MediaTek-M80-5G

MediaTek lança M80, primeiro modem da marca para redes mmWave e sub-6 GHz

Anunciado ao mercado ontem, o MediaTek M80 foca em atender smartphones com a oferta das SA e NSA e atinge pico de velocidade de 7,67 Gbps

A taiwanesa MediaTek oficialmente ontem ao mercado consumidor a inclusão de mais um modem em seu catálogo de suporte ao 5G: o MediaTek M80, que chega com a missão de elevar o nível dos aparelhos que apostam nas soluções da empresa.

O principal destaque quando falamos do MediaTek M80 5G fica por conta da combinação das tecnologias mmWave (ondas milimétricas) e 5G sub-6 GHz em um único chip, garantindo assim o suporte a arquiteturas non-standalone (NSA) e standalone (SA), o que dá aos aparelhos a possibilidade de atingir uma taxa de pico de 7,67 Gbps em downlink e 3,76 Gbps no uplink.

Além disso, também é confirmado pela MediaTek que o M80 oferece suporte a redes dual SIM em 5G, dual 5G NSA e SA e dual Voice over New Radio (VoNR) para conexão mais confiável, favorecendo portanto em especial aparelhos que oferecem setup dual chip para seus usuários.

“À medida que as implementações 5G aumentam, o mmWave está se tornando cada vez mais importante, especialmente nos EUA. O novo modem 5G da MediaTek integra suporte para redes sub-6 GHz e mmWave para aproveitar esta oportunidade e dar aos fabricantes de dispositivos mais flexibilidade. Para aprimorar a experiência 5G dos usuários, o novo modem suporta os mais recentes padrões e especificações de celulares globais e inclui as tecnologias de economia de energia exclusivas da MediaTek com velocidades ultrarrápidas.”

JC Hsu, vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de negócios de comunicações sem fio da MediaTek

Ainda segundo a taiwanesa, o MediaTek M80 integra as tecnologias 5G UltraSave, que aprimoram o design de chip único para fornecer outra camada de melhorias para economia de energia. As tecnologias UltraSave Network Environment Detection e UltraSave OTA Content Awareness ajustam dinamicamente a configuração de energia e a frequência operacional com base no ambiente de rede.

O M80 também integra a tecnologia Dynamic Bandwidth Part (BWP), que foi projetada para otimizar o uso da largura de banda para acomodar solicitações de transferência de dados leves ou pesados e a tecnologia Connected Mode DRX (C-DRX) que mantém o modem permanentemente regularmente ligado no modo standby e conectado.

Em resumo, temos que o MediaTek M80 oferece as seguintes tecnologias de rede embarcadas:

  • Padrão 3GPP Versão 16;
  • Conectividade dual Sub-6 GHz e mmWave, com carrier aggregation
  • 5G NR (FR1) para carrier aggregation para mais de duas operadoras
  • 5G mmWave (FR2) até 8CC;
  • Carrier aggregation 5G com Mixed Duplex (TDD + FDD);
  • Pronto para compartilhamento de espectro dinâmico (DSS);

Por enquanto, não há uma confirmação exata sobre quando começarão a ser vistos aparelhos no mercado consumidor com o MediaTek M80 mas a expectativa é que isso ocorra no decorrer de 2021.

Fonte: MediaTek

Total
0
Shares
Previous Post
CBLOL Academy

CBLOL Academy 2021: confira quais serão os confrontos dessa semana [02/02 e 03/02]

Next Post
CBLOL-2021

CBLOL 2021 – 1º split: confira quais serão os confrontos dessa semana [06/02 e 07/02]

Related Posts