Nos últimos anos, cada vez mais, os aparelhos portáteis tem contado com a possibilidade de fazer a carga rápida da bateria. Independente da tecnologia embarcada, a pergunta é sempre a mesma: Carregar mais rápido não diminui a vida útil da bateria?
A evolução das baterias com o passar do tempo
Uma das primeiras coisas a se considerar ao analisar e entender como funciona o carregamento rápido e a vida útil de uma bateria, é saber que as baterias da atualidade não utilizam a mesma tecnologia vista na década de 1990, onde havia-se a fama de que as mesmas viciavam.
O uso do Li-Polymer (ou Li-Po, se assim preferir) atualmente, virou a página dessa história e hoje, se baseia em ciclos e vida útil definida e não em quando ou como a carga é realizada (desde que dentro do projeto da bateria, obviamente).
Um bate-papo com o Marcel Campos
Em busca da resposta para essa pergunta a qual o post busca esclarecer, resolvemos perturbar bater um papo rápido com o Marcel Campos, diretor de Marketing da Asus no Brasil. Vale lembrar que a explicação por ele dada se resume ao processo e esclarecimentos por parte da Asus. Obviamente, calcula-se que o mesmo aconteça com as outras fabricantes porém, não podemos afirmar ou garantir.
DarkFoxOnline: Marcel, temos visto que um questionamento recorrente nas comunidades, especialmente do Zenfone 2, é se o carregamento rápido não compromete a vida útil da bateria. Como é o sistema de carga BoostMaster?
Marcel Campos: Colocamos sensores especiais e chips de comunicação tanto no entorno da bateria quanto no próprio carregador. Ambos sabem as temperaturas e os níveis de bateria. Eles controlam quando se deve passar mais energia ou não habilitando phases diferentes de transferência de energia elétrica dependo dos níveis já carregados e temperatura. Por isso dizemos que com o Boostmaster se faz 60% de bateria em 39 minutos, esse é o tempo em que o sistema geralmente detecta o aumento de temperatura ou o total que falta para se carregar e diminui paulatinamente a voltagem como se fosse uma desaceleração para evitar uma freada brusca. Em uma analogia simples o Boostmaster é um sistema ABS e os outros são apenas freio a disco.
DarkFoxOnline: Então os componentes fazem o monitoramento e não permitem que haja dano ou redução da vida útil…
Marcel Campos: Toda bateria tem vida útil, como tudo na vida, é determinado por idade de uso, temperatura de uso, e número de descargas e cargas.
DarkFoxOnline: Mas o boost não interfere nessa conta? Esse é o questionamento recorrente nas comunidades que tenho visto
Marcel Campos: Não, ele age ativamente para prevenir uma aceleração deste desgaste. Usar o Boostmaster é como usar a bateria de maneira normal.
Portanto pessoal, o carregamento rápido não interfere na vida útil dos componentes do aparelho ou da bateria, no entanto, algo citado pelo Marcel é de importante observação: Tanto o dispositivo quanto o carregador são preparados para isso. Com isso, a observação que achamos valida é: Sempre use produtos oficiais da marca a qual você adquiriu o aparelho pois cada fabricante tem seus padrões e com isso, todos os estudos e tecnologias podem ser jogados pela janela.
Gostaríamos de agradecer ao Marcel Campos pela boa vontade em explicar um pouco mais sobre o Boostmaster.