LG G5 é apresentado como primeiro aparelho modular

G5, nova geração do flagship assinado pela LG é apresentado na Mobile World Congress 2016 como primeiro aparelho modular junto com acessórios extras

A LG anunciou hoje a já aguardada nova geração do flagship da marca, o LG G5 trazendo design renovado e corpo em peça unica de metal, chamando a atenção por algumas soluções já especuladas, como a bateria slide-out, permitindo a substituição de forma descomplicada, superando a geração anterior em alguns aspectos em quesito design.

Segundo Juno Cho, presidente e CEO da LG, “o novo G5 LG vai incentivar os proprietários a redescobrir a verdadeira alegria de uma vida móvel” e que “O G5 e os LG Friends são o resultado de muitos especialistas dentro LG se perguntando se ainda era possível ser inovador e único no espaço de smartphone. Eu acho que uma vez que os clientes gastam um pouco de tempo com o G5 LG, a sua resposta será um sonoro sim.”

Hardware

O LG G5 trouxe um conjunto que não surpreende no geral (até pela ausência de novidades fortes no mercado nos ultimos meses). Ele trás um processador Qualcomm Snapdragon 820, em parceria com uma GPU Adreno 530 e 4GB de memória RAM.

Para os tarados em armazenar até Dom Pedro II no aparelho, a LG trouxe um aparelho com 32GB de armazenamento interno que pode ser incrementado com um MicroSD de até 2TB. Dá pra reclamar? Não né?

Um ponto interessante é a já esperada tendencia de aparelhos usando o Type-C como conexão padrão. Nesse sentido, a LG não faz vergonha e incorpora no aparelho, conciliado com o Quick Charge 3.0 assinado pela Qualcomm. Isso promete, em comparação à geração anterior da função, uma carga 27% mais rápida e 45% mais eficiente.

A LG também incorporou a tecnologia LPLE (Low Power Location Estimation, ou Localização estimada com baixo consumo, em tradução livre), permitindo ao aparelho um encremento na eficiência da bateria de 41,9% quando se fala em consumo relacionado com aplicativos de localização.

Obviamente, o ponto que causou estranheza foi a minúscula bateria de 2.800mAh, em tempo de aumentos constantes devido ao consumo crescente. Será que ela vai dar conta? Sabe-se lá mas pelo menos, ela é removível.

Câmera

Como era de se esperar, a LG segue dando foco às câmeras da linha G, trazendo no LG G5 duas câmeras na parte traseira: um com uma lente de 78 graus padrão e outra com uma lente grande angular de 135 graus, tomando a dianteira em quesito ângulo de câmeras para smartphones. Para se ter uma noção, isso é aproximadamente 1,7x maior do que as de câmeras de smartphones disponíveis hoje no mercado e 15 graus mais amplos do que o campo do olho de vista humano (What a hell?!?!?). A lente grande angular torna mais fácil para os usuários a captura de paisagens de forma mais ampla sem a necessidade de se distanciar muito do que deseja capturar.

No quesito software, a LG apresentou no G5 uma coleção de efeitos para fotos como o Pop-out Picture, Film Effect (Efeito Cinema) e Auto Shot.

  • Pop-out Picture combina imagens captadas pela lente de ângulo padrão e ampla para criar um efeito picture-in-a-frame.
  • Film Efect: Esse efeito permite aplicar nove emuladores de filmes diferentes para uma imagem.
  • Auto Shot: Nesse quesito, temos uma melhoria na forma como o aparelho lida com a câmera quando pretende-se tirar uma selfie. Basicamente, a função permite captura automática quando o rosto é reconhecido, não necessitando de configurações extras para o uso. Outras marcas já possuem funções similares como a Asus na geração atual (Zenfone 2, por exemplo).

Além de tudo isso, a marca trás acessório extra (que provavelmente exigirá aquisição separada) de modo a aumentar a experiência com fotos, o LG Cam Plus (falaremos mais a frente sobre ele).

Tela e design

O LG G5 trás o vidro 3D Arc Glass com 5,3”, tendo uma suave curvatura e uma superfície de metal levemente colorido feito através de um processo de microdizing avançado que leva alumínio anodizado para um nível totalmente novo.

O display do LG G5 é um Quad HD IPS Quantum 5,3” e trás o recurso Always-On (sempre ligado, em tradução livre). A função lembra bastante o já conhecido Moto Tela. A função inicialmente foi introduzido pela LG no V10 em sua tela secundária porém, a opção em fazer algo mais ousado chamou a atenção. No entanto, a pergunta que se mantém é se o fato de termos uma tela IPS fazendo isso não significará a bateria sendo bebida de canudinho para Ovomaltine de fast food.

Segundo a LG, a função de memória e gerenciamento de energia teve de ser redesenhada para que esse quesito não fosse um tiro no pé. A informação inicial é de que apenas uma parte da tela é acessa e isso consome menos de 1% da carga do aparelho (0,8%, para ser mais exato). Será que dá certo? Não sabemos! Torçamos para que sim, certo?

Outro recurso implementado foi o modo Day Light (ou Luz do dia, em tradução direta). Com ela, é possível a experiência de visualização em ambientes extremos é superior ao atual modo de brilho automático, aumentando ou reduzindo o brilho da tela em até 850 nits. Para a marca, mesmo diante de seus olhos se adaptaram às diferentes condições de iluminação, o G5 estará pronto.

Outro detalhe interessante é que o isolante da antena foi integrado ao aparelho, se tornando invisível, não destoando o design uni-body em metal do aparelho, tendo dado ao conceito de corpo em metal mais amplitude, inserindo uma borda brilhante e pegada teoricamente mais confortável.

LG G5, o primeiro aparelho modular assinado pela LG

Não, ele não é um aparelho com pegada de Ara, onde você pode encaixar módulos aleatórios na traseira como um quebra-cabeças mas de certo modo, se beneficia disso.

O fato de trazer uma bateria slide-out teve seu motivo: Poder substituir a padrão por acessórios que dão novas funções ao aparelho como câmera digital (melhorada, obviamente), leitor de Hi-Fi e muito mais, integrando módulos ao seu corpo de metal. Essa é a primeira leitura de algo que pode se tornar uma forte tendência no futuro, especialmente levando em consideração a necessidade crescente de personalização por parte dos usuários (anote, Apple).

LG Cam Plus

O LG Cam Plus é é um dos módulos disponíveis para o aparelho, transformando ele, como o nome diz, numa câmera incrementada. O dispositivo se conecta ao aparelho com a substituição do modulo de bateria e promete proporcionar uma pega confortável e conveniente controle de uma câmera tradicional. Outro detalhe interessante é que a LG CAM Plus disponibiliza botões físicos, o que facilitará mais ainda a vida de quem opera, dando mais conforto e praticidade ao aparelho.

O dispositivo extra também oferece foco automático intuitivo e bloqueio da exposição, que são características normalmente encontradas em câmeras digitais independentes e tende a se tornar uma tendência em smartphones. O acessório trás, obviamente, uma bateria extra (afinal, é colocado com a retirada da bateria padrão do aparelho) de 1,200mAh o que pode se tornar um coelho na cartola especialmente em emergências onde não se precise tirar fotos mas se precise de mais bateria (apesar de que é loucura botar um acessório tão “exótico” pra isso, certo?).

LG Hi-Fi Plus com B&O Play

Aqui, entra um módulo feito em parceria com a Bang & Olufsen, empresa dinamarquesa especializada em dispositivos de audio em qualidade diferenciada. O LG Hi-Fi Plus com B&O Play é um leitor portátil com tecnologia Hi-Fi DAC de áudio desenvolvido em colaboração com a B&O PLAY, buscando atender aos usuários mais exigentes em consumo multimídia, trazendo ao dispositivo móvel a qualidade antes vista apenas em dispositivos mais robusto. O acessório chama a atenção por seu design simples e elegante. Além da tecnologia upsampling Hi-Fi DAC 32-bit introduzido pela primeira vez na LG V10, o LG Hi-Fi Plus com B&O Play também oferece suporte de alta definição reprodução de áudio de 32 bits 384kHz e pode ser utilizado tanto como um módulo com o G5 LG ou como um Hi-Fi DAC avulso através da ligação com qualquer smartphone ou PC.

LG Companion: Mais dispositivos extras

Junto com o G5, a LG está lançando o um ecossistema de modo a permitir aos seus parceiros mais facilidade para produção de acessórios – o LG Playground.

Como parte desse ecossistema, a LG está lançando uma generosa gama de dispositivos de companhia, batizados de de LG Friends, visando entregar uma experiência móvel diferenciada suplantando a visão tradicional dos smartphones.

LG 360 VR

Primeiro da família a ser citado aqui é o LG 360 VR, um óculos de realidade virtual que pode ser conectado exclusivamente com o G5 por um cabo dedicado para simular uma TV de 130 polegadas, visto a dois metros de distância. O design é refinado e em muito se assemelha a um oculps comum, sendo dobravel de modo a facilitar o transporte. O diferencial fica por conta da não necessidade de acoplar o aparelho dentro do dispositivo como nos VR tradicionais, isso significa também mais conforto afinal, você terá apenas o peso do VR para suportar, que por sinal é de apenas 118g, o terço de um óculos de realidade virtual tradicional. A resolução do dispositivo é de 639 ppi e é compatível com imagens em 360 graus e vídeos capturados com a CAM LG 360, bem como todo o conteúdo do Google Papelão.

LG 360 CAM

O LG 360 CAM é uma câmera com ângulo de 360 ​​graus compacto equipado com câmeras duas câmeras de 13MP, cada uma com 200 graus de ângulo, bateria 1,200mAh e 4GB de memória interna (só?!?!??!?) mas que que pode ser complementado por um cartão microSD (Ah bom!). O CAM LG 360 tem conexão facilitada ao G5 e permitirá aos usuários criar conteúdo de 360 ​​graus. O LG 360 CAM fornece gravações de vídeos em 2K com áudio surround 5.1 graças a três microfones, permitindo criar de alta qualidade conteúdo de 360 ​​graus (deu pra perceber que vai precisar mesmo de um MicroSD né?).

Algo interessante nesse acessório é que a LG firmou parceria com o Google e as imagens tiradas com a CAM 360 poderão ser carregadas tanto para o Google Street View quanto para o YouTube360. As imagens poderão ser consumidas no LG 360 VR ou outros smartphones ou dispositivos que são capazes de conteúdo de 360 ​​graus.

LG Rolling Bot

A LG Rolling Bot é um dispositivo complementar que rola como uma bola durante a captura de imagens e vídeos com sua câmera de 8MP incorporado (BB-8, é você, meu querido? Tá fazendo um extra na LG?). Não apenas um brinquedo, a LG Rolling Bot pode ser usado para monitorar a casa, pet care e como um controle remoto para aparelhos domésticos compatíveis. Com uma câmera IP conectável via Wi-Fi, os usuários podem monitorar remotamente o interior de suas casas via streaming ao vivo.

LG TONE Platinum

A LG TONE Platinum (modelo HBS-1100) é um fone de ouvido Bluetooth que ganhou o grau de platina para a sua qualidade de som superior da Harman Kardon. Com um design Balanced Armature visando o mínimo de distorção. Pra completar, é o primeiro fone de ouvido Bluetooth do mundo equipado com aptX ™ HDcodec, entregando sem perdas de áudio de 24 bits para um som que é incomparável em um dispositivo sem fio.

H3 by B&O Play

Aqui, vemos mais um aparelho da parceria com a B&O. O H3 é um conjunto de fones de ouvido high-end que é compatível com o som de alta qualidade da LG Hi-Fi Plus. Direcionado para audiófilos, assim como para qualquer um que considera o consumo de áudio como uma prioridade, H3 by B&O Play funciona com todos os smartphones Android (Thanks, God! Partiu assaltar o banco!).

LG Smart Controller

O LG Smart Controller permite aos usuários controlar facilmente drones homologados para ele, permitindo verificar o fluxo de vídeo do robô através do LG G5 em tempo real e controlar a aeronave não tripulada com o joystick LG Smart Controller.

LG Friends Manager

Apenas disponível no LG G5, o LG Friends Manager é um aplicativo hub que permite se conectar com os dispositivos LG Friends de forma facilitada (Óbvio, não?!?). Ele detecta de forma automática os aparelhos compatíveis e conecta de forma rápida e fácil, em apenas três etapas, livrando o usuário de perder tempo configurando opções extras no emparelhamento.

Resumo de especificações

  • Processador: Qualcomm Snapdragon 820
  • GPU: Adreno 530
  • Memória: 4 GB RAM LPDDR4
  • Armazenamento interno: 32GB
  • MicroSD: Sim, até 2TB
  • Tela: Tela Quad HD IPS Quantum de 5.3”
  • Resolução da tela: 2560 x 1440 (554ppi)
  • Câmara traseira Padrão: 16MP
  • Câmara traseira Wide: 8MP
  • Câmara frontal: 8MP
  • Bateria: removível de 2,800mAh
  • Sistema Operacional: Android 6.0 Marshmallow
  • Medidas: 149,4 x 73,9 x 7,7 milímetros
  • Peso: 159g
  • Rede: LTE / 3G / 2G
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a, b, g, n, ac / USB Tipo-C / NFC / Bluetooth 4.2
  • Cores: Prata, titânio, ouro e rosa

Fonte: LG

Total
0
Shares
Previous Post

[Review] Rise of the Tomb Raider

Next Post

S7 e S7 Edge são lançados pela Samsung no Unpacked 2016

Related Posts