Ontem, 04/08, o Google lançou o Nearby Share, recurso que se assemelha ao que já vimos no Android Beam contudo, ao invés da transmissão do arquivo ser feita ao aproximar um dispositivo do outro via NFC, são utilizados outros recursos sem fio dos dispositivos, o que torna muito parecida com o AirDrop da Apple.
O novo recurso está disponível para dispositivos com Android 6.0 Marshmallow (este ainda tem nome de sobremesa) ou acima. É interessante salientar que essa nova função não exigirá que os usuários estejam muito próximos, detalhe muito importante em tempos distanciamento social ocasionado pela pandemia de coronavírus (COVID-19).
Assim como o AirDrop, o funcionamento recurso é bem simples: basta você iniciar o compartilhamento de algum ficheiro e clicar no botão referente ao Nearby Share para enviar para a pessoa que você deseja.
Você pode ficar visível para outros dispositivos apenas se essa pessoa fizer parte de seus contatos. No caso de quem recebe o arquivo o dispositivo irá receber uma notificação pop-up para aceitar ou rejeitar a transferência, evitando assim a exposição da privacidade dos usuários.
A troca dos arquivos não se limita apenas ao Wi-Fi. O sistema automaticamente seleciona a maneira mais eficaz de realizar a transmissão. Podendo ser, além do Wi-Fi, o Bluetooth e o WebRCT.
Dessa forma, o compartilhamento de arquivos não exige a utilização de internet para a transferência, poupando seus dados móveis.
Não fique muito animado (ainda)
O recurso só foi liberado para alguns dispositivos da linha Pixel (Google) e da Samsung mas é bem possível que em algumas semanas o recurso chegue a mais dispositivos.
Além disso, o recurso também já foi visto recentemente no Chrome OS, o que significa dizer que este poderá facilitar o envio de arquivos entre Chromebooks e smartphones com Android.
Enquanto o Google não disponibiliza o recurso você pode testar soluções já existentes, como o Mi Drop e o já bastante conhecido Airdroid.