Quem já conviveu em algum momento da sua vida com uma pessoa com deficiência (independente de qual seja) sabe que é desafiador para essas pessoas se adaptar às tecnologias atuais, especialmente por estas cada vez mais serem elaboradas para funcionar visualmente.
Por sorte (e também, bom-senso) de desenvolvedores ao redor do mundo, isso vem sendo gradativamente superado por ações que incluem a capacidade de smartphones e tablets lerem o que é exibido na tela e também de usuários, em movimentos como o #PraCegoVer, que inclui descrições de imagens permitindo assim a inclusão por esses softwares.
No entanto, parece que ao menos uma empresa conseguiu recentemente o incrível retrocesso, piorando a vida de deficientes visuais ao atualizar o seu aplicativo, dificultando assim o acesso desses usuários: o Instagram do Facebook.
Segundo publicação feita na rede por Gustavo Torniero, a mais recente atualização do aplicativo do Instagram dificultou o acesso de deficientes visuais para a parte de stories e transmissões ao vivo, devido à dificuldade de acesso aos botões do app, como pode ser conferido nos relatos abaixo
O que mais impressiona nesse caso é que ao menos teoricamente, o aplicativo já era parametrizado para permitir o acesso desses assistentes de voz, o que torna o equivoco ainda mais grotesco e questionável.
Para conscientizar e alertar o Facebook (e os desenvolvedores do Instagram), ele resolveu levantar a hashtag #InstagramAcessível, para que as reclamações cheguem oficialmente à empresa e assim, que algo possa ser feito para voltar a tornar o acesso possível nas áreas citadas.
Imagem em destaque da EntertainmentBox #PraCegoVer: Menino com casaco azul caminha no meio da rua com celular na mão próximo ao rosto para ouvir a assistente pessoal lendo a tela.