Com a chegada oficial de 2023, é possível começarmos a conversar sobre o encerramento do último trimestre de 2022, entendendo assim como estão algumas coisas no mercado de conteúdo aqui no Brasil.
Uma das possíveis análises que podemos conferir, por exemplo, é como estão as participações dos principais serviços de streaming atualmente para brasileiros, algo que nos foi revelado oficialmente pela JustWatch nessa semana.
Segundo o levantamento, o TOP 3 de streaming segue dominado pela Netflix (com 30%), Amazon Prime Video (21%) e Disney Plus (15%), sendo seguido de perto pela HBO Max (11%), Globoplay (8%), Star Plus (6%) e Apple TV+ (4%).
Além das plataformas citadas, ainda é sabido que os demais serviços de streaming acumulam ao todo 5% do mercado, não sendo citados quais são os mesmos individualmente.
Um ponto interessante que chama a atenção no gráfico acima é percebermos os dois principais serviços (Netflix e Amazon Prime Video) dominam a preferência, ultrapassando juntas os 50% de participação (são 51%, para ser mais exato).
Outro detalhe que chama a atenção é como optar por duas grifes pode ser prejudicial em um ranking afinal, se Disney Plus e Star Plus estivessem juntos, teríamos eles empatados com o Prime Video, da Amazon e bem confortável a frente do HBO Max.
Outro bom ponto de observação com o fechamento do último semestre no Brasil é a evolução de cada uma das plataformas no mercado brasileiro, agora com o ano de 2022 fechado.
Nesse aspecto, temos a clara percepção de que o Disney+ e Star+ foram os que melhor performaram no ano, crescendo 2% em 2022, sendo, no entanto, observado que a plataforma do Mickey pode ter encontrado o seu plateau, ou seja, seu limite viável para crescimento.
Na contramão, é possível observar que a Netflix regrediu um pouco em sua participação, estabilizando no limite dos 30% de participação, o que pode ser um bom indicativo para a concorrência.
No mais, o mercado permaneceu estável, sendo as flutuações mês-a-mês não impactado de forma relevante na base de usuários ativos.
Curiosamente também, temos no segmento de “Outros” uma desidratação considerável mas com uma potencial recomposição na reta final do ano.
Fonte: JustWatch
Imagem em destaque: JESHOOTS @ Pexels
[no_toc]