VMware, Citrix, HP e Dell estão entre as empresas que utilizam a tecnologia de gráficos em nuvem da NVIDIA para os fluxos de trabalho da corporação
A NVIDIA anuncia a tecnologia NVIDIA GRID 2.0 com amplo apoio do setor por sua capacidade de fornecer até os aplicativos de gráficos mais intensos a qualquer dispositivo conectado, virtualmente. Atualmente, mais de 10 empresas da Fortune 500 realizam testes da NVIDIA GRID 2.0 beta.
Grandes fornecedores de servidor, incluindo a Cisco, Dell, HP e Lenovo, qualificaram a solução para operar em 125 modelos de servidor, incluindo os novos blade. A NVIDIA trabalhou em conjunto com a Citrix e VMware para levar uma experiência gráfica avançada aos usuários finais nas principais plataformas de virtualização do setor.
A NVIDIA GRID 2.0 fornece alta performance, eficiência e melhorias de flexibilidade para gráficos virtualizados em fluxos de trabalho corporativos. Os funcionários podem trabalhar de praticamente todos os lugares, sem atrasos ao baixar arquivos, aumentando assim a produtividade. Os departamentos de TI podem equipar os funcionários com acesso instantâneo a aplicativos de alto poder computacional, melhorando a alocação de recursos. E os dados podem ser armazenados com mais segurança por residirem em um servidor central, em vez de em sistemas individuais.
“Os líderes do setor no mundo todo estão adotando NVIDIA GRID para dar aos seus funcionários acesso até aos fluxos de trabalho de gráficos mais intensos, em qualquer dispositivo, direto do data center, explica Jen-Hsun Huang, co-fundador e CEO da NVIDIA. “A tecnologia NVIDIA GRID permite que os funcionários façam o seu melhor trabalho, independentemente do dispositivo utilizado ou de onde estejam localizados. Esse é o futuro da computação corporativa.”
“A versão 2.0 da GRID possibilita a consolidação de recursos e de infra-estrutura através da virtualização, com uma tecnologia de processamento gráfico nas nuvens e que visa atender ao mercado de gráficos 3D”, explica Márcio Aguiar, gerente de Enterprise para América Latina. “Se comparado a um ambiente tradicional baseado em workstations, a nova plataforma Grid oferece mobilidade, mais desempenho, mais usuários por placa, economia de energia e facilidade e simplicidade de administração”.
Até então, a capacidade de virtualizar fluxos de trabalho corporativos, a partir do data center, não era possível por conta da baixa performance, experiência do usuário de baixa qualidade e suporte limitado a servidor e aplicativo. A NVIDIA GRID 2.0 integra a GPU ao data center e elimina essas barreiras oferecendo:
- O dobro da densidade de usuário: A NVIDIA GRID 2.0 dobra a densidade do usuário em relação à versão anterior, apresentada no ano passado, permitindo até 128 usuários por servidor. Isso permite às empresas dimensionarem de forma mais econômica, expandindo o serviço a mais funcionários, a um custo menor por usuário.
- O dobro do desempenho de aplicativo: Utilizando a versão mais recente da premiada arquitetura de GPU Maxwell da NVIDIA, a NVIDIA GRID 2.0 fornece o dobro do desempenho de aplicativo – superando o desempenho de muitos clientes nativos.
- Suporte a servidor blade: As empresas podem executar desktops virtuais habilitados por GRID em servidores blade – não apenas servidores de rack – dos principais fornecedores.
- Suporte a Linux: Sem a limitação ao sistema operacional Windows, a NVIDIA GRID 2.0 agora permite às empresas, de setores que dependem de aplicativos e fluxos de trabalho Linux, tirarem proveito da virtualização com aceleração gráfica.
Opiniões positivas sobre a NVIDIA GRID 2.0
Mais de 10 empresas, dos mais diferentes setores estão operando a NVIDIA GRID 2.0 e relatam vantagens diretas para os negócios em termos de produtividade do usuário, eficiência de TI e melhorias de segurança.
“Com NVIDIA GRID, nossos engenheiros podem operar uma ampla gama de aplicativos de análise e projeto de engenharia. Ela levou a uma maior produtividade aprimorando nosso uso de dados de design e eliminando a necessidade por replicação de dados em nossas instalações remotas de produção”, afirma Fred Devoir, arquiteto sênior e gerente de infraestrutura de TI na Textron. “Com a mais recente versão 2.0, conseguimos dobrar o número de usuários simultâneos por GPU, ou aumentar a quantidade máxima de memória de vídeo, o que permite que uma gama maior de aplicativos seja utilizada sem comprometer o desempenho. Estou empolgado com a possibilidade de habilitar essas capacidades para ainda mais engenheiros de projeto e fabricação.”
“A NVIDIA GRID 2.0 com VMware Horizon® marca a próxima fase da inovação em implantações de desktop virtual por toda a empresa”, segundo Sanjay Poonen, vice-presidente executivo e gerente geral, Computação ao usuário final, VMware. “As soluções de computação ao usuário final VMware transformaram a maneira como as organizações capacitam suas forças de trabalho, com tecnologias simples de usar e seguras. Nosso alinhamento com a NVIDIA continua a proporcionar capacidades poderosas aos clientes, e é um dos principais motivos de estarmos ganhando participação no mercado de virtualização de desktop.”
“Em 2013, a Citrix e a NVIDIA lançaram a primeira solução conjunta de vGPU para permitir que diversos desktops virtuais compartilhem uma única GPU e forneçam uma experiência sem comprometimento e fácil de dimensionar”, diz Calvin Hsu, vice-presidente, marketing de produtos, Fornecimento de aplicativos Windows, Citrix. “A NVIDIA GRID 2.0 com Citrix XenApp, XenDesktop app e fornecimento de desktop permite que mais usuários tirem proveito de aplicativos avançados em qualquer dispositivo.”
“A capacidade do nosso mais novo produto desktop, ArcGIS Pro, de fornecer uma ótima experiência ao usuário em ambientes virtuais com GRID, é extremamente importante para a Esri”, afirma John Meza, engenheiro chefe de desempenho na Esri. “Ela permite aos nossos usuários continuarem o ótimo trabalho em qualquer ambiente, físico ou virtualizado, que eles escolherem.”
“Com GRID 2.0, podemos fornecer aos nossos clientes uma configuração de servidor blade poderosa, segura e confiável, dando a eles mais opções para virtualizar todos os fluxos de trabalho de aceleração gráfica”, disse Neil MacDonald, vice-presidente e gerente geral, HP BladeSystem. “A tecnologia GRID permite à HP fornecer gráficos virtualizados de densidade mais alta no mercado atualmente, para que nossos clientes possam dimensionar facilmente para acomodar o mais alto número possível de usuários.”
“A Dell tem um longo histórico de ser a primeira a chegar ao mercado com soluções inovadoras que ajudam os clientes a resolverem seus desafios de TI”, diz Brian Payne, diretor executivo, Soluções de servidor, Dell. “Trabalhamos de perto com a NVIDIA para sermos os primeiros a permitir que nosso ecossistema de servidores melhore a produtividade, a segurança e a eficiência através de soluções de GPU corporativa.”
Experimente NVIDIA GRID
Os usuários são incentivados a experimentarem a NVIDIA GRID por meio do Teste da NVIDIA GRID. Essa experiência permite acesso instantâneo a horas de aceleração NVIDIA GRID vGPU em um desktop Windows com aplicativos 2D e 3D líderes no setor, tais como:
- Autodesk AutoCAD
- Dassault Systèmes SOLIDWORKS
- Esri ArcGIS Pro
- Siemens NX
NVIDIA GRID 2.0 estará disponível no mundo todo a partir de 15 de setembro de 2015. Para mais detalhes e incrições para uma avaliação de 90 dias podem ser feitas clicando aqui.
Fonte: NVIDIA