Aplicativos Microsoft virão em aparelhos da Lenovo (e consequentemente, Motorola)

Nadando contra a corrente da crescente faxina em caça de bloatwares, Lenovo assina contrato com Microsoft e trará aplicativos da empresa embarcado

Depois de forçar a Samsung a embarcar os seus aplicativos, a Microsoft lança mais uma carta na mesa, visando aumentar sua presença nos aparelhos que trazem Android embarcado. O acordo foi anunciado na última sexta-feira entre ela e a Lenovo e fará com que Office, OneDrive e Skype passem a ser embarcados em todo o mundo.

Segundo o anuncio, o acordo de colaboração entre Microsoft e Lenovo inclui também o licenciamento cruzado de patentes de aparelhos de ambas as marcas e deve significar o fim de uma era para os aparelhos que deram fama e visibilidade à Motorola: A morte do sistema com poucos aplicativos fora do padrão Google.

Algo, no entanto, que não ficou claro nas informações divulgadas é se os aplicativos poderão ser removidos ou se o usuário terá a obrigação de ficar com eles instalados, mesmo que não deseje.

Este acordo, no entanto, é mais comum do que aparenta ser. Segundo a Microsoft, desde 2003, mais de 1.200 acordos foram celebrados, o que permite a ambos os lados usarem as patentes em carteira disponíveis e assim fazer com que a guerra constante em tribunais seja reduzida, estimulando o desenvolvimento inovador.

“A Microsoft está muito animada em ter nossos aplicativos de produtividade será pré-instalados em dispositivos premium da Lenovo”…”O casamento de aplicativos e dispositivos baseados em Android da Lenovo da Microsoft vai permitir aos clientes em todo o mundo a serem mais produtivos, mais conectados e conseguir ainda mais.” – Nick Parker, vice-presidente corporativo Divisão de OEM da Microsoft.

“Nossa colaboração com a Microsoft irá criar novas oportunidades para os nossos clientes a tirar proveito de alguns dos aplicativos mais populares da Microsoft”…” Instalar aplicações e serviços da Microsoft em nossos dispositivos vai trazer valor adicional aos consumidores em todo o mundo” – Christian Eigen, Líder de Alianças Corporativas da Lenovo.

E aí, qual a sua opinião sobre o assunto?

Fonte: Microsoft