Review - ASUS Zenbook 14

[Review] #ZenbookNoBrasil: ASUS Zenbook 14 (UX433FA)

De olho em um ASUS Zenbook 14 e não sabe se ele é a escolha correta pra você? Então chega mais porque a gente vai tentar te ajudar a decidir!

Apresentado oficialmente no Brasil no final do mês de junho, o ASUS Zenbook 14 chegou ao mercado com a complexa missão de enfrentar Apple e Dell com as consolidadas linhas macbook e XPS, buscando atender em especial o público mais exigente.

Para isso acontecer, a marca resolveu aposta na receita de entregar uma construção sólida em alumínio num corpo que ocupa pouco espaço graças ao bom aproveitamento na proporção corpo/tela, graças à tecnologia NanoEdge e teclado retro iluminado em 3 estágios.

Mas será que o ASUS Zenbook 14 é capaz de dar conta dessa difícil missão? É isso que tentamos responder em nosso review. Confira!


Design

Com menos de 1.2kg, o Zenbook 14 é o menor e mais leve da família (nela ainda existem as versões Pro e Pro Duo), ele entrega soluções interessantes como o ErgoLift, que levanta o notebook ao abrir sua tampa, tornando a digitação mais confortável e o NumberPad, que transforma o touchpad em um teclado numérico.

Para conectividade, o aparelho traz além do combo Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 5.0, acesso no lado esquerdo para carregador, HDMI, uma USB-A e uma USB-C e na direita, leitor micros, mais uma USB-A e uma entrada para fones de ouvido P2.

Outro aspecto que chama a atenção no notebook é a disponibilização de saídas de ar distribuídas pelo notebook, sendo uma grande próxima à tampa e mais duas na parte interior traseira.

Já embaixo na parte da frente, é possível encontrar duas caixas de som assinadas pela Harman/Kardon.

Um ponto que vale menção aqui é que o Zenbook 14 possui certificação militar MIL-STD-810G, garantindo assim um pouco mais de resistência, apesar de obviamente não sugerirmos colocar isso a prova afinal, ele é feito para prevenir acidentes, não pra transformar o notebook em martelo.

ErgoLigft

Um dos principais diferenciais de design do aparelho é o chamado ErgoLift, solução que utiliza a própria tampa do notebook para dar angulação ao teclado, tornando assim a digitação mais confortável graças ao posicionamento inclinado do teclado e melhor visibilidade.

No entanto, essa tecnologia tem um segundo ponto pouco citado que é a meta de ajudar no resfriamento do seu conjunto. Como o notebook descola da mesa quando é aberto, a área para resfriamento abaixo do notebook fica livre, tornando a dissipação de calor mais eficaz.

Zenbook 14 - ErgoLift

 

Numberpad

Outra novidade implementada por aqui é o NumberPad, projeção de um teclado numérico ativável por meio do botão localizado no canto superior direito do touchpad, visando oferecer uma melhor experiência na digitação de tabelas e outras informações que exijam digitação massiva de números.

Um ponto interessante por aqui é que mesmo com ele ativado, a função touchpad segue ativa, permitindo assim que o usuário possa utiliza-lo de forma básica no entanto, os atalhos específicos (como scroll de página) é perdido, sendo necessário a desabilitação para que este volte a funcionar.

Zenbook 14 - NumberPad

 


Hardware e desempenho

Em hardware, o Zenbook 14 se mostra como um aparelho avançado, entregando um conjunto que pode variar entre os processadores Intel de 8ª geração, sendo nesse caso utilizado aqui, a versão que conta com o Core i7 embarcado.

O resultado prático disso é que o notebook não deixa a desejar e entrega desempenho dentro do esperado, permitindo editar vídeos pelo Premiere e utilizar para programas que exijam mais poder de fogo para sua execução.

No entanto, vale a observação: por ser um dispositivo compacto, esse notebook não disponibiliza placa gráfica dedicada, ficando apenas na mão da Intel UHD Graphics a responsabilidade por desempenhar essa função.

Com isso, o notebook se mostra uma opção que não é direcionada para games, gerando uma experiência desfavorável caso estes sejam mais elaborados como o Overwatch, PUBG e mais. Para jogos mais leves e casuais como Candy Crush, Paciência e mais, o notebook funciona sem problemas (obviamente).

GeekBench

Novabench

3DMark

PCMark10

CrystalDisk


Bateria

Um dos pontos que normalmente podem causar preocupação em um notebook tão pequeno e leve quanto o Zenbook 14 é a sua bateria.

Nesse sentido, a marca não decepcionou e conseguiu entregar no aparelho bons resultados, mostrando que é sim possível combinar desempenho, leveza e autonomia, algo muito bem-vindo em especial para aqueles que vivem longe de tomadas.

Em uso comum, ou seja, com o modo de bateria nas etapas intermediárias, o Zenbook permitiu uso por longa duração em navegação, utilização do Office e mais, conseguindo ficar por mais de 7 horas sem conversar com o seu carregador.

Já nos testes de bateria realizados com aplicativos de benchmark, utilizamos o BaterryMon para ver por quanto tempo o aparelho aguentaria reproduzindo um vídeo no Youtube com resolução Full HD 60fps e este conseguiu bater com certa folga as 5h de reprodução.

Já no Imtec Battery Mark, que exige mais do notebook para testar o desempenho, o resultado final foi de pouco mais de 2h, como pode ser visto abaixo.


Multimídia

Por aqui, o aparelho mostra que é uma interessante opção para a reprodução de conteúdos relacionados à multimídia, graças a excelente combinação entre uma tela Full HD de boa qualidade e o acertado conjunto de áudio da Harman/Kardon, trazendo som limpo e alto.

Um ponto que chama a atenção nesse caso é que, mesmo em casos onde as caixas principais fiquem cobertas, o resultado não é abalado de forma relevante, mostrando o acerto em seu projeto.


Vale a pena?

Com preço sugerido girando em torno dos R$ 6.500, o Zenbook 14 inegavelmente é um nome que tem bom potencial para se beneficiar de um mercado onde os principais concorrentes estão bem acima no quesito preço.

O design elegante, as soluções implementadas, a boa experiência em consumo de multimídia e o hardware avançado podem ser considerados os pontos fortes do notebook, que mira em especial naqueles que desejam um notebook com pegada mais premium.

Obviamente, o hardware avançado e o seu corpo compacto acaba sendo um calcanhar quando o usuário busca um equipamento para jogos, algo que claramente não é a preocupação deste dispositivo em si. Se esse é o seu foco, passe para outro aparelho pois esse possivelmente não lhe agradará.


Onde comprar

O ASUS Zenbook 14 pode ser encontrado na loja oficial da ASUS ou em parceiras, podendo ser acessado através dos links abaixo:

E aí, o que você achou do Zenbook 14? Conta pra gente nos comentários!

Total
0
Shares
Previous Post
LG G8X

IFA 2019: LG G8X é oficializado com duas telas e hardware avançado

Next Post
CensuranaBienal LGBT Marvel

#CensuraNaBienal: Amazon disponibiliza 11 livros com temática LGBT gratuitamente

Related Posts