A estimativa é de que em dois meses, todas as lojas e quiosques possuirão novo visual e portfólio os smartphones Lumia, cartões Xbox Live e Skype e Office 365. A meta é de atingir 100 pontos de venda até o final do ano que vem
A Microsoft vai começar a substituir a marca Nokia no varejo, um ano após a aquisição da área de dispositivos e abrange mais do que a remodelação dos mais de 50 pontos de venda em 13 estados brasileiros a qual estão. Além dos smartphones Lumia e seus acessórios, as novas lojas passarão a vender outros produtos da Microsoft, como cartões Xbox Live, Live Gold, licenças de Office 365 e Skype, entre outros.
A Microsoft possuir lojas próprias não é nenhuma novidade afinal, ela já tem nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico. O porém é que essa mega-reformulação não só fará com que ela tenha pontos no Brasil como em outros países, para ser mais exato, na Europa e América do Sul por meio de revendedores autorizados. No Brasil, as lojas e os quiosques são em modelo de franquias em parceria Águia Telecom e Nextop. Também há planos para expansão, quase triplicando o número de pontos de venda até o final do ano que vem.
“Essa estratégia de mudança de marca representa uma enorme oportunidade para ampliarmos a presença da Microsoft no varejo e o contato direto com os consumidores, que passarão ter acesso ao nosso portfólio completo de produtos e serviços”, comenta Cármine Silvestri, diretor-geral da divisão de Mobile Devices da Microsoft no Brasil. “Também investiremos em tecnologia inovadora em nossas lojas, que beneficiarão tanto clientes quanto lojistas“, afirma o executivo.
A primeira loja a ser inaugurada com a marca Microsoft no Brasil (e também a 1ª da América do Sul) será a do Shopping Eldorado, em São Paulo (da Águia Telecom, que possui outros 27 pdvs da marca no país).
“Atuo há 18 anos no mercado de Telecom no Brasil e posso garantir que o modelo de franquias que tínhamos com as lojas Nokia e agora com a Microsoft é o mais bem-sucedido da nossa história no varejo deste setor no País. Nossa expectativa, especialmente com o aumento da oferta de produtos e serviços, é a de aumentar significativamente os nossos resultados”, diz André Sudario, diretor-presidente da Águia Telecom.
Experiência inovadora com o uso do Kinect
Além da mudanças no visual da loja, como troca da fachada, mobiliário e ampliação do portfólio de produtos, as lojas também receberão prateleiras inteligentes, algo inédito no varejo brasileiro.
Esse sistema possui como base o Kinect, sensor de movimento já conhecido nos Xbox e de propriedade da Microsoft. O sistema visa interagir e identificar a necessidade de o cliente, criando um novo conceito na experiência de compra de produtos e serviços Microsoft. Por exemplo: ao olhar ou pegar algum aparelho exposto, vídeos serão exibidos na tela de uma TV e acessórios serão sugeridos também.
Pra completar, o Kinect ajudará os logistas à entender melhor o que os consumidores buscam. Como? Pelo aplicativo HeatMapping. Basicamente, ele fará mapeamento de movimento e calor, monitorando de seus clientes. Com isso, as lojas poderão se adaptar melhor ao que o público deseja, disponibilizando de forma inteligente os seus produtos. Com isso, espera-se também a agilizaçaõ dos atendimento, o que se reverterá em mais satisfação pra quem compra.
A inauguração da loja do Shopping Eldorado (que fica no 1º piso) será no dia 29 de abril. Os primeiros 100 consumidores que adquirem um Lumia da loja ainda receberão um brinde especial.
Em tempo: Os quiosques da marca venderão apenas smartphones da linha Lumia e acessórios.
Fonte: Microsoft Brasil