AMD Radeon

AMD anuncia upscaling FidelityFX SuperResolution para jogos

O AMD FidelityFX SuperResolution promete consumir menos recursos de dispositivos na execução de jogos ao combinar downscaling e upscaling

A AMD anunciou oficialmente no final do mês passado a sua mais recente aposta para impulsionar a experiência de jogadores ao redor do mundo, o FidelityFX SuperResolution (FSR), otimizando assim a experiência em PCs.

Segundo a empresa, o AMD FidelityFX SuperResolution é uma tecnologia de plataforma cruzada de código aberto projetada para aumentar as taxas de quadros e fornecer experiências de jogos de alta qualidade e alta resolução.

Não menos importante, o AMD FidelityFX SuperResolution (FSR) tem confirmada a adoção de mais de 40 desenvolvedores de jogos, além da oficialização de suporte imediato a 7 jogos: 22 Racing Series, Anno 1800, Evil Genius 2, Godfall, Kingshunt, Terminator: Resistance e The Riftbreaker, além de serem esperados outros títulos até o final do ano como o DOTA 2, Far Cry 6 e Resident Evil Village.


O que é o AMD FidelityFX SuperResolution (FSR)?

Certamente, você deve estar se perguntando qual o diferencial e importância do AMD FidelityFX SuperResolution (FSR) para o mercado gamer e a resposta é que basicamente, você precisará de um hardware abaixo do exigido hoje para obter os mesmos resultados.

De maneira simples, o AMD FidelityFX SuperResolution (FSR) trabalha com dois movimentos específicos: primeiro, ele faz um downscale (leia-se reduz) da imagem original do jogo, passando essa por exemplo de 4K para Full HD e depois, ele aplica um upscaling (estica) a mesma imagem Full HD de volta para o 4K, complementando os espaços que ficariam vazios com inteligência artificial para simular o resultado original.

Comparação de resultados de Godfall com o modo nativo e disponíveis no AMD FidelityFX SuperResolution

Apesar de parecer confuso, a solução é inteligente e bem elaborada: o resultado prático por trás disso exige basicamente metade do desempenho original, sem perda de resultado e entregando a hardwares “mais fracos” funções como o ray tracing e resolução maior.

Desempenho AMD FSR
AMD FidelityFX SuperResolution oferece um aumento médio de 2,4x do desempenho em 4K no modo “Desempenho”

Outro aspecto destacado pela AMD para o FidelityFX SuperResolution (FSR) é que ao exigir menos do hardware, você aquece menos o conjunto e por consequência, consome menos energia, ou seja, é sustentavelmente interessante e salva a sua bateria se o dispositivo for portátil.

O AMD FidelityFX SuperResolution (FSR) oferece quatro configurações de qualidade – Ultra Quality, Quality, Balanced and Performance – permitindo que os jogadores ajustem o equilíbrio entre a qualidade da imagem e o desempenho com base em suas preferências, proporcionando experiências de jogo de alto desempenho e visualmente deslumbrantes até para os recursos visuais mais exigentes, incluindo raytracing. No modo Ultra Quality, a qualidade da imagem FSR é quase indistinguível da resolução nativa de destino.


Só GPUs da AMD terão acesso?

Apesar de a tecnologia ser assinada pela AMD, o FidelityFX SuperResolution (FSR) não é uma exclusividade das GPUs da empresa, graças a disponibilização da tecnologia em questão como um código Open Source, através do AMD GPUOpen.

Com isso, mesmo dispositivos que contem com GPUs da Intel e NVIDIA, por exemplo, poderão se beneficiar da novidade (desde que as empresas aproveitem para implementar em seus produtos também).

Quanto ao suporte oferecido pelo FidelityFX SuperResolution (FSR), temos que ele foi projetado para integração facilitada a títulos novos e existentes, sendo compatível com APIs DirectX 11, 12 e Vulkan.

Já na linha de GPUs, a fabricante cita em sua linha a otimização do FidelityFX SuperResolution (FSR) par as placas AMD Radeon de série RX 5000 e RX 6000, incluindo gráficos móveis, e também é compatível com gráficos AMD Radeon de série RX 500, gráficos Radeon RX 480/470/460, placas de vídeo Radeon RX Vega Series, todos os processadores AMD Ryzen com placa de vídeo Radeon, bem como em uma variedade de produtos gráficos concorrentes.


Estúdios colaboraram no desenvolvimento

Um ponto importante para que o FidelityFX SuperResolution (FSR) fosse possível foi a colaboração estreita com estúdios e desenvolvedores de jogos, sendo apoiado por mais de 40 desenvolvedores para integrar os principais títulos e motores na solução.

Para Dan Ginsburg, desenvolvedor gráfico da Valve, a solução permitirá oferecer aos clientes uma qualidade de imagem aprimorada a um custo de desempenho inferior do que a renderização em resolução total.

Isso é particularmente atraente para usuários com GPUs de médio alcance que desejam atingir resoluções mais altas. Estamos muito satisfeitos por ele ter sido projetado para uso com todas as GPUs e com a abordagem de código aberto da AMD com FSR. ”

Dan Ginsburg, desenvolvedor gráfico da Valve

Já Pawel Lekki, COO da Exor Studios, destacou que a implementação do FSR foi considerada uma das mais suaves já feitas, graças a filosofia da empresa.

Implementar AMD Fidelity FX Super Resolution no The Riftbreaker foi uma das integrações de tecnologia mais suaves que já fizemos. Graças à filosofia ‘sem caixa preta’ da AMD, fomos capazes de implementá-lo facilmente no PC e nos consoles e ajustá-lo para as especificações de nosso mecanismo de jogo.

Pawel Lekki, COO da Exor Studios

Quem ficou interessado em conferir mais a respeito podem acessar a página específica para a solução no link citado abaixo como fonte.

Fonte: AMD

Total
0
Shares
Previous Post
CBLOL-2021

CBLOL 2021 – 2º split: confira quais serão os confrontos dessa semana [10/07, 11/07 e 15/07]

Next Post

Meu Pag muda de nome e passará a ser will bank em breve

Related Posts