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Huawei cresce mais que Samsung em 2019 mesmo com embargo americano

Diferença entre as duas principais fabricantes de smartphone do mercado diminuiu, mesmo em um ano conturbado para a chinesa Huawei

Nos últimos meses, temos visto um longo embate entre o governo americano e a chinesa Huawei, fazendo com que os negócios da empresa se tornassem mais difíceis.

O principal problema nessa guerra, que mais tem a ver com a tentativa de arrancar benefícios comerciais com a China do que com problemas de privacidade como inicialmente alegado por Trump, é que a marca passou a ter dificuldades relacionadas a obtenção de tecnologia americana para embarcar em seus dispositivos, o que inclui não poder mais usar os serviços Google e mais.

Apesar do baque inicial, a marca veio se reinventando e buscando provar que não depende dos americanos e uma das movimentações mais recentes nesse sentido foi o lançamento de smartphones com Android sem o Google Mobile Services (GMS), substituindo pela solução proprietária, o Huawei Mobile Services (HMS) e sua loja própria.

No entanto, questionava-se sobre até onde essa “guerra infinita” impactaria na vida da empresa de tecnologia que mais crescia até então, ameaçando as suas principais concorrentes (Apple, Samsung e Xiaomi) no mercado consumidor algo que, não aconteceu.

Huawei Mate 30
Huawei Mate 30 foi o primeiro aparelho da marca a não contar com os serviços Google embarcados

Segundo uma publicação realizada pelo Korea Herald, a marca conseguiu mesmo com as dificuldades se manter na disputa, diminuindo a distância da primeira colocada, a sul-coreana Samsung, em participação de mercado.

No relatório divulgado na quinta, é apontado que as estimativas do ano de 2019 mostram que a Samsung aumentou a sua parcela pulando de 20,3% para 21,3% dos envios totais, algo que representa 323 milhões de smartphones.

Na mesma pegada, a Huawei também conseguiu registrar números positivos, tendo passado de 14,4% para 17,7% de participação, graças ao envio de 251 milhões de unidades neste ano, em parte impulsionado pelos bons resultados na China, terra natal da marca.

Com isso, considerando os números de ambos os anos (2018 e 2019), é possível perceber que a distância entre ambas passou de 5,9% para 3,6% mostrando assim que a Huawei está conseguindo fazer o dever de casa em se manter ativa e presente no mercado.

Fechando a matéria, o portal revelou os números da americana Apple no mercado: a gigante de Cupertino deve fechar o ano com uma participação de mercado de 13,6%, graças a venda de 193 milhões de unidades durante o ano de 2019, número bem abaixo das duas primeiras.

Fonte: Korea Herald

Imagem em destaque: Fred Dufour | AFP | Getty Images

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