Snapdragon entra no mercado oficialmente com os MobilePCs

ASUS e HP são as primeiras a lançar os MobilePCs, em parceria com a Qualcomm, com promessa de desempenho e bateria de longa duração

Não é novidade que a Qualcomm estava trabalhando a algum tempo para dar mais um passo em direção a concorrência austera em um mercado que não domina, o de PCs. A primeira revelação sobre o projeto, chamado de WoS (Windows on Snadragon) foi apresentada pela própria Microsoft no começo do ano, já apontando que os parceiros principais para o novo e desafiante passo das gigantes: Lenovo, ASUS e HP.

Outro spoiller que indicava a proximidade do lançamento foi dado durante o evento de lançamento do Zenfone 4 (realizado em 03 de outubro deste ano, em SP) pelo Rafael Steinhauser, VP da Qualcomm Technologies e Presidente da Qualcomm America Latina ao dizer que:

“Temos em comum (com a ASUS) a paixão por desenvolver produtos e tecnologias de ponta, de romper o mercado com inovação e nesse sentido, trabalhamos com muitas tecnologias, algumas delas que foram apresentadas aqui e toda a gama de produtos. Desde os telefones “midium”, high-end e ate premium nas gamas de produto da Qualcomm da linha de 400, 600 e 800 e quero dar dois exemplos de um telefone que foi lançado nesse ano, muito inovador que combina tango, a realidade aumentada, com também a verdade virtual, a DayDream e uma outra inovação na qual estamos trabalhando a muito tempo já junto com a Microsoft e a ASUS será parceiro de entrega desse produto numa primeira hora que é uma nova categoria de dispositivo que se chama MobilePC. É um dispositivo que trás para o mundo do PC aquilo que nos já temos no mundo mobile a muito tempo , em particular a conectividade 24/7 ao mundo LTE, ao mundo da internet via rede de celulares e também uma vida útil de bateria muito longa, de sair de casa, usar o PC o dia inteiro e voltar em casa a noite e ainda estar funcionando, nos liberando do cabo de energia e também nos liberando de WiFi, podendo usar-lo livremente, o dia inteiro, em qualquer lugar que estejamos. Essa categoria, a MobilePC vai chegar ao mercado muito em breve e também uma expressão de colaboração com a Asus.”

Sabendo de tudo isso, não chega a surpreender o anúncio dos MobilePCs pela Qualcomm oficialmente (apesar de ser surpreendente em fazer isso às vésperas do final do ano).

ASUS NovaGo

O ASUS NovaGo tem a cara clássica de notebook conversível já conhecida por todos nós. O formato 360º, já consolidado no mercado agrada, especialmente pelo fato de ser facilmente acomodado em uma das quatro formas de exposição do aparelho (tradicional, tenda, apresentação ou tablet), somado ao fato de ser extremamente leve (apenas 1.39kg) e o hardware para lá de robusto e a tradição do sistema Windows (que patinou nos smartphones mas segue firme e forte nos PCs).

No quesito hardware, o notebook trás o processador top de linha da Qualcomm, o Snapdragon 835, 8GB de memória RAM e 256GB UFS 2.0 de armazenamento. A tela é FullHD LED de 13.3″ e no quesito conectividade, o pequeno aparelho trás o modem Qualcomm Gigabit LTE X16 e WiFI 802.11ac.

Inicialmente, o ASUS NovaGo será oferecido nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Taiwan e China. São parceiras da marca as operadoras Sprint, T-Mobile e Verizon para oferta do mesmo.

HP Envy X2

O HP Envy x2, ao contrário do ASUS NovaGo não segue o padrão notebook de ser. Ele se parece muito mais com um tablet aliado a um teclado destacável com cara de capinha (o que faz lembrar muito o Surface, da Microsoft), uma caneta para interação com o notebook e tela de 12.3″. Essa formatação escolhida pela HP resultou em um dispositivo incrivelmente leve (algo em torno de 700g).

No entanto, apesar de parecer (e apenas parecer) mais simples, o device da HP é tão valente quanto o “irmão” taiwanês, ou seja, processador Snapdragon 835, 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento.

A previsão de venda deste dispositivo é para a primavera americana, ou seja, entre março e junho do ano que vem, lá fora.

E a Lenovo?

Segundo a Qualcomm, o MobilePC da Lenovo deverá ser apresentado durante a CES, que será realizada entre os dias 09 e 12 de Janeiro do ano que vem, em Las Vegas.

Eles vem para o Brasil?

Até o presente momento, não há informação oficial por parte das marcas sobre o desembarque desses dispositivos no país mas levando em consideração o hardware avançado (que pode siginificar preço salgado) e, em determinados momentos, a necessidade de parceria com operadoras de telefonia no país, a vinda deles se torna um pouco dificil (falando isso e torcendo pra queimar a lingua).