A fabricante de hardwares e acessórios Kingston notificou oficialmente hoje à imprensa brasileira e a parceiros comerciais o surgimento de um site que usa de forma indevida a sua marca, podendo assim gerar confusão com alguns consumidores.
Chamado de DistribuidoraKingston, o site em questão utiliza a marca oficial da empresa e seu nome como identidade visual, oferecendo produtos que excedem apenas os operados pela Kingston do Brasil incluindo produtos para o lar e mais.

Para se resguardar e buscar a devida punição dos criadores do site, a Kingston registrou um Boletim de Ocorrência na cidade de São Paulo, gerando assim um processo criminal pelo uso indevido de sua marca.
Ainda segundo a empresa, os únicos sites oficialmente suportados pela marca são o da própria marca e da HyperX, bem como a Kingston Store, sendo estes endereços elencados no comunicado que pode ser conferido no final desta matéria.
Informações não batem
Segundo o suposto site divulgado como fraudulento pela própria Kingston, a empresa por trás é a Distribuidora Kingston, que conta com CNPJ 36.005.103/0001-91 e sediada na Avenida Giovanni Gronchi, 6195 Edif. sala 115, Vila Andrade, também em São Paulo.
No entanto, ao realizar uma consulta junto à Receita Federal, é possível observar que a empresa em questão foi registrada há aproximadamente 1 semana (15/01/2020), com a classificação de microempreendedor individual (MEI) e com nome fantasia de “Lojas Gouvea”.

Além da diferença no nome fantasia da empresa, também é possível observar que tanto o endereço eletrônico vinculado (lojasgouvea.com) é diferente do site em questão no entanto, o layout usado em ambos os sites e o telefone para contato é exatamente o mesmo.
Portanto, ao menos por enquanto, é conveniente observar com atenção o desenrolar do caso e a resolução do questionamento feito pela própria Kingston, algo que deve ocorrer nas próximas semanas.
Alerta de fraude
A Kingston Technology, líder mundial em produtos de memória e soluções de tecnologia, informa que não é de sua propriedade ou responsabilidade o site “distribuidorakingston.com“. O nome e o logo da Kingston estão sendo usados ilegalmente e a fraude já foi alvo de boletim de ocorrência registrado hoje, 23 de janeiro de 2020, no 96º DP – Cidade Monções, sob o nº 264/2020.
A Kingston reforça que não fabrica, vende ou distribui eletroeletrônicos ou aparelhos de ar condicionado, por exemplo, como anunciados no referido site, e que seus produtos, como memórias para computador, cartões de memória, pendrives e SSDs, são comercializados exclusivamente via distribuidores de tecnologia, grandes marcas do varejo e pela loja oficial https://www.kingstonstore.com.br/.
Presente há mais de 20 anos no Brasil, a Kingston lamenta pelos consumidores que possam ter sido enganados e acrescenta já estar tomando medidas legais para que o site fraudulento seja retirado do ar. A Kingston está no Brasil desde 1997, goza de excelente reputação, tanto pela qualidade de seus produtos, muitos com garantia vitalícia, como pela eficiência de seus serviços de atendimento ao cliente, e casos como esse, que prejudicam não apenas sua imagem mas, principalmente, lesam o consumidor, são fortemente repudiados.
Os únicos e oficiais sites da Kingston e de sua marca gamer, HyperX, são:
- https://www.kingston.com/br
- https://www.kingstonstore.com.br/
- https://www.hyperxgaming.com/br