EVENTOS

TACK Festival anuncia evento no Parque Laje, no Rio de Janeiro

Mistura de inovação, tecnologia e transformação através da cultura, o TACK Festival é gratuito e ocorrerá durante todo o dia 24 no Parque Laje (RJ)


Será realizado no dia 24 de novembro no Parque Laje, a primeira edição do TACK festival, sendo uma ótima opção para quem está no Rio de Janeiro no próximo sábado e ainda não decidiu o que fará nele. Com programação que permite a presença de toda a família, crianças, jovens e adultos poderão participar de atividades artísticas, oficinas de games, dinâmicas de cultura maker, viagens virtuais, criação de imagens em 360º, entre outras atividades.

Também haverá disponível um palco de um cinema a céu aberto, de apresentações musicais, de uma exposição de arte, recreação infantil com atividades circenses e show de palhaços. A programação conta também com uma série de debates e encontros com especialistas em inovação e tecnologia no Brasil.

Além da programação cultura, também será possível acompanhar a etapa final do desafio TACK Rio, que propôs a solução de um problema através da tecnologia. O desafio é baseado na metodologia do programa Innovation Camp, da ONG Junior Achievement – maior organização de empreendedorismo jovem do mundo.

O objetivo do programa é que estudantes das mais variadas realidades, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para o tema: “Como estimular e dar visibilidade a cultura nas comunidades cariocas”. Durante o processo, os participantes contam com a ajuda de mentores e voluntários que vão auxiliá-los no desenvolvimento das ideias. Com a duração de oito horas, o desafio deve ser realizado em um único dia. Os alunos participam de atividades de brainstorming e geração de ideias, especialmente design thinking, para resolver os problemas com uso da tecnologia. A equipe vencedora será premiada com uma viagem para a Brazil Conference 2019, na Universidade de Harvard e para o Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos Estados Unidos, em abril de 2019.

A primeira rodada do desafio também contou com a aplicação da metodologia, pela JA, para alunos de dez escolas, entre públicas e privadas do Rio de Janeiro. Cada escola participante selecionou até seis equipes de cinco alunos para competirem entre si. A partir deste momento, com a utilização da metodologia do Innovation Camp, os grupos apresentaram suas ideias criativas dentro das instituições, até que foram selecionados os melhores projetos. Em cada escola foi eleito um grupo representante para disputar a final do desafio no TACK Festival e concorrer ao prêmio final.

Além da premiação para o grupo vencedor, o objetivo do festival é apresentar para o universo estudantil os conceitos de design thinking, os bons resultados que a mistura entre a tecnologia e a cultura popular podem gerar, o desenvolvimento de novas competências e, ainda, propor a interação de pessoas com realidades e vivências diferentes para compartilhar ideias de soluções para todos.

Serviço:

TACK FESTIVAL 2018
Dia: 24 de novembro
Hora: 9h às 20h
Local: Parque Lage
End.: R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Entrada gratuita

About the author

Daniel Justino

Add Comment

Click here to post a comment

Deixe uma resposta

Nossos parceiros