Android

Vigilant Wallpapers: Proteção ao meio ambiente sem sair de casa

Em parceria com a SOS Mata Atlântica, Jeep lança aplicativo Vigilant Wallpapers e trás para a selva de pedra a possibilidade de proteger a Mata Atlântica

Nada mais justo que, no Dia da Terra, falarmos de ecologia, certo? Mas, como falar de ecologia se o site fala sobre, basicamente, tecnologia? Que tal um aplicativo que une os dois mundos? Bora?

Para muitos, a impossibilidade de ajudar a combater o desmatamento não se trata de má vontade mas simplesmente a ausência de maneiras efetivas de como ajudar a combater. Nesse sentido, a Jeep e a Fundação SOS Mata Atlântica lançaram essa semana o aplicativo Vigilant Wallpapers, que transforma imagens em tempo real de algumas localizações dos 8% de mata nativa ainda restante em wallpapers para celulares e PCs. Se a ideia em si de transformar a natureza já se torna magnifica por si só, o complemento é inegavelmente a cereja do bolo.

Com o Vigilant Wallpapers não é somente possível acompanhar a natureza da tela dos dispositivos como também ajudar no combate ao desmatamento. Como? Vamos por partes!

Primeiro de tudo, é necessário deixar bem claro que o aplicativo Vigilant Wallpapers funciona em dispositivos que rodam Android ou para Windows (versão para PC, via exe). As imagens são geradas em tempo real por câmeras camufladas pelas equipes em pedras, troncos e ninhos, buscando não interferir na fauna e flora da região e permitem que cada um de nós acompanhe o que acontece em variadas áreas consideradas de risco dentro de parques e reservas. A seleção das áreas foi feita a dedo, levando em conta a constância destas áreas em agressões ou crimes ambientais como queimadas, pesca ilegal ou desmatamento.

Pelo Vigilant Wallpaper é possível também comunicar atitudes suspeitas, através de um botão de denuncias. Ao fazer isso, as imagens do momento são encaminhadas para a autoridade local, permitindo ação imediata de combate. Mais do que uma ferramenta para o combate à violações ecológicas, ele também é a porta de entrada para o debate sobre as ameaças que ocorrem em parques e reservas por parte da sociedade.

O projeto piloto foi iniciado pelas reservas cariocas e deve ser estendido gradativamente à outras áreas nacionais e as câmeras transmitem interruptamente as imagens e geolocalização, via streaming. A energia para as câmeras é gerada através de captadores solares, se tornando também ecologicamente sustentáveis.

“A Fundação SOS Mata Atlântica atua em diversas frentes para a preservação desta que é a floresta mais ameaçada do país. A parceria com a Jeep cria a oportunidade de o cidadão comum interagir com o meio ambiente e ser mais um agente na preservação da Mata Atlântica”, diz Mario Mantovani, Diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.

O aplicativo já está disponível para download no site oficial do projeto e também na Play Store (botão abaixo).

The app was not found in the store. 🙁

Comentários

Criado por loucos viciados em cafeina, jogos e na vida de nerd para compartilhar os pontos de vista de forma isenta e com muito bom humor!

Esperamos que goste! =]

EpicGeek © 2015 Todos os direitos reservados.

To Top