Depois de praticamente um ano da apresentação formal no Brasil do Moto G20, a Motorola confirmou a chegada ao país do Moto G22, evolução do aparelho basicão que traz evoluções pontuais e melhorias para aqueles que querem um aparelho mais enxuto.
A primeira e mais óbvia evolução fica por conta da alteração estética no aparelho: apesar de termos visto a manutenção de uma tela IPS HD+ de 6,5″ com taxa de atualização de 90 Hz, temos o aguardado abandono do notch em formato de gota, passando a trazer um furo para abrigar a câmera para selfies.
A traseira também mudou um pouco: agora, o frame para as câmeras tem formato mais oval e as câmeras destacam-se mais por causa dos detalhes em preto vistos em volta dos sensores. Além disso, o sensor de digitais passou a integrar com o botão liga/desliga na lateral do aparelho, abandonando assim a até então estratégica posição no logo.
As câmeras mudaram um pouco também: o sensor para selfie passou a ser de 16MP e na traseira, a principal passou a ser de 50MP enquanto a ultrawide foi mantida em 8MP e a de profundidade, em 2MP.
Por dentro, a principal alteração fica por conta do abandono do chipset Unisoc T700 para vir com o MediaTek Helio G37 e a oferta de um setup único com 4GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, com possibilidade de utilização ainda de um cartão microSD de até 1TB.
Com isso, temos ao menos por enquanto o abandono da oferta de uma versão com 64GB de armazenamento nesse modelo (algo que aconteceu em seu antecessor) e de ter ganho a bem-vinda oferta de um slot apenas para o microSD, não sendo, portanto, necessário abrir mão do segundo chip de telefonia.
A bateria segue com 5000 mAh mas nesse caso, temos um também bem-vindo upgrade na velocidade: sai o suporte a 10W do Moto G20 e entra um carregador de 20W, dando assim uma melhorada no tempo de recarga desse aparelho.
Em tempos de corte, kit completo
Um detalhe que chama a atenção no novo aparelho é a confirmação de que a Motorola segue ao menos por enquanto nadando contra a corrente e entregando na caixa um kit pra lá de completo (felizmente).
Além do aparelho, é encontrado na caixa um carregador TurboPower de 20W, um fone de ouvido, cabo USB-A/USB-C e não menos importante, uma capa protetora de TPU, deixando o aparelho menos propenso a danos já ao sair da caixa.
Sistema atualizado e limpo, como deve ser
Como se pode esperar de um aparelho que chega ao mercado atualmente, o Motorola Moto G22 já chegou com o Android 12 embarcado, o que significa dizer que, ao menos por enquanto, ele está com a versão mais atual do sistema operacional do robozinho verde.
Para quem ainda não pegou o Android 12 da Motorola oficialmente, ele segue os padrões vistos na versão oficial do Google, o que inclui as implementações do Material You, capacidade de criar palhetas de cor baseada no papel de parede e mais.
Além disso, também é entregue a chamada My UX, customização básica da Motorola que permite ao usuário fazer algumas personalizações e deixar o aparelho um pouco mais alinhada aos gostos pessoais mas sem assassinar o padrão Google de ser.
Ficha técnica
Preço e disponibilidade
Já disponível no Brasil nas cores azul ou preto, o novo Motorola Moto G22 tem preço sugerido de R$ 1.699 (mesmo praticado no lançamento do Moto G20) no site da marca e em parceiros da empresa no país.
Fonte: Motorola Brasil
[no_toc]