Conhecida como uma das principais fabricantes de memórias e HDs, a norte-americana Kingston anunciou oficialmente para seus clientes a disponibilização de uma excelente ferramenta para aqueles que possuem os SSDs da marca.
Chamado de “Kingston SSD Manager”, o programa em questão permite fazer o monitoramento e gerenciamento dos SSDs assinados pela marca, garantindo assim a possibilidade de evitar possíveis problemas relacionados a vida útil, permitindo assim antecipar a substituição do mesmo.
“Muitas pessoas possuem um SSD Kingston em seus sistemas mas desconhecem os benefícios do programa Kingston SSD Manager. Com este software é possível ver a vida útil restante do SSD, monitorando sua evolução e evitar surpresas. Isso é feito através de uma barra de desgaste do SSD que começa em 100% e vai reduzindo na medida em que o chip NAND Flash é utilizado, até chegar em 0% de sua vida útil. Dificilmente um SSD Kingston usado corretamente chegará a esse estágio, mas fazer o uso do aplicativo pode evitar até as exceções”
Iuri Santos, gerente de tecnologia da Kingston no Brasil.
O que é oferecido no Kingston SSD Manager?
Falando das funcionalidades que são vistas no programa, temos que ele tem uma interface bem enxuta e simples, trazendo como informações físicas uma barra lateral esquerda para a exibição do (s) discos embarcados.
Já na parte inferior, é possível verificar status que mostram o particionamento do SSD, como está a saúde do mesmo, incluindo temperatura e mais.
Destes, o mais importante é o “SSD Wear Indicator”, que demonstra o desgaste real do seu SSD, sendo considerado como 100% a saúde ideal e o indicador crítico, o quanto se aproxima do zero. Segundo a empresa, é possível ir até o 1% mas nesse caso, é indicado o backup e substituição.
Quanto ao “Spare Blocks”, temos a exibição da contagem de blocos extras que fogem das especificações de capacidade do SSD e que o controlador pode usar se detectar que algum bloco em uso não está com a performance esperada. É um processo automático e normalmente no começo da vida útil do SSD. Quando ele começa a ser usado na prática, o controlador pode fazer os devidos ajustes para estabilizar futuramente o desgaste da unidade, prolongando ainda mais a vida útil e mantendo sua performance dentro dos parâmetros ideais.
Passando para o bloco disponibilizado na parte superior direita, temos a área de interação do programa, dividido em três abas específicas (Firmware, Health e Events).
Falando em especial da aba Começando “Firmware”, temos a possibilidade de realizar a atualização da firmware disponível para o SSD, garantindo assim que ele esteja devidamente alinhado com a última versão oferecida pela marca. Um ponto que é válido de se citar aqui é que toda e qualquer atualização deve considerar antes um backup dos arquivos armazenados no PC.
Onde baixar?
Se você possui um SSD da marca e ficou interessado em baixar o Kingston SSD Manager, saiba que o acesso ao programa é gratuito e pode ser obtido através do site oficial (link abaixo).
Vale no entanto observar que o programa só é compativel com PCs que possuem ao menos o Windows 8 instalado, o que significa dizer que não há suporte ao menos por enquanto a dispositivos com Windows 7 ou anteriores, bem como ao macOS e Linux.
Fonte: Kingston Brasil