRO USB
Permite o carregamento da bateria e uso de cabo para transferir arquivos de/para um computador ou usar pen drives (necessita de cabo adaptador não incluído). Fiz alguns testes bem sucedidos: mouse com fio, mouse sem fio, pen drive, hub USB, teclado USB e HD externo (desde que alimentado por uma fonte de energia).

Realmente achei estranho um cabo de dados e mais um cabo com carregador, pois geralmente vem um cabo e um adaptador para tomada. Esse tal “cabo de dados” eu não vi funcionalidade. Tentei ligar no PC, mas nada acontece. E não há menção disso no manual.

BATERIA
Este, sem dúvida, não é um ponto forte. Após totalmente carregada, o aparelho aguenta umas 3 horas de uso constante, como um notebook. Não fiz um teste de uso direto, com vídeo. Creio que melhore um pouco se o brilho da tela for diminuído e as conexões wi-fi e BlueTooth forem desativadas.

PROGRAMAS
Além do básico do sistema operacional, instalei:
• Office 365. A tela Inicial mostra o ícone do Microsoft Office 365. Entrei, baixei e funciona completo (ele toma uma das licenças de um Office 365 comprado anteriormente ou roda gratuitamente por 6 meses. Só mesmo um dispositivo com Windows para usar o Office original. As imitações gratuitas não são completas e em muitos casos desconfiguram completamente um arquivo.
• Skype: rodou normal com câmera frontal e traseira. Foi aqui que vi que a imagem da câmera frontal realmente deixa a desejar. Funcionou com áudio, microfone e vídeo.
• VLC Media Player para reproduzir vários tipos de vídeos.
• Google Chrome,

EXTRAS
• Sensor de movimentos (acelerômetro).
• Reconheceu minha impressora HP wireless e instalou drivers.

Consegui imprimir somente algumas páginas de teste. A impressora começava a ficar off-line direto. Talvez configuração da minha rede doméstica. Não entendi. Vou continuar fazendo mais testes.

ESPECIFICAÇÕES COMPLETAS

Página oficial do produto:
http://www.cce.com.br/Produtos/Detalhes/tablettf74w

Agradecimentos ao autor do texto, o Fernando de Carvalho Navarro por permitir a divulgação do review dele aqui. O texto foi postado no dia 18/01/2015 na comunidade Nokia Lumia Brasil do G+.

[Review] Tablet CCE TF74W (com Windows with Bing)
Comentários

Criado por loucos viciados em cafeina, jogos e na vida de nerd para compartilhar os pontos de vista de forma isenta e com muito bom humor!

Esperamos que goste! =]

EpicGeek © 2015 Todos os direitos reservados.

To Top