Não é novidade pra ninguém que o WhatsApp, comunicador instantâneo que pertence ao Meta/Facebook do Mark Zuckerberg, conta com versões alteradas que adicionam funções extras que não são normalmente vistas na versão oficial, sendo o principal o GB WhatsApp.
No entanto, um problema e risco constante para esses usuários é a situação de violação aos termos de uso (nele, é dito que só pode ser utilizado o app oficial) com risco de banimento da conta, algo que voltou ao debate com uma publicação do site Nation World News que apontava para o planejamento de banimento dessas contas.
Apesar do aviso, uma grande base de usuários seguiu em aplicativos alternativos e ao contrário das outras vezes, começamos a ver hoje uma onda de banimentos temporários com relatos no Twitter.
Segundo print de um conhecido (que ironicamente, avisei há menos de 48h), o banimento é temporário com retorno estimado em 1h, como pode ser visto no print ao lado, mostrando que aparentemente, o Meta está tentando estimular os usuários a migrar sem perder a conta.
Um ponto que, no entanto, tem potencial para ser traumático nesse aspecto é que alguns usuários não contavam com backup atualizado feito (especialmente os mais ativos) e a insistência na manutenção do GB WhatsApp pra tentar fazer o backup está gerando bloqueios adicionais às contas.
Com isso, a dica que fica para quem ainda usa versões alternativas e teve a sorte de não ser banido que faça o seu backup e migre para o aplicativo oficial do WhatsApp, evitando assim dores de cabeça adicionais.
Abaixo, você confere alguns relatos que foram vistos no Twitter nas últimas horas: