Serviço gratuito conecta doadores potenciais com os hemocentros próximos e fornece informações práticas aos que têm interesse em doar sangue
A Microsoft, em parceria com o projeto Hemoliga, lançou um aplicativo, em comemoração que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, que foi dia 14/6 (dia este, criado pela OMS, Organização Mundial da Saúde, visando homenagear doadores. Sem eles, seria impossivel salvar vidas. Neste dia, também é comemorado o aniversário de Karl Landsteiner, vencedor do prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO). O aplicativo Hemoliga para Windows Phone incentiva à doação de sangue. Segundo o Ministério da Saúde, menos de 2% (1,9%, para ser mais exato) da população brasileira doa sangue regularmente. Ao conectar doadores frequentes e em potencial com bancos de sangue, a iniciativa permite aos seus usuários saber quais hemocentros precisam de reposição de estoque e promove o engajamento social, permitindo que cada pessoa colabore com o sistema de saúde do país, ajudando a salvar vidas.
Ao se cadastrar no app, o usuário é conectado a todos os bancos de sangue próximos, tendo acesso a informações sobre o nível dos estoques, bem como é avisado quando o seu tipo sanguíneo estiver em falta para estimular a ida ao hemocentro, para realizar a doação. Obviamente, ele também observa e respeita os prazos mínimos entre doações (No ato de fazer a doação, o usuário pode fazer check-in, auxiliando o aplicativo à saber como anda o nível de estoque de sangue dos hemocentros).
Em suma: o aplicativo inclui endereços dos hemocentros mais próximos, os requisitos básicos e impedimentos temporários para a doação, o status da última doação e a rotas nos mapas entre o local a qual se está no momento da consulta e os hemocentros.
Fonte: Microsoft