Uma pesquisa do Datafolha encomendada pela BGS (Brasil Game Show) revelou detalhes interessantes sobre os gamers brasileiros. Cerca de 2500 pessoas de 145 municípios de todas as regiões do Brasil demonstraram que quatro em cada dez brasileiros videogame 47% são mulheres e 53% homens numa faixa etária média de 30 anos.
Além disso a pesquisa solicitada pela BGS, maior feira de jogos eletrônicos da América Latina, ao Datafolha traça o perfil, comportamento e hábitos de consumo dos gamers brasileiros, o que inclui a preferência de jogos desses usuários.
No Brasil há cerca de 67 milhões de pessoas que jogam, o que corresponde a 40% da população, estando a maior parte desses jogadores espalhados no Sudeste (44%), seguido do Nordeste (28%), Sul (13%), Norte (8%) e Centro Oeste (7%).
Partindo para as preferências desses jogares, a pesquisa apresenta as principais motivações dessas pessoas para jogarem seus jogos favoritos. 80% das pessoas que se consideram gamers disseram que jogos são uma opção de passatempo, entretenimento e diversão, sendo ainda citado por 22% que jogam por que gostam, 11% para descansar, 3% para estimular a memória e 2% para interagir com familiares e amigos.
A pesquisa, segundo Marcelo Tavares, CEO da BGS, busca fazer um raio-X cada vez mais fiel e aprimorado do mercado brasileiro e assim detectar os potenciais e oportunidades dele. Tavares também enfatiza o impacto da pandemia do COVID-19 nos hábitos dos gamers brasileiros. Segundo ele, com maior tempo em casa é natural que os jogos sejam uma grande opção de entretenimento e socialização.
Sempre foi um desafio encontrar dados que refletissem a realidade do mercado brasileiro de games, e o trabalho feito em parceria com o Datafolha muda totalmente este cenário. Há mais de uma década estamos em contato direto com os jogadores e as principais empresas do setor, e queremos aproveitar essa expertise para produzir e oferecer conteúdos e informações relevantes a todos aqueles que, no Brasil e no exterior, se interessam pelo nosso mercado.
Marcelo Tavares, fundador e CEO da Brasil Game Show
A pesquisa foi realizada no primeiro trimestre de 2020 com margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.