Recentemente, tivemos a chegada de novos aparelhos da MEIZU no mercado global, sendo esse movimento a reabertura para que dispositivos da marca cheguem a outros mercados que não somente o chinês.
No anúncio, realizado em 20 de maio, a marca trouxe oficialmente as linhas MEIZU Mblu 22 e MEIZU Note 22, além dos vestíveis StarV View AR Glasses e StarV Ring2, sendo confirmada a chegada de smartphones em mais de 30 regiões, incluindo a América Latina.
Sabendo dessa informação e movido pela eterna curiosidade de entusiasta, resolvi acessar a base de dados da ANATEL para ver se tínhamos alguma coisa de relevante ou nova da marca e para minha surpresa, tinha sim.
Identificado pelos certificados de homologação 01696-25-09732 e 01695-25-09732, tivemos a passagem das baterias BA411 e BA416, com emissão realizada no dia 14/06/2025, conforme pode ser conferido abaixo na extração feita hoje.
Segundo informações do certificado liberado, a BA411 tem capacidade nominal de 5.850 mAh, o que significa portanto dizer que faz parte de um aparelho que conte com capacidade divulgada de 6000 mAh.
Essa informação nos leva a concluir que ela não faz parte da ficha de um dos aparelhos lançados no mês passado mas de um anterior, ou seja, do MEIZU Note 21 ou do MEIZU Lucky 08.
Já a BA416 tem capacidade nominal confirmada de 4.850 mAh revelada pela ANATEL, o que possivelmente significa dizer que temos a bateria de um aparelho que oferece 5000 mAh.
Essa bateria é a que mais tem potenciais aparelhos vinculados à ela (lembrando que aqui, estamos nos baseando apenas na capacidade, tendo em vista que foi impossível achar referências dela sendo ligada a um aparelho oficialmente), sendo candidatos os recém-lançados MEIZU Note 22, MEIZU Mblu 22 e MEIZU Mblu 22 Pro, além do MEIZU Mblu 21 e MEIZU Note 21 Pro (que literalmente repete a ficha do certificado na página de especificações).
Independente do modelo, temos aí potencial para que a marca desembarque no Brasil trazendo um aparelho básico ou intermediário, ou simplesmente essa homologação ser um balão de ensaio para algo mais moderno nos próximos meses.
Quem homologou a bateria da MEIZU?
Mas tá, quem afinal registrou a bateria da MEIZU na ANATEL?
A resposta clara e objetiva sobre essa pergunta é que foi uma empresa chamada Value Trade Comercial Importadora e Exportadora LTDA, registrada na Receita Federal com o CNPJ 46.020.577/0002-47.
Essa empresa, segundo a ANATEL, está também responsável pela homologação de produtos de outras marcas.
Para se ter uma noção, ela também conta com homologações da itel (com destaque para os smartphones itel S25 Ultra, Power 40 e A90) e do TECNO CAMON 40, o que pode significar uma importadora multimarcas especializada em trazer aparelhos para o Brasil sem exclusividade de operação.
MEIZU já teve teve venda de aparelhos no Brasil
Apesar de pouco lembrado, a MEIZU já teve aparelhos vendidos no Brasil por meio de um importador, que oferecia um kit que ia além apenas do smartphone: a ViStation.
Essa chegada que durou pouco tempo e começou com a chegada do duo MEIZU MX4 e MEIZU MX4 Pro, posteriormente acompanhado do MEIZU M5S, MEIZU M6T e MEIZU C9 em lançamentos pontuais com o passar do tempo.
No entanto, o foco mesmo da ViStation era vender o seu “kit de produtividade” que era composto pelo Vi Cast, Vi Center e Vi Drive, permitindo adicionar algumas funcionalidades extras aos aparelhos.
Resumidamente, o Vi Cast permitia conectar o aparelho com a TV, o Vi Drive é um dispositivo de armazenamento e compartilhamento via Wi-Fi com um cartão MicroSD de 32GB incluso e o Vi Center, uma torre multifuncional que permitia carregar o aparelho e projetar um teclado virtual na mesa e o Vi Drive,
Será que veremos em breve a chegada de mais marcas ao país de proveniência chinesa? Isso, só o futuro dirá mas considerando o recente interesse delas em vir para o país, não é impossível imaginar que sim.
E aí, quais suas apostas? Conta pra gente nos comentários!