Disponível no Brasil para aqueles que buscam uma multifuncional compacta e com tanque de tinta, a HP Smart Tank 581 é comumente encontrada abaixo de R$ 1000 em lojas parceiras da marca.

Será que vale a pena? Para responder essa pergunta básica, pegamos uma unidade com a marca e hoje, você confere minhas percepções dessa pequena companheira para o home office e escritório com bom custo/benefício.

O que vem na caixa?

Para começar, vale a pena abordarmos rapidamente o que vem dentro da caixa da HP Smart Tank 581 e nesse sentido, temos que ela traz um uma caixa consideravelmente recheada.

Ao todo, são entregues 5 garrafas de tinta com destaque para duas GT53XL na cor preta, ou seja, com maior capacidade quando comparado com a versão padrão e 3 coloridos de carga única, ou seja, um ciano, um magenta e um amarelo.

HP Smart Tank 581 - kit inicial
Kit inicial vem completo e surpreende por trazer não uma mas duas garrafas de tinta XL pretas

Ainda acompanha na caixa de acessórios um cabo para alimentação tipo 8 e curiosamente, os cabeçotes de impressão lacrado e disponibilizados junto com o kit inicial, bem como a tradicional papelada que inclui guia rápido, informações de garantia e mais.

Por fim, temos obviamente a impressora que chega bem embrulhada e com lacres de segurança para todos os lados, o que garante segurança no transporte e também, que a impressora está zerada.

Como é o design a HP Smart Tank 581?

Bom, hora de falarmos do design da HP Smart Tank 581 e o que vale a pena observar na hora de alocar ela em seu escritório ou em casa.

Para começo de conversa, a HP Smart Tank 581 traz formato mais tradicional e quadradão visto em multifuncionais presentes no mercado. Os destaques por aqui ficam para a disponibilidade de uma bandeja externa para folhas na parte traseira, um balcão com área para digitalização acompanhado de um painel compacto para ações básicas e botão de liga/desliga.

  • HP Smart Tank 581
  • HP Smart Tank 581
  • HP Smart Tank 581
  • HP Smart Tank 581
  • HP Smart Tank 581

Apenas para não passar em branco, o painel de controle traz sete botões com clique físico e retro iluminados, sendo eles para cópia colorida ou em preto, cópia de identidade, os botões para Wi-Fi e informações e por fim, os botões para continuar ou cancelar.

Já na parte frontal temos uma porta que pode ser aberta para acesso aos reservatórios de tinta no lado esquerdo, cabeçotes de impressão e acesso a parte interna da impressora, caso seja necessária alguma intervenção em caso de atolamento de papel. Fechada, é possível encontrar também uma bandeja para que as impressões sejam temporariamente armazenadas, com divisão em dois estágios.

  • HP Smart Tank 581
  • HP Smart Tank 581
  • HP Smart Tank 581

Ah, quase esqueço! Na traseira da impressora encontramos as conexões físicas da HP Smart Tank 581, o que significa dizer que no canto esquerdo você encontrará o conector para energia e uma entrada para cabo USB-B que, vale lembrar, não faz parte do kit inicial.

HP Smart Tank 581 - Conexões

Deixando a HP Smart Tank 581 pronta para uso

Bom, para testar precisamos colocar a HP Smart Tank 581 em condições de uso e vale a pena aqui abordarmos como foi a experiência de montagem, com principal enfoque para o que veio dentro da caixa para acoplar.

O primeiro detalhe importante é que a configuração dela começa pelo carregamento dos reservatórios de tinta e aqui, entrou minha primeira surpresa e elogio ao projeto da HP. A HP Smart Tank 581 é uma das primeiras que vejo o cuidado para não transformar o carregamento um caos na sua mesa.

As garrafas trazem adaptações para que não seja possível vazar tinta antes ou depois do carregamento, o que significa dizer que dificilmente você conseguirá ficar com a mão toda suja de tinta, algo que tende a ser traumático em algumas impressoras mais antigas.

Ao você encaixar a garrafa no reservatório, a tinta segue seu fluxo e desce até o reservatório sem a necessidade de qualquer ação extra: é só encaixar e deixar a tinta fluir.

Outro ponto válido de se citar aqui é a experiência com a garrafa XL, ou seja, a que traz mais tinta que o necessário para colocar no reservatório preto. Com ela, foi possível completar o reservatório e ainda guardar a garrafa com alguma quantidade (em tese, sobra o suficiente para uma nova recarga completa), o que serviu para confirmar por aqui que realmente, dá pra tirar mesmo com tinta sem fazer lambança.

Feitas as recargas, foi a hora de colocarmos os cabeçotes de impressão, o que achei uma boa postura da HP pois já deixa o usuário vacinado para um potencial procedimento de substituição futura dessa peça, sem depender de assistências técnicas.

Para colocar, o procedimento se assemelha muito ao que vimos em impressoras de cartucho, ou seja, você remove a peça plástica temporária, abre os pacotes, remove os lacres e encaixa na área dedicada, sendo necessário aplicar uma pequena pressão para que o encaixe aconteça.

Configurando e conhecendo o HP Smart

Hora de configurar ela para conversar com o PC, smartphone e/ou tablet que você possui e tudo isso é feito através do aplicativo próprio da marca, o chamado HP Smart.

Intuitivo, ele será capaz de ajudar de forma simples a realizar a vinculação da HP Smart Tank 581 com a sua rede Wi-Fi, o que garante tanto a possibilidade de trabalhar com impressões sem cabo nos seus dispositivos como mandar impressões até mesmo fora de casa.

Após configurado, o layout exibido no app inclui um bloco com a impressora acompanhado dos níveis estimados de tinta e embaixo, botões para funções importantes como a digitalização, impressão de documento, fax móvel e mais.

  • HP Smart App Windows
  • HP Smart App Windows
  • HP Smart App Windows

Já na lateral esquerda, temos um menu que traz como destaque a função “Diagnosticar e corrigir” para verificações em caso de problemas com a impressora e as configurações do aplicativo, com possibilidade de personalização de blocos, fixação do app na tela inicial e mais.

HP Smart App Windows

Voltando para a tela principal, as opções relacionadas a impressora podem ser acessadas clicando diretamente sobre ela, dando acesso aos status, informações, configurações, ferramentas e gerenciamento.

Resumindo: o aplicativo é, como sempre, bem completo e dá acesso à funções úteis que permitem a gestão e manutenção da impressora.

Usando a HP Smart Tank 581

Ok, mas e no uso de dia a dia, como é a HP Smart Tank e, como ela se comporta nas conexões Wi-Fi?

Meu uso por aqui focou majoritariamente na comunicação sem fios entre um desktop com Windows 11 e a impressora e no geral, posso dizer que felizmente a impressora comportou-se bem, sendo bem esperta e atendendo quase que de forma imediata as demandas de impressão feitas, seguindo basicamente as médias confirmadas pela própria marca na página do produto.

Relembrando, os temos estimados para a HP Smart Tank 581 em preto e branco podem ser de até 22 páginas por minuto em uma impressão em preto no modo rascunho, ou até 12 páginas, caso opte pela configuração normal.

Já no colorido, a estimativa dada é de imprimir 5 páginas por minuto no modo normal.

Nos testes práticos, o que obtivemos por aqui foi uma impressão padrão de documento bancário nas configurações de modo preto e branco com 300 dpi via Google Chrome, tivemos um total de 12 páginas impressas, ou seja, exatamente o valor citado para o chamado modo rascunho.

Já no colorido, aproveitei a oportunidade para imprimir uma credencial de evento (que traz grafias coloridas e uma foto porém, sem tomar toda a folha e foram necessários aproximadamente 20 segundos tanto em 300 dpi quanto em 600 dpi para que ela fosse completamente impressa, colocando, portanto, uma média de 3ppm.

Esses números mostram que no geral, a HP Smart Tank 581 tende a ser eficiente e rápida nas impressões, demorando pouco para entregar o que é demandado, especialmente se a aposta for em impressões em preto e branco.

Já em uma situação extrema de impressão colorida de alta definição (com 1200 dpi), a impressora demorou aproximadamente 13s para receber a mensagem com o que deveria ser impresso e quase 15 minutos para realizar toda a impressão de um banner que ocupou toda a folha A4, entregando uma impressão impecável e bem detalhada.

Por fim, temos de destacar aqui o bem-vindo modo de impressão de identidades, que “monta” a impressão de documentos de identificação que normalmente exigem certa paciência para e fazer e atenção na hora de recolocar a folha.

No caso dessa função, porém, o máximo que você precisa fazer é colocar o documento que deseja copiar no canto da bandeja de digitalização e solicitar a cópia para que ela digitalize um lado, solicite o verso e só aí, imprima totalmente a cópia.

Nesse caso, a cópia será entregue de forma vertical, sendo colocadas as duas faces do documento em coluna ao invés de próximas e em linha como normalmente é visto nas lojas de cópia, ou seja, talvez seja mais interessante fazer manualmente.

Digitalização

Se estamos falando de uma multifuncional, vale a pena abordar também a parte de digitalização da HP Smart Tank 581 e nesse sentido, temos a solução tradicional e mais simples conhecida no mercado que é a oferta de uma bancada de digitalização.

A área útil para realizar as digitalizações mede 30 x 22 cm (área efetivamente ocupada pelo vidro) e permite realizar escaneamento de documentos que incluem folhas no tamanho A4 ou carta.

HP Smart Tank 581 - Balcão de digitalização

Em resolução, as especificações técnicas prometem suporte a até 1200×1200 dpi o que, em termos práticos, significa dizer que temos um scanner competente que consegue reproduzir com boa qualidade fotos e documentos.

Garantia da HP Smart Tank 581

Uma parte importante de se falar na HP Smart Tank 581 é que ela por padrão traz 1 ano de garantia mas, ao menos por enquanto, a marca vem oferecendo a extensão com garantia complementar aos compradores que cadastrarem a compra no site oficial da Promoção Care Pack (que pode ser acessado clicando aqui) em até 60 dias corridos da emissão da nota.

O formulário, que é simples e exige uma cópia digital da nota fiscal, demora aproximadamente uma semana para ser respondido e faz com que a garantia total da impressora passe a ser de dois anos, sendo 1 ano da garantia padrão e mais 1 ano complementar através do HP Care Pack.

Vale a pena?

Hora de colocar tudo na balança e pensar se vale a pena investir na HP Smart Tank 581 e também, entender quais pontos podem ajudar ou dificultar a sua escolha.

No geral, dá pra cravar que a HP Smart Tank 581 é uma excelente multifuncional e se coloca como uma boa compra quando o foco é ter uma impressora jato de tinta atual gastando pouco e com bons diferenciais.

Os únicos pontos que podem atrapalhar um pouco a compra dessa HP Smart Tank 581 é a ausência de uma gaveta interna para o papel, o que exige mais espaço na sua mesa para posicionar a impressora e a necessidade de ação manual para impressão em frente e verso, algo que é até comum de se ver nesse segmento que ela está.

Entre os pontos que mais me agradaram nela, temos o fato de vir com um excelente kit inicial com duas garrafas de tinta preta XL em um mercado que as fabricantes tendem a mandar apenas o básico, a fácil substituição dos cabeçotes de impressão caso necessário e também as funcionalidades adicionais como a possibilidade de digitalizar facilmente uma identidade.

Onde comprar?

Disponível no site oficial da marca e em parceiras como a KaBuM!, Amazon e Girafa, a HP Smart Tank 581 tem preço sugerido de R$ 1.125 mas é rotineiramente encontrado abaixo disso, como pode ser conferido abaixo.

Categorias vinculadas:

REVIEWS,

Última atualização: 15/04/2024

Tags: