Instituto Cultural do Google divulga história e cultura do Rio para o mundo

Com evento realizado no Museu do Amanhã, Google anuncia a possibilidade de conhecer pontos turísticos cariocas sem sair de casa #RioWithGoogle

Não é novidade nenhuma que a tecnologia é a porta para acesso ao conhecimento e à viajar sem sair do lugar. Nesse sentido, o Google anunciou nesta semana, na cidade do Rio de Janeiro, o inicio do Google Arts & Culture, com acervo e pontos turisticos cariocas. São ao todo, oito instituições culturais cariocas (Santuário Cristo Redentor, Museu do Amanhã, Instituto Moreira Salles, MAM Rio, Secretaria de Conservação do Rio, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ziraldo, Instituto Elifas Andreato) com coleção online totalmente dedicada à cidade maravilhosa.

Disponível na plataforma Google Arts & Culture, mostra um amplo panorama do Rio, contando um pouco da sua história e apresentando ao mundo o seu rico valor cultural, incluindo um espaço dedicado às favelas cariocas, intitulado “Além do Mapa”.

A coleção inclui fotos panorâmicas em 360° de mais de 20 locais, incluindo como Ipanema, Copacabana, Pedra da Gávea, entre outros) com a tecnologia Street View, aproximadamente 3000 imagens entre fotografias e obras de arte, além de 43 exposições, além de realizar 8 tours de realidade virtual usando o Google Cardboard nos marcos do Rio e assistir vídeos que mostram uma nova geração de cariocas deixando sua marca na paisagem cultural da cidade.

Desde os mais incríveis monumentos do Rio, à história do principal porto da Baía de Guanabara, até o espetacular Theatro Municipal, que tem em seu acervo uma obra que recentemente descobriram ser criada pelo famoso artista Eliseu Visconti.

Tours com o Cardboard

O Google lançou pela primeira vez no Brasil o conjunto de tours virtuais, que permitem uma visão completa dos locais mais emblemáticos do Rio, permitindo conhecer um pouco mais da vida cultural e artística da cidade e o seu amplo patrimônio histórico. Tudo pode ser visto no aplicativo oficial do Google Arts & Culture para iOS ou Android (links no final do post).

  1. Cristo Redentor: é possível saber mais sobre a história da construção do monumento com direito à narração reitor do monumento, o Padre Omar. São ao todo 313 fotos inéditas, 2 exposições, um Street View e um tour com o Cardboard.
  1. Secretaria de Conservação Rio: é possível fazer um passeio pelos marcos cariocas, incluindo a narração de especialistas na cidade. São ao todo 380 imagens dos mais diversos lugares do Rio entre belezas naturais, monumentos e marcos históricos, 6 exposições, 13 Street Views pela cidade e um tour com o Cardboard.
  1. Museu do Amanhã: localizado no coração da revitalização do porto carioca, o tour do Museu do Amanhã permite conhecer a história do porto do Rio e o entorno da Praça Mauá. São aproximadamente 1200 fotografias da zona portuária e da Baía de Guanabara, 8 exposições, 1 Street View e um tour com o Cardboard.
  1. Ziraldo: pai do personagem Menino Maluquinho, nessa curadoria é possível conhecer, com narração do próprio Ziraldo uma visita guiada sobre seus desenhos e mergulhar em suas obras como nunca antes. São 76 obras sobre a paixão do artista pela cidade do Rio ao longo de sua carreira, 5 exposições, 104 desenhos originais capturados em altíssima resolução com a tecnologia do Art Camera, e um tour com o Cardboard.
  1. Theatro Municipal do Rio de Janeiro: coração cultural do Rio Antigo, o Theatro Municipal pode ser desbravado em sua intimidade, podendo caminhar pelo salão principal, passear pelo palco, entrar nos bastidores e olhar ao redor do telhado do edifício, com a companhia da renomada atriz e bailarina Anna Botafogo. Ao todo, o Theatro apresenta mais de 350 itens de seu acervo entre pinturas, fotografias, mobiliário, documentos e peças decorativas, 5 exposições, um Street View e um tour com o Cardboard.
  1. Instituto Moreira Salles: localizado na Zona Sul carioca, o Instituto Moreira Salles possui um dos maiores acervos fotográficos do Brasil, com base em fotos do Rio nos séculos 19 e 20. Ao todo, o IMS conta com 4 exposições, mais de 50 fotografias, um Street View e um tour com o Cardboard.
  1. MAM Rio: é possível explorar o prédio projetado por  Affonso Reidy e localizado no Aterro do Flamengo e mergulhar em uma de suas peças contemporâneas. O acervo online do MAM Rio conta com 250 obras de arte, 3 exposições, 44 obras capturadas pelo Art Camera em altíssima resolução onde podemos visualizar até o mínimo detalhe do artista imperceptível ao olho nú, um Street View e um tour com o Cardboard.
  1. Instituto Elifas Andreato: falar do Rio e não falar de música é ignorar uma das principais veias artisticas da cidade. O passeio relacionado ao Instituto Elifas Andreato permite conhecer esta veia tão ativa, incluindo artes de álbuns clássicos e atuais como Clementina, Martinho da Vila, Wilson Batista, entre outros. Ao todo, o Instituto Elifas Andreato conta com 149 pinturas e produções gráficas criadas para capas de discos de músicos brasileiros, 10 exposições, um Street View e um tour com o Cardboard.

Além do Mapa

Não só de monumentos e áreas turísticas vive a cidade do Rio. A cultura carioca é rica em sua origem e desprezar uma de suas principais origens é não abranger a sua intimidade. Nesse sentido o Google trás também o projeto “Além do Mapa“, que visita às comunidades cariocas, mostrando de forma única como é a vida e a cultura da população fora do foco inicial dos guias turísticos de maneira geral.

Para isso, foi criada uma narrativa interativa e imersiva que combina mapas, o primeiro Street View já feito em uma favela e vídeos. A experiência começa com um passeio de moto-táxi pelas ruas da favela de São Carlos em um vídeo 360º e, depois, o usuário pode fazer seu próprio caminho, navegar pelas ruas e conhecer um pouco mais dessas comunidades através das histórias de vida de alguns cariocas excepcionais.

O Além do Mapa é a continuação do nosso projeto Tá no Mapa, realizada em parceria com a ONG AfroReggae há dois anos para incluir as ruas e comércios das favelas cariocas no Google Maps. Desde o começo do projeto, foram mapeadas ao todo, 26 comunidades no Rio. No entanto, o projeto ainda não é considerado como completo, com pretensão de extensão do mesmo para mais comunidades cariocas.

Instituto Cultural do Google

Criado pela gigante das buscas, o Instituto Cultural do Google coloca os tesouros culturais do mundo ao alcance de todos junto com seus parceiros. Desenvolvendo ferramentas para ajudar as instituições culturais a darem acesso à cultura do mundo, preservar o nosso patrimônio diversificado e melhorar a experiência cultural das pessoas, o Instituto Cultural do Google já fez parcerias com mais de 1000 instituições de 70 países, tendo hoje em sua plataforma mais de 200 mil obras de arte e um total de 6 milhões de fotos, vídeos, manuscritos e outros documentos de arte, cultura e história. As exposições estão abertas a todos, online, de graça na web e, também, no novo app do Google Arts & Culture disponível para iOS e Android.

Vale a pena conferir as funções relacionadas, que vão de curadoria por artista à busca de obras de arte por cores, ano, entre outros.

Google Arts & Culture
Google Arts & Culture
Developer: Google, Inc.
Price: Free

Google Arts & Culture
Google Arts & Culture
Developer: Google LLC
Price: Free