Fedora Linux PC Notebook

Fedora 38 é anunciado com GNOME 44, novas variantes e melhorias

Atualização para o Fedora 38 foi oficialmente liberada e traz novidades que incluem o novo GNOME 44, melhorias e mais

Anunciado oficialmente na última segunda-feira (17), o Fedora 38 já pode ser oficialmente baixado por entusiastas do mundo do pinguim com novidades que trazem mais estabilidade e interface renovada.

Segundo informações divulgadas pelos desenvolvedores no blog oficial, o Fedora 38 ganhou novos spins (variantes que mostram diferentes ambientes de desktop), sendo citado o Fedora Budgie Spin e o o gerenciador de janelas Sway em um Spin e em uma versão rpm-ostree que chamamos de “Sericea”. O Sway usa o moderno protocolo Wayland e visa ser um substituto imediato para o gerenciador de janelas i3.

Não menos importante, também é citada a disponibilidade de uma imagem Phosh, shell Wayland para dispositivos móveis baseado no Gnome que a princípio tem como aparelhos citados como compatíveis o Pine64 Pinephone, Pine64 PinePhone Pro, Pine64 Pinetab e o Purism Librem 5.

Focando em especial no Fedora Workstation, a nova atualização traz também a integração do novo GNOME 44 que segundo a publicação oficial, inclui muitas melhorias excelentes, incluindo uma nova tela de bloqueio, uma seção de “aplicativos em segundo plano” no menu rápido e melhorias nas configurações de acessibilidade, bem como permitir uma visão não filtrada de aplicativos no Flathub ao habilitar repositório de terceiros.

Ainda dentro do campo das melhorias em área de trabalho, além do GNOME 44, temos a redução do tempo limite padrão ao encerrar serviços, agilizando o desligamento da máquina e mais.

Outra mudança confirmada foi a disponibilidade para testes do dnf5 para substituir o microdnf o que, segundo a publicação oficial, traz melhorias de desempenho, menor consumo de memória e um novo daemon que pode oferecer uma alternativa ao PackageKit e o aumento do nível mínimo de arquitetura hardware IBM Z para z13, beneficiando administradores de mainframes com novos recursos da plataforma e melhor desempenho da CPU.

Para fechar, é confirmado também que pacotes agora são construídos com sinalizadores de compilador mais rígidos que protegem contra estouros de buffer. O gerenciador de pacotes rpm usa um analisador OpenPGP baseado em Sequoia em vez de sua própria implementação.

Usuários que contam com o Fedora 37 instalado em suas máquinas já podem fazer o upgrade para a nova distro abrindo o app Software e acessando a área de atualizações. Já para aqueles que desejam realizar uma instalação limpa, o novo ISO já está disponível no site oficial do Fedora.

Fontes: Fedora Magazine & Neowin
Total
0
Shares
Previous Post
smartphone celular jovem mensagem teclando

5 passos para evitar a síndrome do pescoço tecnológico

Next Post
Mario Peach BGS dubladores

BGS confirma presença de dubladores de Mario, Peach e Bowser na edição deste ano

Related Posts