APPLEGOOGLEMICROSOFTNOTÍCIAS

Apostando alto! Oi apresenta 4.5G, fibra óptica e degustação 5G em Búzios

0

A operadora brasileira Oi apresentou oficialmente nessa semana a ampliação dos seus serviços de internet baseada em fibra óptica e a disponibilização da tecnologia 4.5G na cidade de Búzios, localizada na Região dos Lagos (RJ).

Segundo a operadora, essa ampliação é um importante movimento em direção à busca por maior suporte aos seus clientes, entregando mais velocidade e cobertura para o uso de smartphones durante viagens.

Segundo José Cláudio Moreira Gunçalves, diretor de Operações da Oi, a operadora modernizou a rede móvel para a cobertura 4.5G com redução das tecnologias anteriores, deixando já toda a infra-estrutura preparada para a chegada do 5G.

“A Oi está implementando  um novo modelo para ampliação da rede de fibra FTTH e modernizando sua rede móvel para serviços 4,5G em todas as frequências, com a redução gradual do uso das tecnologias 2G e 3G.  A Oi também deixará a sua rede móvel preparada para atender as soluções de Internet das Coisas e também para a ativação do 5G quando esta tecnologia estiver disponível no país. É importante reforçar que a Oi já possui rede FTTH em 33 cidades e rede 4,5G em 26 cidades, e que através da sua rede de transporte em fibra óptica de grande capacidade e alta capilaridade é a operadora capaz de transportar nacionalmente o tráfego de dados de alta velocidade, seja do FTTH ou da rede 4,5G/5G, com qualidade”

José Cláudio Moreira Gonçalves, diretor de Operações da Oi

Huawei e Oi demonstram possibilidades no 5G

Um dos principais destaques na ação realizada pela Oi foi a disponibilização de uma antena com capacidade de transmissão 5G instalada na praça em parceria com a chinesa Huawei.

Essa antena foi capaz de ofertar a experiência de vídeo-chamada holográfica em tempo real e de jogos, mostrando o quão promissor é a chegada da nova tecnologia no país.

Obviamente, essa é apenas uma tímida (porém concreta) forma de mostrar parte dos benefícios do 5G, o que incluirá também o a possibilidade de consumo de multimídia em alta definição, upload de arquivos inclusive em 4K e inteligência artificial, por exemplo.

Vale lembrar que por enquanto, a operação do 5G no país ainda não está aprovada para disponibilização comercial, sendo dependente do leilão que deverá ocorrer durante o ano de 2020.

A estimativa é que o 5G comece a ser visto no ano de 2021 em território nacional para usuários finais, sendo diretamente dependente da conclusão do leilão para que as operadoras possam se movimentar e começar a implementação do novo serviço.

O editor Daniel Justino viajou a Búzios a convite da Oi para acompanhar a realização da ação realizada

Daniel Justino

Asus anuncia novos ZenFones estreando tecnologia inovadora

Previous article

Gigantesco! OUKITEL K9 é anunciado com tela de 7.12″, Helio P35 e mais

Next article

You may also like

Comments

Deixe uma resposta

More in APPLE