Em preparação à disponibilização de sua versão estável, previsto para chegar em meados do natal desse ano, o Linux Mint 22.1 “Xia” teve oficialmente liberados seus ISOs para testes de interessados.
O principal destaque do Linux Mint 22.1 “Xia” é a inclusão da interface gráfica derivada do GNOME Cinnamon 6.4 que traz recurso de luz noturna integrado, novo tema padrão, caixas de diálogo nativas, compatibilidade Wayland muito melhorada, configurações simplificadas de superamplificação de som, notificações aprimoradas, melhorias no Nemo e mais.
Além das implementações no Cinnamon, também é observado no Linux Mint 22.1 Xia a otimização do Software Manager, um utilitário de renomeação de arquivos Bulky atualizado que permite remover acentos dos nomes de arquivos, miniaturas para arquivos de extensão *.ora (OpenRaster), dependências APT modernizadas para melhor gerenciamento de pacotes e gerenciamento de energia aprimorado.
A base do Linux Mint 22.1 Xia segue sendo o Ubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat) combinado com o Kernel Linux 6.8 e suporte à atualizações de segurança até 2029.
Para não deixar passar em branco, essa versão tem como requerimentos mínimos a disponibilidade de ao menos 2GB de RAM (4GB para um uso confortável), 20GB de armazenamento (100GB recomendado) e tela com resolução de 1024×768 (sendo necessário pressionar a tecla ALT e arrastar com o mouse para ajustar a exibição).
Por fim, falemos da disponibilidade dos ISOs: eles já podem ser encontrados no servidor oficial do projeto com as interfaces Cinnamon, Xfce ou Mate através dos links abaixo.
Fonte: 9to5Linux e Linux Mint Blog