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NVIDIA ajuda o setor de varejo a resolver problema de retração de US$100 bilhões

Desenvolvedores podem criar aplicações de prevenção de perdas rapidamente usando novos workflows de IA de varejo da NVIDIA, desenvolvidos em micros serviços nativos do cloud, que incluem modelos pré-treinados em centenas de produtos propensos a roubo

O setor global de varejo tem um problema de US$100 bilhões. A “retração”, que é a perda de mercadorias ocasionada por roubos, danos e perdas, prejudica muito o lucro dos varejistas. Estima-se que 65% da retração aconteça por roubo, de acordo com a Pesquisa de Segurança do Varejo de 2022 da National Retail Federation, realizada em parceria com o Loss Prevention Research Council. Muitos varejistas estão relatando que os roubos mais do que dobraram recentemente, impulsionados pelo aumento dos preços dos alimentos e outros itens essenciais.

Para facilitar a criação e implantação rápidas de aplicações projetadas para evitar roubos, a NVIDIA anuncia três workflows de IA de varejo, desenvolvidos com base nos Microsserviços do Metropolis. Eles podem ser usados como os componentes básicos sem código ou com poucos códigos para aplicações de prevenção de perdas porque são pré-treinados com imagens dos produtos mais roubados, bem como softwares para conectar à aplicações de loja existentes em máquinas de pontos de venda e para o rastreamento de objetos e produtos em lojas inteiras.

“O roubo no varejo está aumentando devido à macrodinâmica, e ameaça sobrecarregar o setor”, diz Read Hayes, diretor do Loss Prevention Research Council. “Agora, as empresas estão enfrentando a realidade de que o investimento em soluções de prevenção de perdas é um requisito fundamental.”

Os workflows de IA de varejo da NVIDIA, disponíveis no pacote de software NVIDIA IA Enterprise, incluem:

  • Workflow de IA de Prevenção de Perdas no Varejo: os modelos de IA desse workflow são pré-treinados para reconhecer centenas de produtos mais frequentemente roubados, incluindo carne, álcool e sabão para roupas, nos diferentes tamanhos e formas em que são oferecidos.
    Com a geração de dados sintéticos do NVIDIA Omniverse, varejistas e fornecedores independentes de software podem personalizar e treinar ainda mais os modelos para centenas de milhares de produtos de lojas.
    O workflow é baseado em uma técnica de aprendizado de poucas imagens de última geração desenvolvida pela Pesquisa na NVIDIA que, com o aprendizado ativo, identifica e captura novos produtos digitalizados por clientes e colaboradores de vendas durante o checkout para, em última instância, melhorar a precisão do modelo.
  • Workflow de IA de Rastreamento com Várias Câmeras: oferece recursos de vários alvos e várias câmeras (MTMC – Multi-Target, Multi-Camera) que permitem aos desenvolvedores de aplicações criar mais facilmente sistemas que rastreiam objetos em várias câmeras por toda a loja. O workflow rastreia os objetos e os funcionários da loja pelas câmeras e mantém uma identidade exclusiva para cada objeto. Os objetos são rastreados por incorporações ou aparências visuais, em vez de informações biométricas pessoais, para manter a privacidade total do comprador.
  • Workflow de Análise de Lojas de Varejo: usa a visão computacional para oferecer insights para análise de lojas, como tendências de tráfego das lojas, contagem de clientes com cestas de compras, ocupação dos corredores e muito mais com painéis personalizados.

Os workflows são desenvolvidos com base nos Microsserviços do NVIDIA Metropolis, uma forma sem código ou com poucos códigos para criar aplicações de IA. Os microsserviços fornecem os componentes básicos para o desenvolvimento de workflows de IA complexos e permitem que eles se adaptem rapidamente a aplicações de IA prontas para produção.

Os desenvolvedores podem personalizar e ampliar facilmente esses workflows de IA, inclusive integrando seus próprios modelos. Os microsserviços também facilitam a integração de novas ofertas como sistemas de pontos de venda.

“Os novos workflows de IA de varejo da NVIDIA, desenvolvidos com base em Microsserviços do Metropolis, permitem a personalização dos nossos produtos, o dimensionamento rápido para atender melhor às necessidades de nossos clientes em constante crescimento e o contínuo impulso da inovação no varejo”, diz Bobby Chowdary, diretor de tecnologia da Radius.ai.

“Como parte de nossas ofertas de IA aplicada, a Infosys está desenvolvendo sistemas de prevenção de perdas de última geração alavancando os novos fluxos de trabalho da NVIDIA, incluindo modelos pré-treinados para reconhecimento de SKU de varejo e arquitetura de microserviços”, diz Balakrishna D R, vice-presidente executivo e diretor de IA e Automação da Infosys. “Isto nos permitirá implantar estas soluções mais rápida e em escala nas lojas e linhas de produtos, ao mesmo tempo em que também obterá níveis de precisão muito mais altos do que antes”.

“Essa tecnologia de IA de varejo da NVIDIA possibilita a prevenção de perdas para este setor de varejo. Por meio de softwares que conseguem conectar as aplicações existentes em lojas, é possível rastrear objetos e produtos. Isso facilita para minimizar a perda dessas mercadorias seja por roubo, perdas ou danos e que impactam os varejistas”, destaca Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

A NVIDIA revelará mais detalhes de seus workflows de IA de varejo na National Retail Federation Conference, em Nova York, de 15 a 17 de janeiro.

Inscreva-se para ter acesso antecipado aos novos workflows de IA de varejo da NVIDIA para desenvolvedores e saiba mais no Blog Técnico da NVIDIA. Junte-se à NVIDIA na NRF 2023.

Fonte: NVIDIA
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