Agora é oficial! Android Oreo já pode ser baixado para o ASUS Zenfone 4

ASUS surpreende entregando o update para o Zenfone 4. Update já pode ser baixado por link mas também será disponibilizado via OTA

Não é de hoje que a ASUS tem uma fama não muito boa quando se fala em velocidade de updates para seus aparelhos. No entanto, após a adesão aos processadores da Qualcomm fez com que o gap entre lançamento oficial pela Google e liberação final para consumidores seja gradativamente diminuído com o passar do tempo.

Nesse sentido, a ASUS, já havia anunciado o update nas próximas semanas através do ZenTalk para o seu principal aparelho no mercado nacional, o Zenfone 4. No entanto, somente alguns poucos usuários haviam recebido o arquivo via OTA desde então.

A novidade é que, a partir de hoje, o arquivo zip de instalação do sistema está oficialmente disponível para download e permite com que os usuários do Zenfone 4 (ZE554KL) possam “forçar” o update baixando esse arquivo e lançando na raiz do aparelho.

Mas lembrem-se:

  1. Antes de atualizar, vale a pena fazer um backup do aparelho e após a atualização, uma completa restauração do sistema para que possíveis bugs por redundância de aparelhos seja eliminada.
  2. Vale também a observação de que esperar mais um pouco para saber o que os que já atualizaram acharam do update afinal, bugs podem ser identificados, ainda mais em se tratando de uma versão nova do sistema.

Como fazer o update (caso não queira esperar o arquivo chegar por OTA)?

  1. Baixar o arquivo clicando aqui (host oficial da ASUS) ou aqui (armazenagem by EpicGeek@GoogleDrive)
  2. Copiar o arquivo (sem descompactar) para o raiz do aparelho (ou seja, no armazenamento principal fora de pastas)
  3. Automaticamente, o aparelho reconhecerá o update e oferecerá a atualização por meio de notificação
  4. É indicado que, após a atualização, seja feito o reset do aparelho, visando a eliminação de bugs por resíduos das versões anteriores.

Não quero forçar! O que fazer?

Se você não quer fazer pelo procedimento acima, é só aguardar a atualização chegar por OTA, que deverá chegar nas próximas semanas. É conveniente dar uma olhada se o seu aparelho está com notificação de download de novas atualizações em Configurações > Sobre > Atualizações de Sistema.

O que vem de diferente nessa versão?

Segundo a própria ASUS, as principais novidades nesse update relacionadas ao ZenUI são:

  1. Atualização para o Android Oreo (Não diga!)
  2. Menu acessado através de movimento para cima (semelhante ao Pixel Launcher), além de todos os ícones poderem ser modificados
  3. Melhorias no design da área de configurações, tornando-se mais amigável.

Segundo a própria ASUS, as principais novidades nesse update relacionadas ao Android Oreo são:

  1. Limites de aplicativos em segundo plano: Sistema minimiza a atividade de aplicativos menos utilizados
  2. Autopreenchimento: Através de sua permissão, o autopreenchimento lembrará de seus logins facilitando o uso de seus aplicativos preferidos.
  3. Seleção inteligente de texto: Android Oreo reconhece o texto quando você clica ou seleciona e recomenda próximos passos
  4. Picture-in-Picture (aplicativos compatíveis poderão ser utilizados através de janela flutuante)
  5. “Notification Dots”: Pressione os “notification dots” para visualizar o que há de novo, e limpar facilmente deslizando a notificação.
  6. Compatibilidade com o Android Instant Apps: Função permite o acesso a apps diretamente pelo navegador, sem a necessidade de instalação.
  7. Pacote de emojis redesenhada (Vou pegar a pipoca e esperar a treta do pessoal reclamando).
  8. Ícones Adaptativos.
  9. Instalação de apps desconhecidos: Os aplicativos de download hostis não podem operar sem permissão; Os usuários agora permitem a instalação de APKs por fonte.
  10. Outras funções secundárias, que poderão ser conferidas através do site oficial da versão, clicando aqui.

Fonte: ZenTalk