Com desembarque no final de setembro para PC e Nintendo Switch, o Horizon Chase 2 chega com a missão de manter a boa fama que tem desde a sua primeira edição, vista em 2015.

Considerado um tributo aos arcades, o Horizon Chase apostou em uma remontagem atualizada do jogo Top Gear (de 1992), incluindo a participação do autor da trilha sonora do jogo que foi inspiração para o projeto.

Para poder conferir em detalhes como ficou essa nova edição e como ela roda em um PC, nos foi cedido gentilmente uma licença, o que permitiu a publicação desta análise completa. A eles, o nosso muito obrigado antecipado.

Hardware mínimo e recomendado

Para começar, vale aqui abordarmos quais são os requisitos ao jogarmos o Horizon Chase 2 no PC, com disponibilidade através da Epic Games Store.

MínimoRecomendado
ProcessadorQuad Core de 2,50 GHzQuad Core de 3,0 GHz ou superior
GPUNVIDIA GeForce GTX 760, AMD Radeon R9 270XNVIDIA GeForce GTX 1060, AMD Radeon RX 470
RAM4GB8GB
Armazenamento15GB disponível15GB disponível
Sistema operacionalWindows 10Windows 10

Por aqui, nosso setup seguiu o padrão considerado recomendado, graças ao uso de um processador AMD Ryzen 5 3600, GPU NVIDIA GeForce RTX 3050 e 16GB de RAM, o que permitiu tirar o máximo de experiência no jogo.

Gráficos e trilha sonora do Horizon Chase 2

O Horizon Chase original trouxe um grande desafio para a equipe de desenvolvedores da Aquiris e felizmente, a equipe acertou demais a mão nos gráficos e trilha sonora do Horizon Chase 2.

A trilha novamente assinada por Barry Leitch agrada e envolve como deve ser e no geral, encaixa como uma luva nos cenários e menus, tornando toda a experiência de jogo imersiva como deve ser, sem abrir a mão de ser uma justa homenagem aos retro games.

Por falar nos gráficos, aqui temos a manutenção do que agradou desde o começo, com benefícios extras pela plataforma utilizada, o que inclui a possibilidade por exemplo de se beneficiar da função VSYNC e também, de ajustar a qualidade gráfica através das configurações do jogo.

Horizon Chase 2 - Monitor e áudio

É um jogo que encanta os olhos e que tem capacidade de encantar tanto os saudosistas quanto os mais jovens.

Jogabilidade e cenários do Horizon Chase 2

Hora de falar de um ponto importante e que pode pesar de forma positiva ou negativa na jogatina: a jogabilidade e os controles utilizados durante a partida.

No geral, dá pra dizer que o Horizon Chase 2 é um jogo feito para se divertir sem precisar decorar dezenas de comandos e controles, sendo basicamente utilizado os já tradicionais comando em seta para dirigir o carro, o espaço para ativar o nitro e o esc para pausar o jogo.

Horizon Chase 2 - Controles

Sim, é só isso de comando mesmo. Você joga com conforto usando basicamente seis teclas no seu teclado o que, em um mercado onde se tenta colocar milhões de funções e comandos, é um excelente diferencial disponível.

Obviamente porém, esse jogo ainda exige que você tenha certa habilidade na direção e raciocínio lógico para não entrar pelo cano ativando ações na hora errada como por exemplo, usar o nitro em cima de uma curva ou fazer ela de forma despretensiosa.

Carros disponíveis

Ao todo, ao menos por enquanto, são exibidos ao todo 12 espaços de carro no Horizon Chase 2, com 4 opções iniciais disponíveis: Cruiser-R (conversível), Sentinel (cupê), Bumbá (pickup) e Next (hatchback compacto).

Horizon Chase 2 - Carros

Todos os carros, por sua vez, contam com possibilidade de personalização de pintura e carroceria, geralmente oferecendo 8 opções de cores e carrocerias que variam nos iniciais entre 3 e 4 opções.

  • Horizon Chase 2 - Carros 2
  • Horizon Chase 2 - Carrocerias
  • Horizon Chase 2 - Pinturas
  • Horizon Chase 2 - Rodas

Adicionalmente, ainda é possível escolher entre as 16 opções de rodas disponíveis, sendo normalmente oferecidas através da conclusão de circuitos ou então, comprando.

Crossplay no Horizon Chase 2

Um destaque importante quando falamos do Horizon Chase 2 é a possibilidade de realizar crossplay entre plataformas, o que significa dizer que você poderá participar de partidas com outros jogadores através da área “Playground”.

Nessa área, você tanto pode fazer partidas aleatórias com outros jogadores online com os modos “Corridas online” e “desafios” como também, se beneficiar do “multijogador” que dá a possibilidade de criar uma “equipe local” dividindo a tela em 4, entrar em uma “equipe online” ou “criar equipe online”, ambas com até 4 amigos.

  • Horizon Chase 2 - Playground
  • Horizon Chase 2 - Playground Multijogador

Vale aqui citar que, para a utilização desses modos online, o jogo utiliza a sua conta na Epic Games para poder se conectar para partidas online independente da modalidade e no geral, o modo “Corridas online” tende a achar partidas consideravelmente rápidas.

Diálogos involuntários são destaque a parte

Um detalhe que me chamou a atenção durante a jogabilidade são as caixas de diálogo que vão surgindo durante a partida e tornam até engraçada a experiência de jogo.

Dentre as mensagens que são exibidas, temos desde provocações à outros jogadores como também, mensagens que fazem sentido durante a transmissão em redes sociais (como o pedido de se inscrever e dar like) e até, de colocar a culpa nos outros pelos erros de direção de quem joga.

  • Horizon Chase 2 - Diálogos
  • Horizon Chase 2 - Diálogos
  • Horizon Chase 2 - Diálogos
  • Horizon Chase 2 - Diálogos
  • Horizon Chase 2 - Diálogos
  • Horizon Chase 2 - Diálogos
  • Horizon Chase 2 - Diálogos

Tem para todos os gostos e perfis mas obviamente, essas interações são totalmente automatizadas e não dependem do jogador para acontecer (a não ser que seja uma fala vinculada a uma ação sua propriamente dita).

Dá pra jogar offline?

Um ponto que ao menos pra mim vem se tornando cada vez mais relevante é a possibilidade de jogar offline, especialmente por a minha operadora adorar me deixar sem sinal de internet por horas nos mais variados dias e faixas de horários.

Felizmente, boa parte da experiência de jogo pode sim ser aproveitada sem que se esteja online, sendo possível tanto no “Volta ao Mundo” quanto no “Playground” na área de desafios e no multijogador com equipe local.

No entanto, é possível observar que os detalhes que antes exibiam o seu usuário na Epic Games Store passa a trazer apenas um nome de usuário genérico.

E aí, vale a pena?

Bom, é inegável que o Horizon Chase 2 é de longe um dos jogos mais divertidos para se ter instalado meramente por se dedicar não a ser o título com gráfico mais realista ou maiores efeitos de ray tracing mas meramente, por focar no que realmente importa que é o entretenimento.

Para isso, considero como diferenciais a jogabilidade des complicada, as possibilidades de jogo (que vão do online ao offline) e bons itens de personalização, além de obviamente trazer belos gráficos e uma trilha sonora matadora.

Atualmente, o Horizon Chase 2 pode ser comprado na Nintendo Store (para Nintendo Switch) ou na Epic Games Store (para PC) pelo preço sugerido de R$ 112,50, além de ser oferecido dentro do Apple Arcade para usuários de aparelhos da Apple.

Categorias vinculadas:

JOGOS, PC, REVIEWS,

Última atualização: 08/10/2023