Apresentado recentemente pela BMAX como uma opção interessante para quem busca um tablet com hardware bacana e bom custo-benefício, o MaxPad i10 desembarcou há algum tempo por aqui e agora, é a hora de conferirmos o que achamos de nossa análise completa, abaixo.
Como sempre, o review está dividido por tópicos, que podem ser acessados através do menu abaixo mas sugerimos que você confira todo o conteúdo para saber exatamente o que opinamos de maneira ampla.
Avisos dados, chega de papo e vamos ao que realmente interessa!
Design
Começando pela parte estética do aparelho, temos que o BMAX MaxPad i10 traz um visual que não é dos mais modernos mas agrada na pegada e no uso. Ele tem uma tela de 10,1” com bordas que poderiam ser um pouco menores mas que ainda assim, não é de todo ruim.
Já na traseira, que é em metal, temos que ele limita-se a oferecer um módulo para a câmera traseira e flash LED, além de trazer centralizado o logo da marca.
Na lateral esquerda (considerando ele em posição paisagem), encontramos a entrada para fone de ouvido, o botão liga/desliga, controles de volume e a entrada USB-C, além de dois furos, sendo um para o microfone e outro para o reset físico.
No topo do dispositivo, encontramos as duas saídas de áudio estrategicamente posicionadas e também, a entrada híbrida para chip 4G e microSD (ou seja, dá pra usar com 2 chips e também, com um chip e um cartão de memória).
Com isso, temos que o BMAX MaxPad i10 apesar de não ser um aparelho com o design mais moderno do mercado, agrada por ser harmônico e de entregar um visual discreto para seus usuários.
Tela
Ainda navegando na parte estética mas aprofundando um pouco mais, temos que o BMAX MaxPad i10 tem uma tela IPS LCD de 10.1” com resolução Full HD e proporção de 16:10 que agrada aos olhos.
A experiência para consumo de conteúdo é interessante, entregando tons dentro do esperado e brilho que agrada e ângulo de visão dentro do esperado. No entanto, essa tela pode te entregar um pouco de reflexo a depender de como e onde você está utilizando.
Hardware
Passando para o conjunto visto por aqui, temos a combinação do chipset UNISOC Tiger T610, 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, que pode ser expandido com o uso de um cartão microSD de até 256GB.
Em termos práticos, podemos dizer que esse conjunto coloca ele como um intermediário que cumpre bem as tarefas básicas como navegar na internet, acessar redes sociais, consumir conteúdo em streaming e até, arriscar alguns jogos casuais.
Falando em específico dos jogos, ele conseguiu rodar de forma satisfatória nas configurações padrão (abriu, jogou) todos os jogos que testamos, sendo utilizados o PUBG Mobile, Free Fire, COD Mobile, Asphalt 9, Real Racing 3, PES 2021 e Genshin Impact.
No entanto, é importante observar aqui que sentimos certa dificuldade na utilização de mira nos jogos que exigem isso, havendo certa dificuldade para colocar o cursor em cima do alvo, algo que prejudica a experiência em jogos de FPS e RPG.
Agora, se você é o taradinho do benchmark, é só pausar e conferir os resultados que estão aparecendo na sua tela.
Interface e Sistema Operacional
Falando agora do sistema operacional, temos que o BMAX MaxPad i10 traz embarcado por padrão o Android 10 e uma experiência de interface próxima à conhecida como pura.
Com isso, é possível perceber que o launcher é mais simples e a cortina de notificação segue aquele padrão já conhecido em outros dispositivos que usam essa proposta no sistema.
Não menos importante, é possível também observar que essa versão utilizada pela BMAX já oferece o modo escuro para ativação e a utilização nativa para navegação por gestos, o que te permite esquecer a barra de navegação e ganhar um pouco mais de área útil.
Um ponto que no entanto é digno de nota por aqui é que o BMAX MaxPad i10 está com um patch de segurança relativamente antigo, sendo ele atualmente no pacote de novembro de 2020, enquanto o do Google Play é mais recente, junho de 2021.
Quanto a disponibilização de atualização para o Android 11, a marca não revelou muitos detalhes mas é esperada a oferta dessa atualização para ele mas o prazo obviamente é uma incógnita.
Opções de segurança
Assim como a maioria dos tablets vendidos nessa faixa de preço, o BMAX MaxPad i10 não conta com leitor biométrico integrado, sendo portanto dependente de você realizar o bloqueio e desbloqueio através de senha tradicional ou por desenho.
Adicionalmente, também é oferecida a possibilidade de ativar o acesso por leitura facial executada através da câmera. O processo é ágil mas obviamente, não é tão seguro quanto se tivéssemos um leitor de digitais ou um sensor infravermelho.
Com isso, se você tem o tablet para uso sem conteúdo que exija mais privacidade e segurança, dá pra ser feliz com o leitor de face mas se você precisa de um pouco mais, vai de senha mesmo e seja feliz.
Bateria
Entrando na autonomia energética do BMAX Max Pad i10, temos que ele oferece um tanque de 6000 mAh para sustentar o conjunto, quantidade essa que pode ser considerada ok para o tablet que temos em mão.
Com ela, por exemplo, foi possível realizar todo o nosso teste de jogos (que durou 1h45) e consumo de aproximadamente ⅓ da bateria, ou seja, seria possível passar quase 5h e meia jogando até que a energia acabe.
Já para reprodução de vídeos no YouTube em Full HD, foi possível reproduzir 1h de vídeos em 50% do brilho com consumo de 13% de bateria, o que dá uma média de mais de 7h de reprodução de vídeos até ir do 100% ao 0%.
O grande calcanhar de Aquiles desse tablet fica por conta da oferta de carregamento de apenas 10W, o que faz com que seu carregamento seja consideravelmente lento, demorando aproximadamente 3h para sair do 0% e ir ao 100%.
Por sinal, vale o registro: esse limite é o limite não apenas do carregador mas também do projeto, não adiantando colocar um carregador mais forte para tentar acelerar um pouco as coisas.
Câmera e microfone
Quem usa tablet rotineiramente sabe que o conjunto de câmeras embarcado foca no básico e como era de se esperar, o BMAX MaxPad i10 segue o mesmo caminho.
O conjunto basicamente consiste em um sensor frontal de 2MP e na traseira, um de 5MP que limitam-se a entregar uma experiência ok, quebrando um galho quando for necessário entrar em uma chamada de vídeo ou registrar informações com a câmera, sendo nesses casos, entregue a captura de vídeos em HD (720p) em ambas as câmeras.
Quanto a captura de fotos, os resultados seguem o esperado para sensores mais simples: imagens que pecam por entregar imagens com mais ruído mesmo em condições ideais de iluminação, reforçando a limitação clássica dos tablets nesse quesito.
Obviamente, a situação tende a piorar quando falamos de fotos noturnas então não. Esqueça a possibilidade de tirar fotos com ele ou qualquer outro tablet mais simples, sério.
Ah, em tempo… o software de câmera também tende ao básico, sendo apenas oferecido o modo automático que inclui apenas as funções HDR, Flash, exibição de grade e timer, que pode ser de 3 ou 10 segundos.
Serviços de streaming
Certamente, o uso mais óbvio e conveniente para um tablet assim é o de reprodução de vídeos e sabendo disso, resolvemos testar também a capacidade de ele conseguir acessar os principais apps presentes hoje no Brasil e ver como ele iria se comportar em cada um deles.
Começando pelo download, instalação e login dos serviços, temos que todos os apps testados, ou seja, Disney Plus, Amazon Prime Video, HBO Max e Netflix puderam ser baixados através da Play Store.
No entanto, é válido aqui citar que não se deve esperar o máximo de qualidade na reprodução, tendo em vista que ele traz a certificação Widevine L3 por padrão, o que limita o Netflix por exemplo em resolução SD, mesmo que você tenha o plano mais caro, limitado ao 4K.
Capa oficial
Comprar um smartphone ou tablet sempre exige pensar também na utilização de capas para proteger o dispositivo e nesse sentido, aproveitamos também para conferir a capa oficial do BMAX MaxPad i10.
Vendido à parte, ela entrega um visual “padrão” quando comparado a outras marcas, mas entrega alguns pontos que consideramos válido aprofundar nessa análise.
Primeiro de tudo, tenho de dizer que a qualidade dela me surpreendeu positivamente. Minha experiência anterior foi com a oficial da Teclast e inegavelmente, essa daqui é mais bem arrematada, ficando bem ajustada ao tablet e permitindo o acionamento sem traumas, algo que não aconteceu no Teclast M40, por exemplo.
Além disso, a versão da BMAX traz reforço nas quinas, o que significa portanto dizer que ela possivelmente entregará uma proteção maior em momento de queda.
Já a tampa tem acabamento em tecido cinza e permite a utilização como um suporte para o tablet, deixando ele levemente inclinado e favorecendo seu uso em chamadas e consumo de vídeo.
O único pecado, no entanto, fica por conta da ausência de um imã para mantê-la fechada e ajudar no controle da tela, mas, considerando o preço cobrado, é pedir um pouco demais.
Vale a pena?
Bom, agora é a hora de colocarmos todos os ingredientes analisados e pensar se vale ou não a pena comprar o BMAX MaxPad i10.
Falando primeiro dos pontos positivos que encontramos nele, podemos citar a tela com boa resolução e qualidade, o sistema operacional sem bloatwares e o desempenho honesto em tarefas corriqueiras e jogos.
Já nos pontos negativos, temos o carregamento lento, a ausência do suporte ao Widevine L1, o sistema operacional com patch de segurança defasado e a qualidade das câmeras.
De maneira geral, podemos dizer que o BMAX MaxPad i10 é um tablet interessante em especial para aqueles que buscam um dispositivo para estudo, consumo de conteúdo e jogos casuais, sem sacrificar tanto o orçamento.
Obviamente, é necessário no entanto o usuário entender que o tablet em questão conta com limitações que devem ser observadas na compra como a ausência de atualizações rotineiras, o carregamento que demora pra completar e a câmera que poderia ser um pouco melhor.
Se pra você, esses pontos não afastam a compra, os links para achar ele e a capinha oficial estão no comentário fixado, lembrando sempre que ele é um dispositivo importado, o que significa dizer que ele pode ser taxado ao chegar no Brasil.
Onde comprar?
Os interessados em comprar um BMAX MaxPad i10 podem fazê-lo na loja oficial da marca na AliExpress, através dos links abaixo: