Galaxy AI Samsung Galaxy S24 Ultra

Galaxy AI: quais implementações de inteligência Artificial estão na linha Galaxy S24

Disponíveis inicialmente na linha Galaxy S24, a chamada Galaxy AI chega ao mercado prometendo facilitar a vida de usuários e tornar o uso de IA mais coerente com a realidade diária

Apresentados na última quarta-feira (17) em evento global da Samsung, a linha Galaxy S24 chegou com forte apelo no uso de inteligência artificial, em busca de surfar na onda e implementar soluções coerentes com o uso em um smartphone.

Criadas em boa parte em parceria com o Google, as funcionalidades de Inteligência Artificial (chamado pela marca de Galaxy AI) são intimamente integradas ao sistema operacional e chegam embarcados na One UI 6.1, update da versão base que veio junto com o Android 14.

Para facilitar (e ajudar a entender melhor tudo que foi confirmado), resolvemos compilar aqui um resumo para que fique mais claro, facilitando assim aqueles que resolveram comprar um Galaxy S24, S24 Plus ou S24 Ultra, bem como aqueles que possuem um aparelho com promessa de liberação das funcionalidades em alguns meses.

Pra facilitar, a gente também vai colocar os vídeos oficiais da própria Samsung mostrando essas funções na prática.

Tradução Simultânea

Para começar, podemos falar da função “Tradução Simultânea” do Galaxy AI, que chega com o foco de ajudar na comunicação entre pessoas derrubando a barreira da lingua existente até então.

De forma simplificada, podemos dizer que a função permite a você conversar com outra pessoa por telefone com o sistema fazendo a tradução e respondendo por você nas chamadas.

Ao todo, são oferecidos nesse primeiro momento 13 idiomas, incluindo o Português. Com isso, já na disponibilidade, brasileiros poderão utilizar para diálogos em chinês, inglês, francês, alemão, hindi, italiano, japonês, coreano, polonês, tailandês, espanhol e vietnamita.

Assistente de Transcrição

Outra função baseada em voz no Galaxy AI é a “Assistente de Transcrição”, que permite a realização de transcrições em gravações de voz, incluindo a identificação entre pessoas no diálogo e também, a possibilidade de sumarização da transcrição e traduções de forma simplificada.

Chat Inteligente

Como o próprio nome entrega, a função “Chat Inteligente” avança no auxílio traduzindo as conversas em chats, com foco no teclaado da Samsung para garantir o seu funcionamento.

Assim como a função de tradução simultânea do Galaxy AI, o Chat Inteligente conta com suporte em 13 idiomas e permite a visualização de mensagens originais e traduzidas com exibição no mesmo balão no aplicativo de mensagens e também, sugestões de melhores respostas.

https://www.youtube.com/shorts/pujHz0hnRP4

Notas Inteligentes

A função Notas Inteligentes foca no auxílio de organização e sumarização de anotações feitas pelo usuário no app Samsung Notes, com vínculo através do ícone de Galaxy AI exibido no menu inferior do aplicativo.

Através dele, é possível sumarizar, organizar, resumir e formatar automaticamente com multiplos templates disponíveis, além de ser possível traduzir as notas ao selecionar e acionar a opção relacionada.

Space Zoom, Edição Generativa e Câmera Lenta Instantânea

Por fim, temos as funções relacionadas à edição generativa e câmeras no Galaxy AI, sendo algumas implementações já conhecidas e outras, novidades integradas.

A primeira destacada é o Space Zoom, que já conhecemos há algum tempo, e que promete capturar pessoas e objetos com qualidade cristalina mesmo estando distantes, aplicando zoom.

Na sequência, temos a Edição Generativa que permite ajustar o posicionamento da foto com criação por IA do ambiente que seria perdido ao realizar esse procedimento (excluindo a necessidade de recorte para esconder essa área) e a possibilidade de remover ou alterar objetos nas fotos. Nesse caso, a funcionalidade adiciona à foto informações no arquivo que apontam para o uso de IA para melhorias.

Por fim, temos a função Câmera Lenta Instantânea, que usa a IA para criar vídeos em câmera lenta mesmo quando ele foi originalmente gravado em velocidade normal. Para isso, a inteligência artificial gera frames extras para criar a transição e reduzir a velocidade de reprodução.

Bônus: Circule para Pesquisar

Para fechar, vale aqui falarmos das evoluções que vimos integradas ao Galaxy S24 relacionadas ao Google Lens e o chamado Circule para Pesquisar.

Em linhas gerais, essa funcionalidade torna o uso da busca do Google mais simples e inteligente, sendo possível utilizar com qualquer app na tela acionando ao pressionar o botão de home ou a barra (que passa a ser fixa) na parte inferior da tela.

Ao fazer isso, o software congela a tela para que o usuário circule, selecione ou rabisque o que ele quer pesquisar, sendo exibido na sequência uma seleção de resultados que podem ser depurados com perguntas adicionais (algo que em parte já existe no app mas ficou facilitado e mais natural).

Um ponto interessante é que no fim, a função acaba se sobrepondo ao Bixby Vision e torna a solução da Samsung desnecessária tendo em vista que a opção do Google ficou mais ampla e integrada ao sistema.

Meu aparelho vai receber o Galaxy AI?

Uma pergunta recorrente nas redes sociais é se os aparelhos de gerações anteriores e outras linhas receberão as funções integradas do Galaxy AI e segundo a própria Samsung, a resposta é sim

Inicialmente, a previsão da sul-coreana é que a última geração de aparelhos já receba o Galaxy AI nos próximos meses com a atualização para a One UI 6.1, sendo listados em especial as linhas Galaxy S23 (incluindo o Galaxy S23 FE), Galaxy Z Flip5, Galaxy Z Fold5 e família Tab S9 já no primeiro semestre desse ano.

Já com relação a gerações anteriores e também aparelhos intermediários, a marca ainda não posicionou oficialmente. Possivelmente, cada aparelho será avaliado individualmente tendo em vista que o hardware pode limitar o seu uso.

Para sempre gratuito ou terei de pagar?

Outro assunto que ficou rondando a internet é a dúvida sobre a potencial cobrança futura pelas funções do Galaxy AI, tendo em vista que a própria apresentação da marca cita a gratuidade até o final 2025.

Por enquanto, a informação mais concreta que temos é a declaração ao Wallace Moté (do Canaltech) que não há planos para que isso ocorra. No entanto, a publicação do site também levanta uma lebre interessante: a cobrança pode não ser pela Samsung mas sim pelo Google tendo em vista que funções como a edição de fotos usam o Gemini para funcionar.

E a minha privacidade, como fica com o Galaxy IA?

Certamente, uma boa pergunta quando falamos de Inteligência Artificial é a privacidade e pra onde vão os dados que estamos depurando ao acionar uma das funcionalidades.

Segundo a Samsung na própria apresentação, isso foi um ponto de preocupação e haverá detalhamento de tudo que o usuário compartilha online ou não e a possibilidade de optar pelo processamento do Galaxy AI apenas no dispositivo, o que tende a limitar a precisão dos resultados. Essa configuração ficará dentro de um menu chamado “Inteligência Avançada” nas configurações.

Com informações da Samsung

Total
0
Shares
Previous Post
Linux Mint

Linux Mint 21.3 Virginia é lançado com novidades no Hypnotix, teste do Wayland, foco em melhorias e mais

Next Post
Linha Samsung Galaxy S24

Samsung anuncia linha Galaxy S24 com foco em IA, refinamentos e mudanças pontuais em hardware

Related Posts