Não é novidade que o Facebook costuma se fazer presente na maioria das plataformas, oferecendo não só a navegação por meio dos navegadores como também, em aplicativos proprietários.
No entanto, um curioso fato foi percebido hoje pelo pessoal do site italiano Aggiornamenti Lumia, que observou a curiosa exclusão do aplicativo Facebook (tradicional e beta) da Microsoft Store, loja responsável por entregar aplicativos para dispositivos com Windows 10 embarcado.
Como pode ser visto no print abaixo, a ficha do aplicativo ainda pode ser localizada na busca pelo navegador, sendo exibida a informação de que o “Facebook não está disponível” caso este já não esteja vinculado à conta do usuário.
Com isso, apenas usuários que já possuem os aplicativos vinculados às suas contas poderão realizar o download e instalação, não ficando claro porém se o app se manterá funcional com o passar do tempo, tendo em vista que implementações posteriores não serão contempladas.
Um ponto que pode ter estimulado a exclusão do aplicativo para dispositivos com Windows 10 embarcado pode ter sido a baixa adesão por parte de seus usuários, fazendo com que o esforço na implementação de correções e melhorias se tornem “um gasto desnecessário”.
Algo que também não ficou claro é se essa restrição foi uma opção do próprio Facebook para a criação de um novo aplicativo ou se isso é algo definitivo, fazendo assim com que a única forma de interação com a rede social seja os navegadores.
E aí, você usa algum dos aplicativos do Facebook para Windows? Fala pra gente nos comentários!
Fonte: Neowin e Aggiornamenti Lumia