Não é novidade nenhuma que a Claro permite que seus clientes utilizem o Facebook e Twitter sem a cobrança do acesso porém, com a nova politica de corte quando se atinge o limite do pacote, isso pode se tornar um precioso aliado na economia e permitir com que a navegação dure um pouco mais, não deixando na mão.
O primeiro detalhe à se observar é que o acesso pode ser feito tanto por navegador quanto por apps porém, alguns pontos devem ser observados:
- Navegador: o ideal é que se use os endereços mobile de cada uma das redes (portanto, se você deixa habilitado a opção de exibir como “Versão para desktop”, desabilite, por via de duvidas. Os endereços mobile para acesso são:
- Twitter: m.twitter.com
- Facebook: m.facebook.com
- Aplicativo: A Claro também permite o acesso por meio dos aplicativos para Android, iOS, Windows Phone e nas versões Java. Se você usa um Blackberry, más noticias… Você precisará voltar ao ponto anterior.
Posso usar aplicativos não oficiais?
Bom, a regra não fala sobre aplicativos como o Seesmic, Flipster, Klyph e afins. O ideal é evitar ou, no máximo, fazer um teste antes de transformar ele em aplicativo de uso. Tudo indica que não possam ser utilizados mas como alguns podem usar o navegador como motor, tudo é possível. Na dúvida, use os oficiais.
O que pode ser consumido?
Eis uma duvida recorrente… O acesso é gratuito desde que você não fuja dos padrões estabelecidos pela operadora para tal. O básico da regra é: Acesse apenas o que está dentro do Facebook! Links de notícias, vídeos, notícias, mapas e aplicativos – incluindo jogos ou de posts de outros sites farão você pagar pelo acesso à eles.
Cuidado! Não se deixe enganar pelo aplicativo do Facebook. Não é porque ele tem um navegador integrado que vocâ não saiu dele.
Segundo a Claro, isso é uma promoção por tempo ilimitado (?!?!?) e que pode ser revogada a qualquer momento pela mesma portanto, sempre é bom ficar atento à informes dela.
Ajustando aplicativos
Como pode ser visto na tabela acima, algumas funções não são permitidas, mesmo quando você segue a regra principal portanto, se você utiliza o aplicativo, o ideal é que sejam feitos alguns ajustes de modo a não queimar créditos de bobeira.
No Twitter: Clique em Configurações (topo superior direito do aplicativo) > Geral > desmarcar a opção “Localização”
No Facebook: Clique em Configurações (topo superior direito do aplicativo) > Configurações de aplicativos > Reprodução automática de vídeo > Marque “Somente Wi-Fi” ou “Desativado”
Quem pode fazer jus ao acesso?
Os clientes dos planos Pós (Claro Online), Pré e Controle da Claro de todo o Brasil podem acessar gratuitamente Twitter e Facebook. Se Pós ou Controle, é necessário estar com o pagamento em dia (ou seja, nada de atrasos na conta, ok?!?). Já os Pré-pagos, precisam ter créditos validos e ativos porém não há valor minimo explicito nas regras.
Planos pessoa jurídica e planos pós que não são parte do Claro Online não podem utilizar gratuitamente os serviços.
Também é bom observar que a promoção somente permite um acesso por CPF, ou seja, se você tem mais de um aparelho com o seu CPF, informe-se com eles. Se for usuário do Claro Online 300MB, 500MB, 2GB ou 5GB, o acesso pode ser compartilhados, ou seja, os dependentes da conta estão aptos a utilizarem o beneficio da promoção.