Nasceu! Finalmente, LG G6 é anunciado oficialmente

O G6 é o novo flagship é aposta da LG para superar o fracasso retumbante após a tentativa de aparelho modular lançado no LG G5

A LG anunciou ontem durante a MWC, realizada em Barcelona, o seu novo flagship, que vem para substituir o frustrante LG G5. O LG G6 trás como destaques, evoluções interessantes nunca antes vistas na marca como proteção contra poeira e água, além de formado diferenciado de tela, visando o consumo de conteúdo multimídia.

“O LG G6 oferece aos usuários novas experiências visuais e manuais, uma vez que se casa com uma tela expandida com a conveniência de usar uma mão”, disse Juno Cho, presidente da LG Electronics Mobile Communications Company. “A LG continuará a liderar a inovação em smartphones com foco na conveniência e confiabilidade para superar as expectativas dos consumidores”.

Modular? Não mais!

O principal ponto a se ressaltar é que ao contrário da geração anterior, a LG não apostou na modularidade em seu novo flagship. Muito provavelmente, devido aos resultados fracos relacionados a um aparelho que, ao menos teoricamente, era inovador.

O LG G6 segue o que já vemos em outros flagships do mercado, apostando no retorno ao retorno ao básico em um corpo unibody repleto de vidro (diga-se de passagem, uma verdadeira confusão de tipos de Gorila Glass embarcado.

Proporção de tela com porporções diferenciadas

A LG embarcou no seu flagship o display FullVision de 5.7″ de resolução QHD+ (2.880 x 1.440 pixels) e o novo formato de tela de 18:9 (o tradicional é 16:9). Isso garantiu o aparelho com resolução total de aproximadamente 564 ppis e a possibilidade por parte dos usuários para o consumo de conteúdo mais recente produzido pelo mundo cinematográfico e até pelo Netflix e Amazon.

A LG nesse aspecto também disponibilizará 200 crazy Trumps para consumo em conteudo em seis jogos disponíveis na Google Play Store: Temple Run 2, Spider-Man Unlimited, Road Crossy, SimCity BuildIt, Cookie Jam e Genies & Gems pois segundo a marca, estes aproveitam ao máximo a nova tela FullVision sendo imersivo e de fácil utilização com apenas uma das mãos.

Apesar de ter mais tela em comparação ao anterior (o anterior possuía 5.3″), o LG G6 é menor em dimensões totais, graças ao bom aproveitamento de tela incorporado ao aparelho.

Segundo a fabricante, testes de ergonomia foram realizados com liderança do Dr. Andris Freivalds da Pennsylvania State University e Dr. Ji Yong-gu da Yonsei University, verificando a estabilidade ao segurar o telefone, conforto em variadas posturas e ações, bem como fadiga muscular em uso prolongado do aparelho. Reza a lenda que o LG G6 recebeu as melhores classificações em todas as categorias de teste.

Design e acabamento

A LG criou um Frankstein do design nesse aparelho. Se por um lado, a identidade do LG G5 ainda pode ser vista pela posição da câmera e do botão power, por outro podemos encontrar boa evolução especialmente em materiais. A combinação de alumínio e vidro com três opções de cor (preto, platina ou branco) tornou o aparelho visualmente mais agradável e honestamente premium. Os cantos arredondados postos no corpo e na tela não são apenas uma aposta de design mas também uma forma de dispersar impacto em caso de queda do smartphone (obviamente, ele segue sendo vidro, ou seja, continuará quebrando, ok?!?).

Câmeras focam em selfie e filmagem em 4K

A LG já deu a entender que para ela, 2017 é o ano do selfie em suas linhas. A prova disso é que o LG G6 trás algo que foi anunciado a pouco tempo na sua linha mais básica, a série K (que falamos em outro post), incorporando lente grande angular de 100º/125º (frontal e traseira, respectivamente) e dispensando de vez o já morto e sepultado pau-de-selfie.

A promessa é, inclusive, de que o G6 ofereça uma excelente e única experiência de câmera, criando transições perfeitas ao ampliar e afastar as lentes de câmera de grande angular e padrão, mesmo durante a captura de vídeo de 4K.

Resistência à poeira e agua

Um grande ponto de evolução por parte da LG no G6 foi a inclusão da certificação IP68, que garante proteção a poeira e imersão por até 30 minutos em profundidade de até 1,5 metros de água (doce, obviamente). Essa evolução é muito bem vinda porém surpreendente, tendo em vista que não precisa se voltar muito no tempo para lembrar que a própria LG descartou colocar essa proteção por julgar confusa e ineficaz.

Reengenharia visando dissipar calor

Segundo a LG, o G6 não só possui certificação IP68 como também passou por testes em altas temperaturas e penetração de unhas (?!?). Isso resultou na incorporação de tecnologia proprietária para dissipar o calor através de um tubo de calor interno, algo novo em smartphones da marca. Alem disso, os componentes responsáveis pelo superaquecimento foram reposicionados pelos engenheiros (o mais distante possível), permitindo assim que o calor não se acumule em uma região do aparelho e consequentemente, esfrie com mais rapidez e eficiência.

Primeiro smartphone não Pixel com Google Assistant

Até pouco tempo atrás, o Google Assistant era uma exclusividade da linha Pixel porém, isso está com os dias contados, segundo a própria Google e o primeiro aparelho a conseguir acessar isso é o LG G6. O ponto interessante fica por conta da integração entre o Assistant e os aplicativos proprietários da LG, capacitando os usuários a obter respostas rápidas, gerenciar tarefas diárias, desfrutar da melhor música e vídeos e pesquisar de forma rápida e eficientemente. Vale lembrar também que quanto mais o Assistant é usado, mais personalizado ele se torna porque ele sabe mais sobre o usuário.

Hardware

Apesar de ser lançado em 2017, o hardware do LG G6 ainda tem cara de 2016, trazendo embarcado o Qualcomm Snapdragon 821, enquanto concorrentes se preparam para lançar já com o Snapdragon 835. A culpa pela opção de trazer esse processador recai sobre a Samsung, segundo matéria publicada na Forbes.

Segundo a publicação, a nova geração de processadores Qualcomm está basicamente comprometida em exclusividade para a fabricação do Galaxy S8, graças à parceria feita entre as duas para que ele pudesse nascer, usando o conhecimento adquirido da sul-coreana no setor.

Complementando o hardware, o LG G6 trás armazenamento interno UFS 2.0 de 32 ou 64GB, 4GB de RAM LPDDR4 e bateria de 3.300 mAh, não removível.

  • Chipset: Processador Qualcomm Snapdragon ™ 821
  • Tela: 5.7″ QHD FullVision 18: 9 (2880 x 1440 / 564ppi)
  • Memória: 4GB LPDDR4 RAM / 32GB ou 64GB UFS 2.0 ROM / MicroSD (até 2TB)
  • Câmera frontal: 5MP de largura (F2.2 / 100 °)
  • Câmera traseira (dupla): 13MP Wide (F2.4 / 125 °) / 13MP Standard OIS 2.0 (F1.8 / 71 °)
  • Bateria: 3.300mAh (não removível)
  • Sistema operacional: Android 7.0 (Nougat)
  • Tamanho: 148,9 x 71,9 x 7,9mm
  • Peso: 163g
  • Rede: LTE-A 3 Band CA
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a, b, g, n, ac / Bluetooth 4.2 BLE / NFC / USB Tipo-C 2.0
  • Cores: Astro Preto / Ice Platinum / Mystic White
  • Resistente à água e à poeira: Sim, IP68 (imersão por até 30 minutos com até 1.5m de profundidade)
  • Sensor de impressão digital
  • UX 6.0
  • Dolby Vision ™
  • HDR10
  • QUALCAC Quick Charge ™ 3.0
  • 32-bit Hi-Fi Quad DAC

Fonte: LG
GIF (tela): BARBA SOU EU