Ainda não recebeu a notificação de atualização para Windows 10? Veja o que fazer

Às vésperas de sair o Windows 10 para PCs, muitos ainda não viram a tela de reserva da nova versão mas, o que fazer se isso acontecer? Confira o passo-a-passo de como resolver

Não é de hoje que a Microsoft tem alertado seus consumidores sobre o próximo upgrade de sistema, que atende o nome de Windows 10. Quem mantem a maquina sempre atualizada, já deve ter recebido o alerta para cadastro, de modo a garantir a atualização porém, nem todo mundo recebeu.

Porém, se o seu Windows ainda não exibiu a notificação, isso não é motivo para preocupações. Ainda é possivel deixar o computador pronto para receber-lo. Abaixo, relacionamos, separados por versão, tudo que deve ser feito, de modo a facilitar a sua vida. Confira:

Windows 7

Se você for usuário de Windows 7, você precisará atualizar o sistema (parece obvio, né? Pois é, mas tem gente que esquece desse pequeno detalhe). A atualização do Windows 7 para Windows 10 não é complicada mas exige sistema operacional pronto. Se o ícone de reserva não estiver aparecendo para você, é muito provável que seu computador não esteja atualizado de forma satisfatória. Se isso aconteceu, muito provavelmente, suas atualizações automáticas estão desativadas. Para religar ela, você deverá abrir o Painel de Controle, clicar em Sistema e, em seguida, selecione a Atualizações Automáticas. Você poderá também optar por atualizar manualmente absolutamente tudo. Se optar por isso, não deixe nenhuma caixa desmarcada (e lembre-se que atualizações derrubam cópias piratas). Depois de algumas dezenas de atualizações (obviamente, dependendo da quantidade de tempo que você não atualiza o PC), o ícone de atualização do Windows 10 deverá aparecer.

Se você definitivamente não tem interesse em fazer uma atualização completa e tornar seu computador compatível, a situação se torna BEM mais complexa. Para isso, será necessário escolher as atualizações corretas para se instalar.

Primeiro, baixe as atualizações necessárias. Isso inclui as atualizações 3035583 e 2.952.664. Sem essas atualizações, o Windows 7 não estará preparado para fazer a instalação do aplicativo de instalação do Windows 10.

Só ai, baixe o aplicativo propriamente dito. Existe um post feito por Yagub K, que é engenheiro de suporte da Microsoft, ensinando como fazer. Para conferir, clique aqui (cabe observar que o texto está em inglês mas não é impossível de entender. Basicamente, você precisará copiar o texto inserido no post e colar no Bloco de Notas, feito isso, deverá salvá-lo com um nome de arquivo específico. Seguindo com atenção e cuidado, você fará um procedimento que iniciará um processo que demorará entre 10 e 30 minutos. Após, seu micro reiniciará e estará pronto.

Windows 8/8.1

De novo, o macete é manter o sistema sempre atualizado. Caso você não esteja afim de manter a atualização automática habilitada por padrão, será necessário acessar as configurações

Novamente, o truque aqui é para atualizar seu sistema operacional. Se você não utiliza a atualização automática, precisará ir até Configurações, Mudar configurações do computador e após, em Atualização e recuperação. Nessa tela, será possivel atualizar o seu sistema operacional. Feito isso, será necessário reiniciar seu micro (pode ser mais de uma vez, vale observar). Depois disso, o ícone de reserva do Windows 10 aparecerá na sua barra de tarefas, ao lado do relógio.

Assim como no Windows 7, a atualização do Windows 8 também possui algumas excessões. Usuários das versões RT ou Enterprise não visualizarão o ícone de reserva. No caso do RT, muito provavelmente, nem atualização ele deverá receber.

Se você não estiver afim de atualizar o sistema por completo, conforme dito acima, poderá fazer o download dos dois updates, que são: o 2976978 e o 3035583. Eles irão preparar seu micro para obter o seu aplicativo de atualização do Windows 10.

Novamente, tal qual no Windows 7, veja este post e siga o mesmo passo a passo que citei acima (no Windows 7, lembra? Se pulou, volte algumas casas e confira. É o ultimo paragrafo dele). É importante observar que você só deve fazer isso depois de concluir as duas primeiras atualizações, citadas na primeira etapa.

Outras versões (mais antigas)

Infelizmente, a Microsoft não suporta versões anteriores do Windows (como o caso dos mal falados Windows Millenium e Vista ou dos amados guerreiros XP e 98). Portanto, se você possui um deles, provavelmente terá de comprar uma licença mais recente para fazer o upgrade. Vale lembrar que em alguns casos (usuários de Windows 98 que o digam), o hardware do computador não irá dar conta do recado portanto, pense muito bem antes de fazer isso.

Este post é uma tradução/adaptação de post do DigitalTrends