Considerada a principal plataforma de vídeos presente hoje na internet, o YouTube vem constantemente buscando implementar novidades e melhorias, visando manter sua base de usuários ativos e fidelizados.
Um dos exemplos mais recentes disso foi a oficialização hoje de novas implementações para usuários de Android e iOS, visando oferecer maior controle sobre o que é exibido na tela inicial do aplicativo e da fila de reprodução.
Confira abaixo todas as novidades apresentadas pelo Google para o YouTube:
Categorias e definição do “A seguir”
A primeira novidade confirmada foi a possibilidade de localizar novos conteúdos na tela inicial e abaixo do vídeo de reprodução, ajudando assim no controle do que é reproduzido.
Esses “cards” inicialmente serão exibidos para usuários logados no Android e iOS que possuem aparelhos configurados em inglês, sendo esperado posteriormente a disponibilização tanto a interface em navegadores para PCs e outros idiomas.
Dessa forma, o usuário poderá escolher por assunto, tempo de upload (através do botão recentemente enviados) ou por quem enviou o conteúdo para a plataforma, ajudando também a se manter consumindo o conteúdo do canal de preferência.
Impedir sugestões de canal
Não é raro termos sugestões de conteúdo produzido por canais que não consideramos interessante ou coerente com os nossos gostos e pensando nisso, o Google resolveu implementar no YouTube para Android e iOS a possibilidade de pedir para que aquele canal não seja recomendado.
Para “cancelar” exibições desses canais, é só clicar no menu exibido ao lado do título (abaixo da imagem em destaque), alinhado no canto direito da tela e depois selecionar a opção “Não recomendar o canal” (na imagem ao lado, “Don’t recommend channel”).
Com isso, o canal em questão entrará em uma “lista negra” pessoal, fazendo com que ele pare de ser exibido como recomendação, dando assim também sugestões mais coerentes com o gosto pessoal de cada um.
Entendendo as sugestões de vídeos
Fechando a rodada de novidades apresentadas pelo Google, temos também a confirmação que a partir de agora, o aplicativo passará a exibir informações relacionadas às sugestões de canais e conteúdos.
Para isso, o YouTube passará a exibir notificações explicando como o algoritmo define o que vai te sugerir como conteúdo relevante, permitindo assim entender como aquela sugestão chegou até você.
Essa funcionalidade será disponibilizada de forma global, chegando primeiro ao aplicativo desenvolvido para iOS a partir de hoje e em um futuro não tão distante, para Android e acessos via web.
E aí, o que achou das novidades do YouTube? Conta pra gente nos comentários!
Fontes: Android Police e Blog Oficial do YouTube