AndroidAuthority testa consumo de dados em ligações via app

Com a liberação das ligações pelo Whatsapp, a principal pergunta foi: Vale a pena? Pensando nisso, o AndroidAuthority resolveu comparar. Confira!

Com o advento da possibilidade de fazer ligações por meio do aplicativo Whatsapp, a internet ficou polvorosa com o novo recurso, sendo compartilhado à exaustão o pedido de convite nas comunidades online.

O porém é que o recurso não é nenhuma novidade e, nem tão pouco, algo extremamente vantajoso de se utilizar. Já se pode fazer isso a alguns anos no Skype, por exemplo. No entanto, tem de se levar em consideração o consumo de dados para que a função possa ser utilizada.

Levando em consideração isso, o AndroidAuthority resolveu fazer uma matéria muito interessante: Afinal, qual dos 10 aplicativos que possuem a função (sim, existe tudo isso de app que permite. Whatsapp é lanterninha) consomem mais ou menos dados? A pergunta é excelente e deve ser levada em consideração, ainda mais em se tratando de algo que estamos em escassez no nosso país (obrigado pelo corte, operadoras!).

O método

O AndroidAuthority fez, com os 10 aplicativos, ligações de 1 minuto e monitoraram o consumo de dado para a realização do mesmo. Deste 1 minuto, cada lado da ligação falou exatos 30 segundos, para que fosse testado o consumo em via dupla (ida e vinda de dados) e foi realizada em uma rede de celular 4G. Os aplicativos estavam em ultima versão disponibilizada na Google Play Store e os aparelhos, com a mesma versão de sistema, para que não houvessem grandes distorções no resultado.

O Resultado

Surpreendentemente, ao contrário do que alardeava pela internet, o Whatsapp não é a melhor opção no quesito consumo de dados. Dos 10, ele ficou em 9º. Penúltimo no ranking de “o mais beberão” (quase um Opala 4.1S) dos aplicativos de voz. Ele acabou só ganhando do Skype.

O que chama atenção, no entanto, é que outro app do mesmo dono consome muito menos. O Facebook messenger ficou em segundo. Seria isso, uma forma de desestimular o uso do Whatsapp e forçar o pessoal a usar o próprio da rede social? É muito complicado precisar mas que chama atenção, isso chama.

Se comparado com o Kakao, o seu irmão mais velho (o Facebook), Ninbuzz e Line, o Whatsapp consome basicamente o dobro de dados. Em comparação aos famosos Skype e Hangout, a situação fica mais nivelada, ficando entre Hangout e Skype. Vale lembrar, no entanto, que ambos ganham no ponto de vista de permitir fazer também ligações para telefones fixos (desde que se adquira pacote de telefonia).

Portanto, se você está querendo utilizar para fazer ligações quando está longe de um ponto de WiFi que você possa utilizar, corra para as colinas como se não houvesse amanhã e nem pense em utilizar o Whatsapp para esse fim!

Confira abaixo o gráfico comparando o consumo de cada um, feito pelo portal AndroidAuthority:

Fonte (base e gráficos): AndroidAuthority
Opala (antes da edição): Imagenstop
Velocímetro (antes da edição): Jornal O Regional