Como instalar o Lollipop manualmente em um Nexus

Tem vontade de instalar a ROM original do Nexus e não sabe por onde começar? Então dá uma olhadinha nesse post porque ele pode quebrar o seu galho! =)

Importante: Este post é uma tradução de tutorial feito pelo Joe Hindy, do Android Authority. O link do tutorial original está no final do post… 😉

 O que é necessário?

  • Um aparelho Nexus com cabo USB para conectar-lo à um computador
  • O Android SDK instalado em seu computador com ADB e comando Fastboot funcionando (Veja aqui como fazer – em inglês).
  • Baixe a imagem correta para o seu dispositivo Nexus. Para fazer o download, opte por pegar da página oficial do Google Developer, clicando aqui. É muito importante que a imagem seja a certa para o seu aparelho.
  • 7zip ou equivalente que possa ler arquivos com a extensão .tgz e .tar. Para baixar o 7zip, clique aqui (download gratuito).
  • É necessário fazer o desbloqueio do bootloader de seu Nexus. Esteja atento, tanto o desbloqueio do bootloader quanto a instalação de uma nova ROM podem apagar os seus dados no aparelho portanto, faça antes um back-up.

http://c.brightcove.com/services/viewer/federated_f9?isVid=1&isUI=1

Mãos à massa! Tutorial de como instalar o Android Lollipop em seu aparelho Nexus

  1. Coloque seu Nexus em fastboot mode. Para fazer isso, você deverá desligar seu aparelho e pressionar os botões de volume +/- e o botão de ligar. Essa é a forma padrão dos novos devices Nexus. Caso não funcione no seu, verifique no Google como fazer.
  2. Em seu computador, descompacte (com 7zip ou outro de sua preferência) o arquivo .tgz baixado no site Android Developer. Descompacte novamente o arquivo .tar que estava dentro do arquivo .tgz. Quando concluir, você terá uma pasta com vários arquivos dentro.
  3. Copie todos os arquivos e cole-os na pasta “platform-tools folder” do Android SDK em seu computador. Se você seguiu o tutorial anexo à este, a pasta estará provavelmente em C:/Arquivos de Programas (x86), caso use Windows.
  4. Conecte seu aparelho Nexus no computador. O ADB e o comando de Fastboot deverão começar à trabalhar e você deve acompanhar com atenção.
  5. Existem dois tipos de arquivos flash. Se você estiver usando Windows, deverá abrir o único que tem o logotipo da engrenagem, identificado com “Windows Batch File “. Se estiver usando Linux , você deverá utilizar o flash-all.sh
  6. Neste momento, uma caixa pop-up surgirá e você verá a instalação sendo feita. Enquanto isso é feito, não desconecte seu aparelho sob nenhuma hipotese. Tenha isso em mente! Deixe-o terminar o procedimento.
  7. Quando o processo de instalação for concluído, o seu aparelho reiniciará automaticamente e exibirá a animação de inicialização do Android Lollipop oficial. Você poderá desconectar com segurança o aparelho do seu computador agora.
  8. Parabéns, você está usando o Android Lollipop. Divirta-se! =)

Fonte: Android Authority