Facebook anuncia parcerias visando combate a “Fake News”

Posts denunciados como falsos pelos usuários passarão por validação das agências Aos Fatos e Agência Lupa, visando combater as já conhecidas “Fake News”

As fake news existem desde que o mundo é mundo mas somente após as eleições americanas, se tornou algo visado graças às frases de efeito do Presidente Donald Trump, chamando a imprensa tradicional de maquina de fake news, toda vez que era noticiado algo que não agradava à época o empresário e atual presidente americano.

Obviamente, com o crescimento do acesso à internet, esse problema se tornou mais crônico e pulverizado em todos os lugares do mundo, afinal, as fake news tem a receita do sucesso para viralizar (ou seja, ser compartilhada efusivamente) em todas as plataformas de comunicação disponíveis hoje no mundo conectado.

Sabendo de todos os problemas relacionados a isso (inclusive a má imagem perante ao mercado por não ter combatido por muito tempo as famigeradas fake news), o Facebook anunciou hoje a parceria com duas agências de combate às noticias falsas: a “Agência Lupa” e a “Aos Fatos”.

Facebook Fact Check
Facebook Fact Check

As agências terão acesso às notícias reportadas pelos usuários como sendo falsas para verificar sua veracidade e posicionar a rede perante elas. Segundo o Facebook, conteúdos tidos como falsos terão redução significativa em sua distribuição orgânica no Feed e páginas dentro do Facebook que tiverem como padrão o compartilhamento de notícias falsas, o alcance diminuído.

Segundo a rede social, esse mecanismo de combate às fake news permitiu a redução em até 80% da distribuição orgânica de notícias consideradas falsas por agências de verificação parceiras nos Estados Unidos, onde a ideia começou a ser testado a algum tempo.

Facebook Fact Check – Como funciona

Outro ponto que chama a atenção no anuncio é que, além dos pontos citados anteriormente, o Facebook comunicará tanto a pessoas como a administradores de páginas que tentarem compartilhar o conteúdo tido como falso, alertando que sua veracidade foi verificada e questionada pelas agências parceiras, além do impedimento no impulsionamento das notícias, impedindo assim que as fanpages não possam mais utilizar esse tipo de ferramenta para ganhar audiência.

Artigos Relacionados

Aos Fatos e Agência Lupa poderão, ainda, associar a sua checagem a uma notícia que tenha sido questionada. Esse texto com a checagem será mostrado no Feed de Notícias por meio do recurso Artigos Relacionados, fornecendo mais contexto às pessoas para que tomem decisões mais informadas sobre o conteúdo que consomem.

O programa de verificação de notícias do Facebook está disponível em alguns países e conta com a parceria de organizações de checagem integrantes da International Fact-Checking Network (IFCN), da Poynter.

Fonte: Facebook

Total
0
Shares
Previous Post

[Rumor] Imagens dos Moto C2 e Moto C2 Plus surgem na internet

Next Post

Pyke, o novo Suporte de League of Legends é revelado pela RIOT

Related Posts