Atualizado recentemente para o Android 10, o ASUS Zenfone 6 (ZS630KL) foi o primeiro aparelho oficialmente disponibilizado no país a receber a mais recente versão do sistema operacional lançado pelo Google. Essa agilidade se deu, em especial por a marca ter participado do processo de testes ainda quando o sistema estava em fase beta e se chamava Android 10 Q, permitindo assim deixar ele praticamente pronto.

No entanto, vimos em grupos, comunidades e até aqui nos comentários que alguns usuários não estavam conseguindo receber a atualização em questão e sabendo disso, resolvemos trazer um passo-a-passo de como o fluxo de atualizações pode ser normalizado no seu aparelho.

A motivação por trás da não atualização automática do ASUS Zenfone 6 (ZS630KL) não está claro mas a principal suspeita que temos é de o aparelho ter perdido a sequência de updates, especialmente se este tenha sido adquirido recentemente e não tenha sido nunca atualizado.

Como por vezes, o update é linkado, ou seja, um depende do outro para acontecer, o aparelho não consegue forçar essa chegada e o resultado é não conseguir receber os patchs mais recentes.


Preparativos

Bom, como eu disse acima, percebi que essa dificuldade foi relatada também em grupos e lá, orientei um dos usuários que obteve êxito em regularizar o fluxo, não havendo no entanto a garantia de que esta seja a solução para o seu caso (mas possivelmente é).

A primeira informação que você precisa verificar e entender é em qual versão está o seu aparelho. Para fazer isso, você deverá acessar as Configurações, clicar em Sistema e depois em Sobre.

Lá, será visto (possivelmente no final da tela) a opção “Informações de software“. Observe atentamente a referência citada pois ela será a base para que possamos dar seguimento para o tutorial, certo?

Teoricamente, a versão original do aparelho (ou seja, a que vem ao sair de fábrica) é o WW-16.1220.1908.191. Os números que você deverá observar são os que marquei em especial em negrito para se basear no início dos seus downloads.

De maneira resumida, o primeiro número representa qual a versão do Android que você tem instalado no seu aparelho, sendo o 16 referente ao Android 9.0 Pie e o 17, ao Android 10. Já o último número refere-se a imagem que você está estacionado.


Mãos a obra!

Atenção, a primeira coisa que gostaríamos de deixar claro é que este procedimento é exclusivo para o ASUS Zenfone 6 (Zs630KL), não devendo as imagens serem usadas para outros aparelhos da linha Zenfone.

Observe também que esse tutorial é feito para o aparelho que conta com a firmware identificada com WW, vendida oficialmente no país e considera a ROM como sendo worldwide, ou seja, a global. Caso você tenha com outra variante, sugerimos que vá ao site da fabricante e verifique pelas imagens compatíveis com o seu aparelho.

Bom, de posse dessas informações, você deverá ir baixando na sequência as imagens que são referentes ao aparelho, podendo se basear na sequência abaixo. Para facilitar, colocamos vinculados a ela o link de cada firmware então, é só baixar.

Exemplo: Se o seu aparelho está na firmware de final 191, você baixará a 193, depois a 194, na sequência a de final 73 e por final, a 110. Caso esteja em uma das intermediárias, só seguir a diante.

Minha principal sugestão é: baixe pausadamente essas firmwares para que você não venha a se perder no procedimento. É mais prático e menos confuso.

Após baixar o arquivo de firmware do ASUS Zenfone 6, coloque esse arquivo na raiz do aparelho (ou seja, dentro do armazenamento base, sem estar dentro de nenhuma pasta).

Ao fazer isso, você possivelmente receberá uma notificação de atualização recebida (pois o aparelho perceberá o aparelho) e oferecerá a instalação. Caso isso não aconteça, vá em Configurações, Sistema e Atualização de sistema e peça para verificar por updates.

Se ainda assim, o update não aparecer, reinicie o aparelho. Normalmente, isso será o suficiente para que o aparelho “enxergue” a imagem.

Siga o procedimento até chegar na versão 110, que é responsável pelo Android 10 com o patch de segurança de novembro.


Respondendo à algumas perguntas:

  • Depois que instalei as atualizações, posso excluir os arquivos *.zip do meu aparelho?

Sim! Ele só é necessário para o processo de update do aparelho. Após a conclusão, você pode remover eles do seu armazenamento interno pois isso não influenciará no seu Zenfone 6.

  • Posso restaurar as configurações originais do aparelho? Perco esses procedimentos feitos?

Não só pode como deve. A restauração das configurações originais é muito indicado quando você faz uma alteração profunda na versão que está instalada no seu aparelho e permite remover resíduos que podem “bugar” o sistema. E não, ao fazer isso, você não volta pra ROM inicial. Ele faz baseada na última que foi instalada. Só não vai esquecer de antes fazer um backup, ein?!

Inclusive, uma dica que damos aos que estão realizando as atualizações é que depois de concluído, restaure as configurações de fábrica para que sejam removidos todos os resíduos de versões anteriores.

Se o procedimento deu certo pra você, não deixe de nos avisar aqui nos comentários. Obviamente, esse espaço também estará aberto para que possam mandar mensagens pra gente e pedir ajuda adicional.