[Review] Samsung Galaxy K Zoom

Confira nossas opiniões a respeito do Samsung Galaxy K Zoom, a câmera monstruosa com smartphone embutido… Ou seria um smartphone com uma câmera monstruosa embutido?

Um dos principais diferenciais do Samsung Galaxy K Zoom em comparação à outros smartphones presentes hoje no mercado é, inegavelmente, o fato de trazer embarcado uma câmera com zoom ótico, sendo a evolução do Galaxy S4 Zoom, primeiro aparelho da marca com foco em fotografias avançadas.

Curiosidade para a nomenclatura é que em alguns países ele é conhecido não como Galaxy K Zoom mas sim como Galaxy S5 Zoom, sendo mais coerente com a geração anterior.

Primeiras impressões

Ao contrário dos outros aparelhos vistos no mercado, o que sobra neste aparelho é corpo. Rechonchudo, ele é pesado (200g, aproximadamente) mas com boa pegada, devido à curvatura de sua tampa traseira. Traseira esta, por sinal, que trás um flash e obviamente, a câmera com meros 20.7 MP. A frente não se difere muito do que já estamos acostumados a ver nos aparelhos da sul-coreana Samsung: um botão home e dois capacitivos, a logo e uma tela, que é Super AMOLED HD de 4.8″.

Hardware

O Samsung Galaxy K Zoom trás embarcado um processador proprietário da Samsung, o Exynos 5260. Ele é um hexa-core que trabalha em esquema big.LITTLE na proporção 4×2, ou seja, um processador quad-core 1.3 GHz Cortex A7 e um dual-core 1.7 GHz Cortex A15. A GPU é uma Mali-T624 MP4 e a memória RAM é de 2GB.

Já o armazenamento… Ah, o armazenamento… Esse pode se considerar apenas uma vaga lembrança. Convenhamos que 8GB de armazenamento (antes de colocar o sistema) num cameraphone é no minimo uma aberração. Quando falamos em armazenamento pós instalação do sistema, o aparelho passa a contar com pouco menos de 5GB. Trocando em miúdos: Se for comprar ele, providencie também no mesmo pedido um cartão MicroSD.

Ah, só pra constar: MicroSD só até 64GB, ok?

Bateria

O Samsung Galaxy K Zoom trás uma bateria de 2.430 mAh removível que nos permitiu consumir aproximadamente 9h de vídeo ou jogar o Asphault 8 em resolução máxima por aproximadamente 4h. Lembrando que nossos testes são normalmente com a tela usando o brilho máximo, conectado à rede WiFi.

Com isso, podemos afirmar que a bateria tem um rendimento satisfatório

Desempenho

Como dito anteriormente, rodamos o Asphault 8 com os gráficos no máximo e não tivemos problema com relação à engasgos ou travamentos, o que é de se esperar pelo nível e hardware do aparelho (podemos assim dizer que isso é o mínimo, certo?).

No AnTuTu (para os que consideram ele importante), o Samsung Galaxy K Zoom tirou pouco mais de 37.000 pontos no teste gravado porém em certas situações, pontuou mais.

Telefonia

O Samsung Galaxy K Zoom trás suporte ao 4G nacional porém cabe ressaltar que o chip utilizado é o MicroSIM, ou seja, se você utiliza o NanoSIM precisará de um adaptador (ou comprar um novo) ou cortar, se tiver o cartão tradicional.

Sistema

Com o Android 4.4.2, o aparelho não tem confirmação para o Lollipop. Hardware tem mas se virá, são outros 500. Obviamente, o aparelho trás a já conhecida Touchwiz com o Flipboard integrado na lateral esquerda onde ficaria o Google Now em outras marcas e launchers.

Câmeras

Nesse ponto, obviamente, não temos o que reclamar. Para bem falar a verdade, arriscaríamos dizer que ela é uma das melhores do mercado, especialmente pelo zoom ótico, algo que a deixa à frente de boa parte dos seus concorrentes. A câmera frontal de 2MP também não deixa na mão e faz boas capturas.

Outro ponto a se valorizar é a existência do botão físico para captura de fotos. Obviamente, você me falará: Ah, mas hoje em dia, o botão de captura é inútil, tendo em vista que o Android permite utilizar o botão de volume para a mesma função. Sim, é verdade porém, neste aparelho, a vantagem está justamente em poder configurar o volume para aplicação do zoom na câmera traseira, que pode chegar a 10x, com o canhão se movimentando para tal.

Funções extras foram incorporadas ao aplicativo de câmera em comparação ao que vemos em outros aparelhos da marca. Encontramos a possibilidade de inclusão de assinatura, câmera futebol, photo suggest, estúdio de criação e afins.

Chamou a atenção negativamente o fato de não se entender muito bem com o flash

20150422_093814

Veredicto

O Samsung Galaxy K Zoom é um ótimo smartphone pra quem busca um cameraphone sem abrir mão do sistema Android. Obviamente, contam contra o armazenamento e o peso, bem superior à outras opções no mercado.

Portanto, é importante ter em mente o que se busca: um aparelho com boa câmera, onde não se importa com o peso e o armazenamento quase nulo ou o exato oposto. Se você busca a primeira opção, muito provavelmente ficará satisfeito com ele. Se não, cogite outras opções.