Matérias

Precisamos falar sobre Choking Game (ou Jogo da asfixia)

O falecimento de um jogador de LoL com apenas 13 anos acende o alerta sobre uma atitude vista não somente online e que precisa de discussão

Infelizmente, este é um assunto que sentimos a necessidade de abordar, devido a noticia que vimos hoje. Segundo o G1/TV Tribuna, faleceu hoje, um jovem de 13 anos, devido a uma pratica cada vez mais recorrente entre jovens: o Choking game.

Não entraremos em detalhes relacionados ao caso em si, em respeito à família do jovem, que infelizmente neste momento, vivencia o luto pelo adeus abrupto de um de seus jovens componentes. A eles, nosso sincero pesar e desejo de força neste momento tão difícil.

Para quem não conhece (eu era um destes), “choking game” é uma brincadeira de gosto duvidoso, feito entre jovens que consiste na interrupção temporária da respiração, fazendo assim com que a circulação sanguínea cerebral seja reduzida, o que pode causar desmaios, entre outros problemas piores (como o que citamos acima, certo?).

Infelizmente, essa “brincadeira” de péssimo gosto vem ganhando cada vez mais adeptos não só no mundo online como no offline também (segundo a mesma matéria, colégios alertaram aos pais sobre a realização em ambiente escolar, por exemplo) e com isso, a primeira coisa a se dizer é: não é culpa de UM JOGO mas sim da vontade de parte dos jovens em desafiar as leis naturais e pelo medo de não serem aceitos em seus “clãs” ao serem recriminados como covardes, mariquinhas e etc.

É necessário, de todas as formas, que eles saibam dos riscos que isso pode envolver: lesões pelo corpo devido a queda, traumatismo craniano e até a morte e levar a eles o conhecimento de que o risco assumido não é uma boa alternativa.

Estamos portanto, vivenciando uma geração que está, seja em casa ou na rua, brincando de forca na vida real (e não no papel como fazíamos quando menores) e colocando suas vidas em risco. Nenhum jogo ensina isso e antes que venham dizer “que a culpa é do jogo eletrônico”, não, não é.

É nossa obrigação, independente da condição, alertar e buscar o fim dessa atitude por parte deles, sem colocar culpa em algo por comodidade. Tenhamos bom senso e sejamos reais: Choking game não é uma brincadeira coerente, inteligente ou segura. Ela é tortura da forma mais crua e vil possível, mascarada de desafio.

Comentários

Criado por loucos viciados em cafeina, jogos e na vida de nerd para compartilhar os pontos de vista de forma isenta e com muito bom humor!

Esperamos que goste! =]

EpicGeek © 2015 Todos os direitos reservados.

To Top