Quem nunca viu aqueles anúncios patrocinados no Facebook oferecendo um Smartphone Lumia 1020 por R$ 199 ou um Smartphone S4 com um descontaço de 84%, saindo após o desconto por módicos R$ 149,90?
Pois é, apesar dos descontos chamativos dados por esses sites, normalmente de compras coletivas, escondem verdadeiras dores de cabeça na forma de aparelhos de telefonia e o pior, pipocam aos montes na Timeline do Facebook como anúncio patrocinado.
Versões normalmente bem elaboradas dos smartphones originais (ou até imagens dos verdadeiros editadas para tirar a logo da marca), são na verdade os bons e velhos aparelhos made in China, a qual a ANATEL está buscando caçar com a portaria de aparelhos não homologados.
Esses aparelhos, como alguns já devem saber, não possuem assistência técnica, seus componentes não são testados para saber o nível de dano a qual podem causar no organismo e, muito provavelmente, não têm a mesma qualidade de acabamento e desempenho dos seus irmãos de grife.
Algumas são verdadeiras aberrações, como o Smartphone Lumia 1020 que vem com Android 4.1, dual chip e uma camera traseira de 3MP (?!?!?).
Já o S4 vem também um pouco mais temperado que o seu irmão coreano, trazendo TV, dual chip, mas sai perdendo por ter tela resistiva (prepare-se pra sentir vontade de “tacar” o desgraçado na parede) e meros 64MB com suporte a até 8GB de MicroSD (O original por exemplo vai até 64GB de capacidade).
O Galaxy S3 virou Smartphone 3S i9300 (sim, fizeram um híbrido do nome do clássico de vendas da Samsung e colocaram o número de série oficial do original). No lugar do Android 4.3, o Java (saporra ainda existe gente?!?!?), memória interna que tá mais pra vaga lembrança (1,7GB) e suporte a cartão de memória de até 16GB.
Por sinal, em rápido passeio a um dos sites, foi fácil achar “genéricos” de inúmeros modelos, tais qual o Note3, S3, S5, Lumia 1025.
Além de Samsung, Nokia e iPhone (já famigerados HiPhone), começa a aparecer também o novo notório do mercado, o MotoG. Apesar de que timidamente, mas já foi visto.
Portanto, se você está procurando um novo smartphone pra substituir seu atual aparelho, vá com calma para não comprar gato por lebre e se arrepender pelo dinheiro jogado fora.
A dica é prestar atenção as especificações do aparelho e se mesmo assim ficar em dúvida, recorrer até às redes sociais e comunidades especificas das marcas, modelos ou blogs de tecnologia.
Sempre terá alguém disposto a ajudar e te avisar se a oferta na verdade merece o selo Bino de Cilada.