Windows 10 Mobile não chegará a todos aparelhos Lumia

Segundo página oficial da Microsoft, nem todos os aparelhos da linha Lumia estarão habilitados à receber o Windows 10

Uma das perguntas mais recorrentes nas comunidades de Windows Phone desde o anuncio inicial do Windows 10 Mobile era quais aparelhos estariam habilitados a receber a nova atualização. A expectativa era de que todos recebessem, tendo em vista o perfil e promessas da Microsoft de que todos os aparelhos que tivessem o Windows Phone 8.1 embarcado seriam capazes de receber o novo sistema. No entanto, parece que nem tudo são flores…

Segundo uma página de FAQ (Frequently Asked Questions ou “Perguntas mais frequentes” em português), para receber o Windows 10 Mobile, o aparelho deverá ter, ao menos 8GB de armazenamento interno, além do Windows Phone 8.1 Denim. Com isso, podemos considerar encerrada a vida de updates do Lumia 530, que dispõe de apenas 4GB de armazenamento interno.

O mais estranho em tudo isso é ver que a Microsoft voltou atrás na posição inicial, que apontava que aparelhos com 4GB de armazenamento receberiam também a nova versão, quando iniciou o Insiders para o Windows Mobile. Outra informação dada na época que está pendente de esclarecimento, no momento, é se aparelhos com 512MB serão capazes de rodar a nova versão. Se forem, teremos o curioso fato de ver o velho Lumia 620 rodando o Windows 10 Mobile e o Lumia 530, que é um ano mais recente, não.

No mesmo informe, a Microsoft também deixa claro que algumas funcionalidades não serão possíveis de serem utilizadas nos aparelhos de gerações anteriores, tendo em vista que em alguns casos, hardwares específicos são exigidos, o que já era esperado e beira o obvio.

O Windows 10 Mobile tem previsão de liberação gradual, a partir do final deste ano.

Fonte: Microsoft