Evleaks e hellomotoHK dão o design de gosto duvidoso, revelado no final do ano passado, como sendo a cara do novo MotoX, agora responsabilidade da Lenovo
Post em parceria com Marcos Meneses
No final do ano passado, um protótipo de gosto duvidoso surgiu na internet. Metálico e lembrando muito um submarino de desenho animado, o design não agradou e boa parte da internet, à época, deu ele como sendo apenas um rumor inventado ou, na pior das hipóteses, apenas uma mula para testes.
No entanto, desde ontem, o tal design do novo MotoX ressurgiu com força, sendo confirmado por dois canais que não costumam errar seus vazamentos: O Evleaks e o hellomotoHK.
O primeiro, via Twitter, lançou a foto antiga com os seguintes dizeres, em tradução livre: “Quem poderia imaginar? Acontece que esse é 100% real #motox”.
Who woulda thunk it? Turns out this is 100% real. #motox https://t.co/xRNox3fYmF pic.twitter.com/Eu7tGMSvOv
— Evan Blass (@evleaks) May 7, 2016
Ao ver isso, mesmo sendo algo lançado pela Evleaks, continuei incrédulo, tendo em vista o quão estranho e fora dos padrões de design da falecida Motorola. Vale lembrar que quando a Lenovo anunciou o encerramento da marca, passando a absorver ela como uma linha que atenderia pelo famoso Moto, porém mantendo sua área de design e engenharia, segundo o próprio Osterloh.
A Motorola Mobility continua a existir como parte do grupo Lenovo, liderando as áreas de engenharia e design de todos os nossos produtos móveis. Como estratégia de marketing, a empresa segue globalmente com duas marcas em smartphones e wearables: Moto e Vibe. O nome Motorola não tem sido usado em seus produtos desde o lançamento da primeira geração do Moto X, em 2013.
Porém, minha incredulidade passou a se tornar desespero, ao ver a mensagem de feliz dia das mães, dado pela hellomottoHK no perfil oficial do Google+. Nele, foram adicionadas 3 fotos, aparentemente de divulgação do novo aparelho, que podem ser vistas abaixo, reforçando o já visto anteriormente.
O que as fotos podem revelar?
Mesmo sendo algo confirmado por dois vazadores profissionais, por enquanto, ele ainda entra na categoria rumor porém existem alguns detalhes que chamam a atenção e seria coerente com a nova geração do MotoX.
O botão frontal: É o mais evidente dentre os aspectos aqui citados. A existência dele indicaria a vinda do aparelho já com biometria, algo já esperado das novas gerações de aparelhos (vale lembrar que rumores apontam que o novo MotoG tambem trará da mesma forma), tendo em vista a popularização da tecnologia.
Mudança de material: O segundo é relacionado com o refinamento da linha, algo que teria lógica com as afirmações de que o MotoX seria o aparelho premium da marca. Apesar do design ser bem controverso, o fato de vir aparente em alumínio também é algo pra lá de esperado e pode fazer o preço subir no telhado (mais ainda). Vale lembrar que outras marcas têm apostado no material em suas linhas mais caras. Algo que começou com a Apple foi aderido, ano após ano pela Samsung, Asus e outras fabricantes.
conjunto fotográfico: O terceiro e mais sutil (apesar de ser também o mais gritante) é a tampa de bueiro colocada na traseira para a câmera. Normalmente, esse design significa boas notícias no quesito câmera. Vale lembrar como exemplos o Nokia 1020 e Zenfone Zoom (que tem esse design graças ao conjunto de lentes). Ainda falando de câmera, as leaks apontam também para a existência de flash frontal, o que pode ser comemorado pelos viciados em selfie. A imagem também aponta flash LED duplo e foco laser, presente também no possível moto G e, pela protuberância, OIS.
Conectores na traseira: Outro detalhe que nos chamou atenção foi a parte inferior traseira. Um olhar rápido dá a sensação de estarmos vendo uma generosa caixa de som porém, um olhar mais clinico na leak prateada demonstra que não é bem assim. O que parecia inicialmente ser uma saída a mais de som lembra, na verdade, conectores ao estilo dos vistos em alguns smartwatchs e aparelhos da Sony, para carregamento. Isso pode significar que o aparelho trará junto com ele, uma linha adicional de acessórios (rumor tendendo à +infinito).
O que podemos esperar do hardware?
Curiosamente, pouco se sabe ainda dele mas alguns rumores apontam para o processador Qualcomm Snapdragon 820 embalado por 4GB de RAM. No armazenamento, nosso chute é que venha com pelo menos 32GB de armazenamento interno, levando em consideração as gerações anteriores (hoje, somente o Moto X Play aposta em 16GB de armazenamento).
Lançamento
Ainda não há uma data prevista para o aparecimento dele no mercado mundial porém, alguns rumores apontam para o anuncio no segundo semestre deste ano. Tendo em vista que falta pouco menos de 2 meses para o fim deste semestre, é algo provável de acontecer.
Tendo em vista tudo isso, alguém se empolgou pra pegar o novo MotoX?
Fontes: Exame, Evleaks, hellomotoHK