A AMD começou a disponibilizar oficialmente nessa semana a mais nova atualização de seu software para GPUs, identificada como Adrenalin Edition 22.6.1, trazendo importantes correções para usuários da linha Radeon.

Segundo o changelog oficial divulgado pela norte-americana, o principal foco dessa atualização é incluir o incremento de desempenho para o jogo F1 2022 em 4K com as configurações “Ultra High” ativado, sendo revelado melhoria de performance de 6%, 5% ou 4%, respectivamente para as GPUs Radeon RX 6750 XT, RX 6950 XT e RX 6800 XT quando comparado com a versão 22.5.2.

Além desse incremento, também foram confirmadas a correção na queda de performance no Fortnite com renderização multithread ativada e API do DirectX 11 em algumas placas (RX 6900 XT, inclusive), engasgos no Overwatch (incluindo a RX 6700 XT), uso excessivo de CPU quando o Instant Replay está ativado (novamente, citada a RX 6900 XT) e a ausência da opção Fan Tuning em algumas placas, como a RX 590.

Não menos importante, a AMD também aproveitou a changelog para avisar que os recursos AMD Software Capture and Stream e o suporte Overlay para o modo Clone e as configurações de exibição Eyefinity serão introduzidos posteriormente.

E os problemas conhecidos? Bom, a lista é um pouco extensa mas você pode conferir a lista completa abaixo:

  • Desempenho de computação Folding@home abaixo do esperado com API OpenCL em alguns produtos gráficos AMD, como o Radeon RX 6800.
  • Hitman 3 pode congelar ao alternar rapidamente entre janelas no modo Fullscreen Exclusive.
  • Podem ocorrer engasgos ao jogar Call of Duty: Warzone no mapa Caldera com alguns produtos gráficos da AMD, como a Radeon RX 6900 XT.
  • A utilização da GPU pode ficar travada em 100% nas métricas de desempenho da Radeon após fechar jogos em alguns produtos gráficos da AMD, como Radeon 570.
  • O uso de Radeon Super Resolution em telas de resolução 2560×1600 pode causar um travamento do sistema. Uma solução temporária é definir o modo de escala de exibição para painel completo.
  • A Sincronização Aprimorada pode causar tela preta quando ativada em alguns jogos e configurações do sistema. Qualquer usuário que possa estar enfrentando problemas com a sincronização avançada habilitada deve desativá-la como uma solução temporária.
  • As métricas de desempenho da Radeon e os recursos de registro podem relatar intermitentemente valores de clock de memória extremamente altos e incorretos.
  • A tela pode piscar em preto durante a reprodução de vídeo e a jogabilidade em alguns produtos gráficos da AMD, como a Radeon RX 6700 XT.

Como atualizar?

Se você tem uma GPU da linha AMD Radeon e um PC com Windows 10 ou 11 de 64bits já pode realizar a atualização baixando o instalador oficial através do link abaixo ou então, procurando por novas atualizações na aba principal do aplicativo “AMD Software: Adrenalin Edition”.

Fonte: AMD Radeon Release Notes