Quem vive online já deve ter visto algumas vezes ofertas tentadoras de smartphones, tablets entre outras dezenas de produtos. Os pseudo-descontos chegam a 80% e podem a primeira vista parecer uma oferta imperdível.
O problema é: É confiável?
A resposta: Obvio que NÃO!
Não se engane, salvo uma promoção muito especifica (como as de época como a Black Friday), nunca veremos por exemplo um iPhone 5S 16GB que normalmente é R$ 2.699 por módicos R$ 1.599. O descontasso de quase 41% na verdade não vai te dar um iPhone ou qualquer outro aparelho mais barato mas sim te dar uma bela dor de cabeça.
Como apenas preço não entrega que uma loja é falsa (mas já é um sinal para colocar os pés atrás), temos outras dicas para ajudar os internautas a não caírem tão fácil no truque dos ladrões da internet e não ter dor de cabeça.
1 – Observe o endereço do site: Sites como o Ponto Frio nunca farão sites com nomes secundários como PontoFrioPromo.com, PontoFrioSelecao.com e coisas do gênero. E por mais que o façam, o link sempre será remetido pro site oficial (www.pontofrio.com.br).
2 – Nem tudo é o que parece ser. Apesar de o site ser igualzinho, isso não é indicativo de que ele seja real. Hoje em dia, os golpistas se especializaram em criar cópias fieis do site das lojas, em busca de pegar cada vez mais usuários desavisados.
3 – Não confie, mesmo quando parecer vir de fonte confiável. As vezes o coleguinha que te passou o link poderia ser uma vítima potencial mas não tinha limite no cartão pra cair. Fique esperto.
4 – Observe como o site se comporta. Normalmente, quando você clica no botão COMPRAR, você terá proposta de garantia estendida, visualização do carrinho e etc. Clicou em Comprar e apareceu de cara um formulário (ou nas próximas telas), pode correr como se não houvesse amanhã. É falso, com toda a certeza. Por mais que você não tenha cadastro, o PontoFrio por padrão vai te perguntar se tem e, caso não, pedirá primeiro um e-mail pra cadastro e não pedir pra você preencher tudo antes.
5 – Meu antivírus está atualizado, ele me avisará! Nem sempre. Hoje em dia, os ladrões virtuais estão se especializando em não despertar a atenção deles (antivírus). O item 4 é o tipico exemplo disso. Ele não se instalou na sua maquina pra roubar informações, ele te induziu a dar as informações, ou seja, é basicamente um formulários como milhões por ai na Internet.
6 – O PontoFrio não encaminha arquivos com anexos. Veio anexo no e-mail? Pode apostar que é fria.
7 – De onde veio a oferta? O Ponto Frio por exemplo usa como canais de divulgação as redes sociais e o envio de mala direta para clientes cadastrados (item 8 abaixo). Portanto, em redes sociais as ofertas podem vir do twitter oficial (@pontofrio), do Facebook (PontoFrio) e do Google+ (+pontofrio)
8 – Remetentes padrão: O PontoFrio possui remetentes padrão de e-mail e estes não mudam. Se não estão na lista abaixo, não veio do PontoFrio:
- Envio de ofertas: novidades@pontofrio.com.br, relacionamento@news.pontofrio.com.br, relacionamento@comunicado.pontofrio.com.br, pravoce@pontofrio.com.br e news@pontofrio.com.br
- Acompanhamento de pedidos: acompanhamentopedido@sac.pontofrio.com.br
- Atendimento de compra: atendimento@sac.pontofrio.com.br
Viu um site assim, denuncie! Você não precisa se expor indo numa delegacia ou coisa do gênero. É só mandar pra loja a qual foi vitima da fraude e ela se vira pra tirar do ar.
Abaixo uma imagem com alguns dos pontos devidamente sinalizados para facilitar a compreensão do que falei acima.
Agradecemos gentilmente ao @pontofrio (twitter) pela autorização de uso de imagens extraídas do site.
Fonte dos endereços de e-mail padrão e outras informações: Comunicado Ponto Frio